02 janeiro 2018

Top imensamente subjectivo sobre quinze estreias marcantes de 2017

Decidi aproveitar a fase inicial de 2018 para publicar o meu top imensamente subjectivo sobre quinze estreias marcantes de 2017. Ou, se preferirem, um top sobre quinze estreias de 2017 que deixaram marca na minha pessoa. O top conta apenas com estreias em circuito comercial (Portugal), pelo que os filmes visionados no âmbito da cobertura de festivais e mostras de cinema ficaram de fora (tais como os recomendáveis "Comeback", "L'économie du couple", "Compte tes blessures" e "Histórias que nosso cinema (não) contava"). Para ajudar a justificar as escolhas decidi colocar os links das críticas em cada um dos filmes seleccionados (alguns casos apenas vão contar com um texto manhoso nos próximos dias).

1º - "Paterson".

Trecho da crítica: "Estamos diante de um filme sobre os pequenos episódios quotidianos, bem como sobre poesia, a relação de um casal que se ama, as rotinas de um motorista e as vitórias e derrotas que conhecemos no dia-a-dia, com Jim Jarmusch a incutir uma enorme humanidade a todas estas situações e a permitir que Adam Driver tenha uma interpretação digna de atenção ao longo daquela que é uma das grandes estreias cinematográficas nas salas de cinema portuguesas em 2017".

2º - "Teströl és lélekröl".

Trecho da crítica: "Com uma enorme atenção aos gestos e aos olhares, ao Sol que brilha e aos sentimentos que florescem, "Teströl és lélekröl" é um pedaço encantador de cinema, simultaneamente estranho, romântico, cru e poético, com Ildikó Enyedi a realizar uma das grandes obras cinematográficas a estrearem comercialmente em Portugal em 2017".

3º - "Ah-ga-ssi".

Trecho da crítica: "Entre o erotismo e a violência, o humor e o romance, os enganos e os sentimentos bem reais, situações dramáticas e episódios chocantes, "Ah-ga-ssi" surge como uma obra marcante, pontuada por personagens peculiares, uma decoração refinada dos cenários, planos compostos com primor, uma dose de saudável loucura e imensa criatividade".

4º - "I Am Not Your Negro".
5º - "Lumière!".
6º - "Detroit".
7º - "Silence".
8º - "Ma vie de Courgette".
9º - "Get Out".
10º - "Hymyilevä mies".
11º - "Perfetti sconosciutti".
12º - "120 battements par minute".  
13º  - "Toivon tuolla puolen".
14º - "20th Century Women".
15º - "Jackie".

Sem comentários: