22 outubro 2014

Estreias da semana: 23 de Outubro de 2014

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 23 de Outubro, estreiam sete novos filmes nas nossas salas de cinema, dos quais ainda não vimos nenhum.

Seja como for, aqui estão eles, de géneros e nacionalidades diferentes, e eis alguma da sua informação essencial.

O filme que destacamos antes de qualquer outro é "Fúria", uma obra protagonizada por Brad Pitt que tem sido de modo geral relativamente bem recebida pela crítica. Ainda não a vimos, mas é possível que corrigiremos isso mesmo nos próximos meses.

O filme foi realizado por David Ayer ("End of Watch"), através do argumento do próprio.

"Fury" conta no elenco com Jason Isaacs ("Things People Do"), Scott Eastwood ("Texas Chainsaw 3D"), Michael Peña ("End of Watch"), Logan Lerman ("The Perks of Being a Wallflower"), Shia LaBeouf ("Transformers") e Brad Pitt ("Moneyball").

Sinopse de "Fury": Abril de 1945. À medida que os aliados fazem a sua investida final pelo teatro europeu de guerra, Wardaddy (Brad Pitt), um sargento endurecido pela batalha, comanda um tanque Sherman e a sua equipa de cinco homens numa missão mortal por trás das linhas do inimigo. Com um número muito inferior, tanto de homens como de armas, Wardaddy e os seus homens enfrentam probabilidades esmagadoras na sua tentativa heroica de atacar o coração da Alemanha Nazi.

Trailer





Teremos ainda o filme alemão de 2012 "Duas Vidas", que andou a fazer um brilharete pelo seu país de origem quando, depois do seu lançamento, circulou durante alguns festivais germânicos, arrecadando alguns prémios.

O filme foi realizado por Georg Maas e Judith Kaufmann, e escrito por Georg Maas, Christoph Tölle, Ståle Stein Berg e Judith Kaufmann, com as colaborações de Hannelore Hippe e Änne Tröster.

Do seu elenco fazem parte Juliane Köhler, Ken Duken, Liv Ullmann, Sven Nordin, entre outros.

Sinopse (Sapo): Europa, 1990, o muro de Berlim cai. Para Katrine tem um significado especial. Ela é uma das Lebensborn, nascida da relação entre um soldado alemão e uma cidadã norueguesa durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter nascido na Noruega, foi levada à força para a Alemanhha e criada na Alemanha de Leste. Já adulta Katrine fugiu para a Noruega onde reencontrou a sua mãe, casou com um oficial norueguês e constituiu família. Mas quando um advogado pede para testemunhar contra o estado Norueguês, ela recusa. Gradualmente, uma teia de segredos e mentiras começa a revelar-se. Perante a sua família, levanta-se a questão: o que tem mais valor? A vida que viveram juntos ou a mentira em que esta é baseada?

Trailer





Estreia igualmente "Um Santo Vizinho", uma comédia norte-americana com Naomi Watts, Bill Murray e Melissa McCarthy que não parece estar muito manhosa.

O filme foi realizado por Ted Melfi, através do argumento do próprio.

O argumento de "St. Vincent" esteve na "Black List" de 2011 (lista dos argumentos mais promissores que não saíram do papel).

"St. Vincent" conta no elenco com Naomi Watts, Chris O'Dowd, Bill Murray, Melissa McCarthy, Terrence Howard, entre outros.

O enredo acompanha Oliver (Lieberher), um jovem de doze anos de idade, cuja mãe (Melissa McCarthy) conta com um emprego que a obriga a ficar longas horas fora de casa. Oliver fica ao cuidado do seu vizinho, Vincent (Murray), um reformado alcoólico e viciado no jogo que estranhamente começa a formar uma ligação de amizade com este jovem

Trailer





Teremos também o brasileiro "Getúlio", uma biopic portuguesa e brasileira sobre Getúlio Vargas.

O filme foi realizado por João Jardim e o seu argumento escrito por Tereza Frota e George Moura.

No seu elenco podemos encontrar nomes como Tony Ramos, Drica Moraes, Thiago Justino, Clarisse Abujamra, Caco Baresi e Michel Bercovitch.

Sinopse (Sapo): Agosto de 1954. O jornalista da oposição Carlos Lacerda, sofre um atentado à bala à porta de casa em Copacabana. O atirador erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio Presidencial. O tenente Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta manter-se no poder e provar a sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um acto extremo.

Trailer





Realço também a estreia de "Fado Camané", um documentário centrado no famoso e talentoso fadista português que dá o nome ao filme.

A obra foi realizada por Bruno de Almeida.

Sinopse: O filme explora o processo de criação de uma das obras essenciais do fado e centra-se na relação de Camané com o compositor e produtor José Mário Branco e a poeta Manuela de Freitas. Revela um rigoroso trabalho de procura da sintonia perfeita entre a poesia, música e intérprete. Camané abre as portas do seu universo numa análise profunda do que é o fado: a tradição oral, a escolha dos poetas e a misteriosa magia do processo criativo. O resultado é uma rara visita ao método do artista que procura "aprender a sentir", descobrindo uma verdade partilhável com o público.



Trailer





Por fim destaco o franco-belga "Com todas as nossas forças", que parece ter uma história particularmente comovente.

O filme foi realizado por Nils Tavernier e escrita pelo próprio, em colaboração com Laurent Bertoni e Pierre Leyssieux.

Alexandra Lamy, Fabien Héraud, Jacques Gamblin, Sophie de Furst, Paulo Pauly, entre outros, fazem parte do seu elenco.

Sinopse (Sapo): Julien tem 17 anos, um grande sentido de humor, muito charme e uma cadeira de rodas em virtude de sofrer de paralisia cerebral. Apesar do grande amor que sente por ele, a sua família, especialmente o pai, está gradualmente a desfazer-se pela dificuldade em lidar com a sua incapacidade. Numa tentativa de estabelecer uma maior ligação com o pai, Julien desafia-o a participar consigo na prova Ironman em Nice, um triatlo onde o seu pai já tinha competido. Este desafio, por si só dificílimo para um, torna-se quase impossível quando tem de ser feito em conjunto com um jovem deficiente. Para além do lado desportivo, esta é a história de um combate exemplar de uma família e o comovente retrato do amor entre pai e filho.

Trailer




Para além destes filmes estreia ainda o de animação "Carteiro Paulo: O Filme", que como se depreende está mais virado para a pequenada.

Sem comentários: