04 agosto 2014

Notícias - 4 de Agosto de 2014

Valerá a pena continuar a publicar notícias? Para estar informado sim, mas cada vez mais parece inútil andar dia após dia a publicar notícias de forma sistemática, sobretudo quando cada vez mais sites, blogs, páginas de Facebook e grupos nas redes sociais fazem o mesmo. Nesse sentido, aproveitamos a primeira semana de Agosto para fazer um teste para algo de diferente nesta casa que passa por posts individuais, actualizados ao longo do dia, com breves comentários sobre as notícias, acompanhados com links para as fontes. Em princípio permitirá dar um tom mais pessoal a este espaço, provavelmente menos politicamente correcto (não esperem veneração "à Calado" nos jogos do Benfica) e ainda dá para ter mais tempo para escrever aquilo que me tem motivado mais ao longo dos últimos meses: as críticas manhosas.

- Começamos desde já com a notícia de que Bill Murray vai dar voz ao urso Baloo na adaptação cinematográfica de "The Jungle Book". O filme vai ser realizado por Jon Favreau e conta com elementos como Idris Elba, Christopher Walken, Scarlett Johansoon, Neel Sethi, entre outros. O argumento foi escrito por Justin Marks, ou seja, se o filme sair uma bela trampa o Bill Murray já não pode dizer que pensou estar a trabalhar num filme com o argumento dos irmãos Coen. Por sua vez, "The Jungle Book: Origins", uma adaptação de "The Jungle Book", vai estrear a 21 de Outubro de 2016. O filme vai ser realizado por Andy Serkis e confirma a moda de Hollywood nos andar a trazer tudo aos pares. Correu lindamente com as duas adaptações de "Hercules"...

- Ainda se lembram das notícias sobre o novo filme da saga "Ghostbusters"? A morte de Harold Ramis não travou o processo e de acordo com o THR, Paul Feig ("The Heat") é o favorito para realizar o filme. A mesma fonte adianta que a nova equipa de Ghostbusters pode ser formada por mulheres. Já se especula que Melissa McCarthy pode integrar o elenco, um rumor que deve estar a alegrar o dia de Rex Reed.

- A Lionsgate lançou o trailer final de "The Expendables 3". Em compensação os piratas lançaram online o filme completo.

- Foi divulgada uma imagem e uma foto do set de "Rosewater", um filme realizado por Jon Stewart. O argumento do filme é inspirado no livro "Then They Came For Me: A Family’s Story Of Love, Captivity And Survival", de Maziar Bahari e Aimee Molloy. O livro foi baseado na história real de Maziar Bahari. Este foi enviado pela BBC para cobrir as eleições presidenciais no Irão, em Junho de 2009. Com uma mulher grávida em casa, Maziar pensava que iria estar ausente ao longo de uma semana, mas acaba por permanecer cento e dezoito dias no território, devido a ter sido mantido em cativeiro na prisão mais conhecida do local. Neste período de tempo, o jornalista é brutalmente interrogado por um guarda prisional que apenas conhece por cheirar a água de rosas. Estou com alguma curiosidade em relação a este projecto. Jon Stewart não me desapontes.

- O Deadline noticiou que Will Ferrell é um dos favoritos para interpretar o produtor Russ Meyer em  "Russ & Roger Go Beyond". O filme vai abordar o período em que Meyer colaborou com Roger Ebert em "Beyond The Valley of the Dolls". O argumento está a cargo de Christopher Cluess.  A história que o filme pretende abordar parece ser digna de algum interesse. A escolha de Will Ferrell nem por isso.

- Já se encontra online um novo trailer de “What We Did On Our Holiday”, um filme protagonizado por David Tennant e Rosamund Pike, dois argumentos de peso para me conduzirem a dar uma oportunidade à obra cinematográfica (juntar o Doctor Who e a Miranda Frost faz vir ao de cima a minha acefalia cinéfila). 

- O elenco do reboot de "Fantastic Four" tirou uma selfie. Por sua vez, os fãs da saga estão tão entusiasmados com o filme como os adeptos do Benfica a ver o Luís Felipe como lateral direito.

- Box Office dos EUA entre os dias 1 e 3 de Agosto de 2014. "Guardians of the Galaxy" alcança 94 milhões de dólares em 4080 salas, a melhor receita de abertura numa estreia em Agosto. O orçamento do filme está avaliado em 170 milhões de dólares, o marketing também não foi barato, mas parece ser mais um sucesso da Marvel. As críticas têm sido positivas, mas isso não é novidade nos filmes do estúdio que por vezes gozam de uma excessiva protecção. No entanto, a ideia de "Star Wars" encontra "Indiana Jones" agrada-me. Vamos ver se o James Gunn acertou ou se é mais um produto de marketing cujos defeitos só começam a ser exacerbados quando passar a euforia.

- Parece que o Studio Ghibli vai deixar de produzir e distribuir filmes. A notícia foi avançada pelo produtor Toshio Suzuki. Fica a perder o cinema de animação, embora o estúdio já tivesse sofrido um grande revés quando Hayao Miyazaki decidiu deixar de realizar filmes.

