17 setembro 2014

Estreias da Semana - 18 de Setembro de 2014

Boa Noite, caros leitores e leitoras. Bem-vindos a mais a um texto sobre as estreias da semana. Vamos contar com seis estreias e duas reposições. As reposições dizem respeito aos recomendáveis "Boy Meets Girl" e "Mauvais Sang", as duas primeiras longas-metragens do irreverente Leos Carax. Em relação aos filmes em estreia, vamos ter o musical "Jersey Boys", o agradável novo filme de Clint Eastwood"; "Begin Again" ("Num Outro Tom"), um filme que me surpreendeu pela positiva, algo que procurei expressar na minha crítica manhosa mas cheia de elogios; "Alentejo, Alentejo", um documentário realizado por Sérgio Tréfaut que recebeu elogios variados aquando da sua exibição no IndieLisboa 2014 e dois prémios; a comédia "Namoro à Espanhola"; "The Maze Runner", ou se preferirem, mais um filme que conta com um conjunto de protagonistas adolescentes num futuro distópico; e o documentário "I Love Kuduro", uma obra que promete agradar aos apreciadores do género musical, algo que lamentamos, mas não é o caso destes dois bloggers pouco dados para a dança. Perante um conjunto alargado de estreias, vamos optar por destacar cinco filmes, ou seja, aqueles que nos dizem mais. Seríamos desonestos em recomendar todos os filmes e mais uma vez o critério para a escolha foi o gosto pessoal e expectativas de ambos os bloggers do Rick's Cinema, Aníbal Santiago e o muito desaparecido Hugo Barcelos que está prestes a abandonar-nos por uma semana tendo em vista a ir para terras de Alberto João Jardim beber umas ponchas e gozar de uns dias longe da Biblioteca Nacional e de História Medieval. Por sua vez o elemento mais visível do blog cá estará, pronto a escrever com a perícia dos remates do Montero, ou seja, com alguma regularidade mas pouco direccionados. Feita esta introdução manhosa que conta com algum humor seco, mas sem pedidos desesperados por likes, passamos agora à introdução dos nossos cinco destaques.

Os primeiros destaques vão para "Boy Meets Girl" e "Mauvais Sang", as duas primeiras longas metragens realizadas por Leos Carax. "Boy Meets Girl" conta no elenco com Denis Lavant, Carroll Brooks, Mireille Perrier, entre outros. O filme conta com a seguinte sinopse: A longa-metragem de estreia de Leos Carax segue a relação entre um aspirante a realizador que acabou de ser abandonado pela sua namorada e uma jovem com tendências suicidas, igualmente a lidar com uma relação falhada...

"Boy Meets Girl" conta ainda com crítica no Rick's Cinema escrita por mim, ou seja, esperem pouca qualidade mas muita vontade: "Boy Meets Girl".

Trailer de "Boy Meets Girl":



A segunda longa-metragem realizada por Leos Carax, através do argumento do próprio foi "Mauvais Sang", um filme bastante recomendável. O filme conta no elenco com Juliette Binoche …, Denis Lavant, Michel Piccoli, Julie Delpy, entre outros.
 "Mauvais Sang" conta com a seguinte sinopse: Paris, um fututo próximo. Marc e Hans são dois ladrões que devem dinheiro a uma mulher americana cruel que lhes dá duas semanas para pagarem. Planeiam roubar e vender um antídoto para um novo vírus semelhante à SIDA, chamado STBO, que está a matar os que "praticam sexo sem amor", mas precisam de alguém com mãos rápidas. Recrutam Alex, apelidado de "língua veloz", um miúdo rebelde que está a terminar a sua relação com Lisa, a sua namorada de 16 anos. Pouco antes do roubo, as coisas complicam-se...

Crítica ao filme: "Mauvais Sang"

Trailer de "Mauvais Sang":



O terceiro destaque vai para "Begin Again". Pode não ser o melhor filme da semana e certamente não vai estar nos tops do final do ano mas foi certamente uma das agradáveis surpresas que tive nos visionamentos de imprensa. "Begin Again" é realizado por John Carney ("Once"), através do argumento do próprio. O filme conta no elenco com Keira Knightley ("A Dangerous Method"), Mark Ruffalo ("The Avengers) e Hailee Steinfeld ("True Grit"), Adam Levine (vocalista dos Maroon 5), James Corden (vencedor do Tony por "One Man, Two Guvnors"), Catherine Keener ("Captain Phillips") e Cee Lo Green. Sinopse: Seduzidos pelo sonho de conseguirem triunfar na grande cidade, Gretta (Knightley) e o seu namorado (Adam Levine) de longa data partem em direcção a Nova Iorque para perseguirem a sua paixão pela música. Gretta fica devastada quando o namorado decide abandona-la, em troca da fama e fortuna de um contrato a solo, deixando-a completamente desamparada. O mundo da aspirante a cantora vira do avesso quando esta conhece um produtor musical (Ruffalo), que fica imediatamente cativado pelo talento bruto e autenticidade de Gretta. Algures entre a amizade e o amor que partilham pela música, os dois estranhos conseguem cativar todos os corações à sua volta, comprovando que uma grande história tem sempre uma banda sonora muito própria

O filme já conta com crítica no Rick's Cinema: Begin Again.

Trailer de "Begin Again":



O quarto destaque vai para a adaptação cinematográfica do musical da Broadway "Jersey Boys: The Story of Frankie Valli & The Four Seasons". O filme é realizado por Clint Eastwood, através do argumento de Marshall Brickman, Rick Elice e John Logan. "Jersey Boys" conta no elenco com Christopher Walken, Jeremy Luke, Joey Russo, Vincent Piazza, Erica Piccininni, entre outros. Em Janeiro de 2012, a GK Films disponibilizou a seguinte informação sobre o musical: "Jersey Boys" é a lendária história de Frankie Valli e dos "The Four Seasons" (Frankie Valli, Bob Gaudio, Tommy DeVito e Nick Massi). O musical acompanha a ascensão impressionante dum grupo de rapazes, que conseguem superar as adversidades e tornar-se num dos maiores sucessos da música pop de todos os tempos. Estes escreveram as suas canções, inventaram os seus próprios sons e venderam 175 milhões de discos ao redor do Mundo, tudo isto, antes de terem trinta anos.


 Crítica ao filme: Jersey Boys.

Trailer de "Jersey Boys":



 O nosso quinto destaque vai para uma das nossas maiores falhas na cobertura da edição de 2014 do IndieLisboa: "Alentejo, "Alentejo". O filme contou com a realização de Sérgio Tréfaut e a participação dos Camponeses de Pias, Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo da Casa do Povo de Serpa, Os Ceifeiros de Cuba, Grupo do Sindicato Mineiro de Aljustrel, Papoilas do Corvo, Coro Feminino Cantares de Alcáçovas, Os Rouxinóis da Damaia, Os Bubedanas. "Alentejo, Alentejo" tem a seguinte sinopse de "Alentejo Alentejo": Alentejo, Sul de Portugal. Dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar modas sobre o tempo presente. Isto é o cante. Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de várias gerações. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, novos grupos surgiram na periferia de Lisboa e em diversos países de emigração. Muitos deles formados por adolescentes e crianças, provando que o cante está vivo e é o traço identitário de toda uma população. Alentejo, Alentejo é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes.

Trailer de "Alentejo, Alentejo":



Quais as estreias que pensam acompanhar esta semana? (já sei que ninguém vai responder mas não custa perguntar).

Sem comentários: