01 outubro 2014

Estreias da semana - 2 de Outubro de 2014

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos sejam a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 2 de Outubro, vão estrear oito filmes nas salas de cinema portuguesas, alguns mais recomendáveis que outros, muitos deles de diferentes géneros e nacionalidades, e sobre os quais passo a debitar brevemente.

O filme cuja estreia destacamos antes de mais é, sem dúvida, "Em Parte Incerta", a última obra de David Fincher, que não nos desiludiu. O Aníbal já viu o filme, apreciou-o bastante, e já publicou uma crítica sobre o mesmo que termina da seguinte forma: «David Fincher apresenta-nos de forma negra e satírica ao lado negro das relações matrimoniais falhadas (existe até algum voyeurismo na forma como este entra "pela casa" do casal e nos deixa perante a sua bizarra realidade), conseguindo pelo caminho puxar por alguns risos, sejam estes nervosos ou apenas pela situação impensável que estamos a ver, onde tudo aparece montado de forma relativamente credível. Temos ainda alguma violência, seja esta física, seja esta a nível psicológico, com David Fincher a não poupar os seus personagens a alguns dissabores, numa obra cuja duração raramente é sentida e o humor surge nos momentos mais inesperados. Se em "Seven" e "Zodiac" a identidade do serial killer foi mantida em segredo durante boa parte da narrativa, já em "Gone Girl" o mistério passa por descobrir as verdadeiras personalidades de Nick e Amy, apesar das certezas em relação às suas pessoas apenas começarem a surgir na segunda metade do enredo, onde ficamos perante um conjunto de reviravoltas surpreendentes. Os flashbacks são utilizados de forma precisa, ao longo de um filme que procura explorar a erosão da relação de um casal, deixando-nos perante um lado mais negro da humanidade, enquanto Fincher se parece divertir a apresentar-nos a este universo narrativo marcado pela imoralidade. "Gone Girl" pode não ser o melhor David Fincher mas é certamente uma das melhores estreias nas salas de cinema portuguesas em 2014

O argumento de "Gone Girl" ficou a cargo de Gillian Flynn (a autora do livro no qual o filme é inspirado). "Gone Girl" conta no elenco com Tyler Perry ("Alex Cross"), Kim Dickens ("Treme"), Patrick Fugit ("Thanks For Sharing"), Carrie Coon, Neil Patrick Harris ("How I Met Your Mother"), Rosamund Pike ("Star Trek"), Ben Affleck ("Argo"), entre outros.

"Gone Girl" centra-se em Nick Dunne, um indivíduo que é acusado de ter assassinado a mulher. Tudo começou numa quente manhã de Verão, em North Carthage, no Missouri, quando Nick e Amy Dunne preparavam-se para comemorar o quinto aniversário de casamento. Os presentes já estavam embalados e as reservas já estavam feitas, tudo parecia estar a correr bem, até a bela mulher de Nick desaparecer misteriosamente. É então que o aparentemente "marido do ano", acaba por ver-se como o principal suspeito pelo desaparecimento, devido a várias passagens do diário de Amy, que revelam alguns segredos inesperados.
Com a irmã gémea ao seu lado, Nick terá de lutar para provar a sua inocência e descobrir o que realmente aconteceu com Amy. O que terá acontecido à esposa de Nick? O que havia no interior de uma caixa prateada, escondida na parte traseira do armário do quarto do casal? Muitas são as dúvidas e poucas são as certezas, enquanto Nick terá de descobrir o que realmente aconteceu.

Trailer





Realçamos agora a estreia de "November Man - A Última Missão" porque sobre ele já temos uma opinião, mais uma vez redigida pelo Aníbal, que não ficou particularmente impressionado pelo filme. Eis a conclusão da crítica que ele lhe escreveu: «Não é James Bond, com o filme a não contar com algum do humor e extravagâncias da saga de 007, mas nem por isso Peter Devereaux deixa de protagonizar algumas proezas aparentemente impossíveis e apresentar algumas mudanças de comportamento que nem sempre fazem a "bota jogar com a perdigota" (a inspiração na saga "Bourne" também parece ser notória). O argumento do filme foi baseado no livro "There Are no Spies" de Bill Granger, o sétimo volume de uma saga literária que se encontra a ser adaptada para resultar numa franquia de espionagem. Note-se que a sequela de "The November Man" já foi anunciada, embora esteja dependente do resultado da bilheteira do primeiro filme. Tendo em conta o resultado final de "The November Man" torna-se complicado perceber o que esta saga pode acrescentar aos filmes do género, com excepção de permitir a Pierce Brosnan exibir que poderia facilmente ter continuado a interpretar James Bond durante mais tempo, com o actor a mostrar um grande à vontade a interpretar este antigo agente secreto que tem de praticamente sozinho resolver um conjunto de situações quase impossíveis. Percebeu-se a ideia de procurar criar uma nova franquia de espionagem, mas nem por isso esta conta com ingredientes que acrescentem algo ao género, embora Pierce Brosnan tenha carisma suficiente para agarrar o enredo deste tipo de obras cinematográficas.»