- Foram divulgadas as duas primeiras imagens de "Big Eyes", o novo filme realizado por Tim Burton. As imagens centram-se nos personagens interpretados por Christoph Waltz e Amy Adams.  O projecto parece ter tudo para dar certo, embora ainda seja cedo para tecer grandes comentários sobre o mesmo.


 O enredo de "Big Eyes" acompanha Margaret e Walter Keane, uma dupla de pintores famosa por elaborar figuras de crianças com grandes olhos. Estas obras eram muito populares durante a década de 50 e 60, tendo gerado um grande sucesso de vendas. Walter era o responsável pelas vendas, enquanto Margaret era a responsável pelas pinturas, apesar dele levar o crédito por ambas as actividades. Mais tarde, Margaret e Walter separaram-se e iniciaram uma disputa no tribunal.

- Já começaram a ser publicadas as primeiras críticas a "Teenage Mutant Ninja Turtles". O filme tem vindo a ser recebido com alguma frieza por parte da crítica. Nada de estranhar tendo em conta que estamos perante uma obra que reúne Jonathan Liebsman (realizador) e Michael Bay (produtor), ou seja, dois nomes que inspiram tudo menos confiança.

- Jennifer Connelly vai juntar-se a Ewan McGregor no elenco da adaptação cinematográfica de "American Pastoral". O livro foi escrito por Philip Roth, tendo sido publicado em Portugal com o título "Pastoral Americana". O filme vai ser realizado por Phillip Noyce ("The Giver"), através do argumento de John Romano ("The Lincoln Lawyer").  O material de origem promete uma história emocionalmente intensa, embora ainda seja demasiado cedo para tecer grandes comentários em relação à adaptação.

- Foi divulgada uma imagem de Eddie Redmayne como Stephen Hawking no filme "The Theory of Everything" (ou, "filme biográfico pronto a fazer-se a prémios"). Imagem via CS:

O filme é realizado por James Marsh ("Man on Wire"), através do argumento de Anthony McCartern. O enredo de "Theory of Everything" centra-se na relação entre Stephen Hawking - um físico portador de esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa que paralisa os músculos do corpo - e a sua esposa. A estreia está marcada para 7 de Novembro de 2014. O primeiro trailer do filme é divulgado no próximo dia 6. Espera-se que James Marsh consiga realizar uma biografia que não seja mais do mesmo.

- A Sony Pictures encontra-se a planear lançar um filme derivado da saga "Spider-Man" centrado numa figura feminina. O Deadline já noticiou que Lisa Joy Nolan ("Westworld") foi contratada para escrever o argumento. "Elektra" e "Catwoman" podem ter um sucessor à altura...

- Será que é desta que "Pride and Prejudice and Zombies" vai mesmo ser adaptado ao grande ecrã? Depois de vários avanços e recuos no desenvolvimento da adaptação do livro escrito por Seth Grahame-Smith, parece que é desta que o projecto avança. De acordo com o Deadline, Lily James, Sam Riley e Bella Heathcote vão integrar o elenco do filme, enquanto Burr Steers ("Igby Goes Down") fica com o cargo de realizador (ou se preferirem, tarefeiro de serviço depois das várias escolhas iniciais terem abandonado ou rejeitado realizar a adaptação).

- O The Wrap noticiou que Taylor Kitsch recebeu uma proposta para protagonizar o remake de "The Raid". O filme vai ser realizado por Patrick Hughes ("The Expendables 3"), através do argumento de Brad Inglesby (“Out of the Furnace”). As filmagens começam em Janeiro de 2015, algo que adensa as suspeitas de Kitsch poder integrar o elenco da segunda temporada de "True Detective" (as filmagens da série terminam no final de 2014/início de 2015). O remake de "The Raid" parece completamente desnecessário, sendo que a possível escolha de Kitsch ajuda ainda mais a aumentar a desconfiança em relação ao filme. Vale a pena recordar que o nome de Frank Grillo foi associado recentemente ao elenco do remake de "The Raid". 

- Post em actualização (consoante as notícias que saírem ao longo do dia)...

2 comentários:

dave disse...

Parabéns Anìbal, gabo-lhe o esforço e a preserveranca na manutenção deste espaço. É de louvar.
A ideia de condensar as noticias num único post, parece-me bastante positiva, com efeitos práticos.

Sou um leitor assíduo (de longa data) e tenho de fazer um mea culpa por nao dar o justo feedback escrito que as suas inúmeras publicações merecem.

Mais uma vez obrigado, e continuação de bom projecto.

Aníbal Santiago disse...

Eu é que agradeço por ler o que é escrito neste espaço. Em princípio as notícias vão ser mantidas neste formato. Não só para agilizar a publicação das mesmas, mas também para tentar fazer algo de diferente do que está a ser elaborado na maioria dos blogs e sites com notícias. Cumprimentos.