O filme foi realizado por Roger Donaldson ("The Bank Job"), através do argumento de Michael Finch ("Predators") e Karl Gajdusek ("Trespass"). "The November Man" conta no elenco com Pierce Brosnan, Dominic Cooper, Luke Bracey, Olga Kurylenko, entre outros.

O enredo de "The November Man" é inspirado no livro "There Are No Spies" de Bill Granger. A história acompanha um antigo agente da CIA (Brosnan) que é obrigado a voltar ao activo numa missão muito pessoal e acaba por se ver envolvido num jogo mortal contra o seu antigo pupilo.

Trailer





Destacamos "Cabelo Rebelde" não porque já o vimos, mas porque parece estar recomendável, pelo menos atendendo à quantidade de prémios que já arrecadou numa diversidade de festivais como os de Havana, Mar del Plata, Montréal e San Sebastián.

A obra, produção repartida entre a Venezuela, Peru, Argentina e Alemanha, foi realizada e escrita por Mariana Rondón.

Do seu elenco fazem parte Beto Benites, María Emilia Sulbarán, Nelly Ramos, Samantha Castillo, Samuel Lange Zambrano, entre outros.

Sinopse (Sapo): Júnior tem 9 anos e não gosta do seu cabelo. Ele quer ter o cabelo liso para a sua fotografia do livro de curso, idêntico ao de um cantor pop. Esta atitude vai coloca-lo em confronto com a sua mãe, Marta. Quanto mais Júnior tenta parecer bonito aos olhos da mãe, mais ela o rejeita. Júnio vai ser obrigado a tomar um decisão difícil...

Trailer





Outro filme que também parece merecer a nossa atenção é o franco-germânico "Heimat - Crónica de uma Nostalgia - Parte 1". A obra em questão, premiada na Alemanha, é a prequela de uma série de filmes, dividida em 32 episódios, escrita e realizada por Edgar Reitz. A segunda parte desta prequela deverá estrear no dia 9 de Outubro.

O filme foi realizado pelo já referido Edgar Reitz, e escrito pelo próprio em colaboração com Gert Heidenreich.

No seu elenco constam nomes como Antonia Bill, Jan Dieter Schneider, Marita Breuer, Maximilian Scheidt, Philine Lembeck e Rüdiger Kriese.

Sinopse: “Heimat” de Edgar Reitz era, com 53 horas e 25 minutos, a série mais longa da história do cinema. Agora, o realizador apresenta-nos uma prequela, de nome “Die Andere Heimat — Chronik einer Sehnsucht”, e aumentou a narrativa com a história de uma Alemanha fragilizada pelo rigor climatérico, pela escassez de alimentos e pelas investidas da Prússia. Considerado pelo Der Spiegel como um “magnífico completar de uma obra-prima”, a série mostra o recrutamento de jovens alemães por parte da Corte Portuguesa com vista à colonização do Brasil.
“Actualmente na Alemanha, é-nos difícil compreender o que significa emigração, uma vez que apenas conhecemos o outro lado do problema: tornámo-nos um país para o qual as pessoas emigram.” – Edgar Reitz

Trailer





Entre os restantes filmes que vão passar pelas nossas salas temos "Drácula: A História Desconhecida", que não tem tido as críticas mais positivas lá fora, e que não nos parece ser muito prometedor.

O filme conta no elenco com Samantha Barks, Thor Kristjansson, Art Parkinson, Charlie Cox, Dominic Cooper, Sarah Gadon e Luke Evans.

"Dracula Untold" foi realizado por Gary Shore ("The Draft"), através do argumento de Matt Sazama e Burk Sharpless ("Missile Command", "Flash Gordon").

O enredo de "Dracula" desenrola-se na Transilvânia e explora as origens do Conde Drácula (Evans), mesclando a mitologia vampírica com elementos da história do Principe Vlad, o Empalador. Barks vai dar vida a uma bela mulher da Europa do Leste, que se transforma numa bruxa. Kristjansson vai interpretar Bright Eyes, um indivíduo que é tomado como escravo durante a infância e agora é um assassino ao serviço do Império Otomano. Parkinson interpretará Ingeras, o filho do Dracula.

Trailer




Vale a pena ainda realçar que, para além dos filmes até agora apresentados, estreiam ainda "7º Anão - O Pequeno Herói", um filme de animação alemão; "O Gene Rosa", um drama norte-americano com Aaron Paul, Ben McKenzie e Maggie Grace; e "O Sonho Certo", uma obra de nacionalidade portuguesa, realizada por Kristjan Knigge, protagonizada por Lúcia Moniz, Miguel Damião e Mark Killeen.


Sem comentários: