06 agosto 2014

Estreias da semana - 7 de Agosto de 2014

Boa-noite, caros leitores e leitoras, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 7 de Agosto, vamos ter seis novos filmes nas salas de cinema portuguesas, quatro deles provenientes dos Estados Unidos, e dois de outras partes do mundo. Debitarei, brevemente, sobre todos eles.

Antes de mais achamos por bem realçar a estreia de "Ilo Ilo", um filme várias vezes premiado pelo mundo fora (em Cannes, Palm Springs, Hong Kong, no Dubai, etc.), realizado e escrito pelo singapurense Anthony Chen. Está na nossa lista para visionar.

A obra conta no elenco com Yann Yann Yeo, Tian Wen Chen, Angeli Bayani, Koh Jia Ler, entre outros.

Sinopse (Filmspot): A história da família Lim, uma família de classe média em Singapura, no final dos anos 90.
Teresa é uma criada filipina, da província de Ilo Ilo, contratada para ajudar a família e cuidar das crianças.
Como muitas outras filipinas, Teresa saiu do seu país em busca de uma vida melhor, mas a integração não é sempre fácil. Com o passar do tempo, os laços entre Jiale, o filho traquina dos Lim e Teresa vão-se estreitando. Mas, em 1997, agrava-se a crise financeira asiática.
Prémio Caméra d'Or que distingue o melhor primeiro filme do Festival de Cannes

Trailer





O segundo filme a destacar é o blockbuster "Guardiões da Galáxia", uma nova obra da Marvel, que ainda não vimos, mas sobre a qual tenho alguma curiosidade - nem que seja porque tem Chris Pratt, que vimos crescer, alegremente, desde o início de "Parks and Recreation".

O filme foi realizado por James Gunn ("Super"), através do argumento de Nicole Periman e Chris McCoy, posteriormente revisto pelo primeiro.

"Guardians of the Galaxy" conta no elenco com Chris Pratt ("Parks and Recreation"), que vai dar vida a Peter Quill, mais conhecido como Starlord, o líder do grupo "Guardians of the Galaxy". Dave Bautista ("Riddick") vai dar vida a 'Drax, o Destruidor' em "Guardians of the Galaxy". O filme conta ainda no elenco com Zoe Saldana ("Avatar"), Michael Rooker ("The Walking Dead"), Ophelia Lovibond ("A Single Shot"), Lee Pace ("Lincoln"), Glenn Close ("Damages"), Karen Gillan ("Doctor Who"), Benicio Del Toro ("Savages"), Vin Diesel ("Riddick"), Bradley Cooper ("American Hustle") e Josh Brolin ("Oldboy").

Criada por Arnold Drake e Gene Colan, a equipa "Guardians of the Galaxy" surgiu pela primeira vez em 1969, em Marvel Super-Heroes #18. No filme, o piloto americano Peter Quill (Chris Pratt) é perseguido quando rouba um objecto desejado por Ronan, o Acusador (Lee Pace), um extraterrestre de raça Kree, algo que conduz o humano a reunir-se com grupo de renegados alienígenas, os Guardiões da Galáxia, formado por Gamora (Zoë Saldana), Rocket Raccoon (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel) e Drax, O Destruidor (Dave Bautista).

Trailer





Vamos manter-nos nos filmes provenientes dos Estados Unidos para realçar, desta vez, o thriller "O Homem Mais Procurado", que conta no elenco com o falecido Philip Seymour Hoffman. A obra foi bem recebida pela crítica norte-americana e, aparentemente, pelo público também.

"A Most Wanted Man" foi realizado por Anton Corbjin, através do argumento de Andrew Bovell ("Edge of Darkness").

O filme conta no elenco com Robin Wright ("Moneyball") e Willem Dafoe ("4:44 Last Day on Earth"), Rachel McAdams ("Passion"), Daniel Brühl ("Rush"), Philip Seymour Hoffman ("The Master"), entre outros.

"A Most Wanted Man" é uma das muitas obras literárias de espionagem do mestre John Le Carré, o livro foi publicado originalmente em Outubro de 2008, e tem a seguinte sinopse no site da Bertrand: Um jovem russo com um sobretudo preto comprido e meio morto de fome é introduzido clandestinamente em Hamburgo pela calada da noite. Numa bolsa que usa pendurada ao pescoço esconde uma quantia improvável de dinheiro. É um muçulmano devoto. Mas será mesmo? Afirma chamar-se Issa. Annabel, uma jovem e idealista advogada alemã especializada em direitos humanos, decide salvar Issa da deportação, e depressa a sobrevivência daquele cliente se torna mais importante do que a sua própria carreira. Em busca do misterioso passado de Issa, Annabel enfrenta o incongruente Tommy Brue, o herdeiro de sessenta anos do Brue Frères, um banco britânico em declínio sediado em Hamburgo. Nasce um triângulo de amores impossíveis. Entretanto, pressentindo que vão desferir um tiro certeiro na pseudo Guerra contra o Terror, espiões de três nações convergem para pessoas inocentes. Comovente, compassivo e recheado de personagens que o leitor não quererá largar, Um Homem Muito Procurado está repleto de humor, apesar da tensão presente até à última, e emocionante, página. É igualmente uma obra com uma profunda humanidade e uma pertinência invulgar nos dias de hoje.

Trailer





Quanto à comédia romântica "Nunca Digas Nunca", não estamos, desde já, particularmente convencidos. Lá fora também não parece ter convencido, nem o público, nem a crítica.

O filme foi realizado por Rob Reiner (que, descobri agora, e fiquei chocado, era o Michael Stivic da sitcom "All in the Family"), e escrito por Mark Andrus.

"And So It Goes" conta no elenco com Michael Douglas, Diane Keaton, Yaya Alafia, Sterling Jerins, Paloma Guzmán, entre outros.

O enredo de "And So It Goes" centra-se em Oren (Michael Douglas), um indivíduo com mau feitio, cuja vida sofre uma grande reviravolta quando o filho é preso e o protagonista descobre que tem uma neta. Perante esta situação, Oren acaba por inesperadamente contar com o apoio e conforto da sua vizinha, Leah (Keaton), com quem inicia uma relação amorosa.

Trailer





Teremos igualmente nas nossas salas o filme de animação "O Gangue do Parque" (tradução muito imaginativa, diga-se), que tem a particularidade de ter um elenco vocal particularmente famoso.

O filme foi realizado por Peter Lepeniotis, o realizador da curta-metragem que deu origem a "The Nut Job". O argumento foi escrito por Lorne Cameron ("Brother Bear", "Over The Hedge"). O elenco vocal de "The Nut Job" é composto por elementos como Liam Neeson, Katherine Heigl, Will Arnett, Brendan Fraser, Stephen Lang, Sarah Gadon, Jeff Dunham, entre outros.

O argumento de "The Nut Job" desenrola-se no final dos anos 50, na cidade ficcional de Oakton e acompanha o esquilo Surly e o seu companheiro Buddy (um rato), enquanto estes elaboram um plano para assaltar uma loja de nozes, que acaba por dar mau resultado. Neeson empresta a sua voz ao antagonista do filme, um guaxinim que promete fazer a vida negra aos protagonistas.

Trailer





Estreia nas nossas salas, por fim, o francês "Bell e Sebastião", uma adaptação do romance com o mesmo nome escrito por Cécile Aubry.

O filme foi realizado por Nicolas Vanier, e escrito pelo próprio em colaboração com Juliette Sales e Fabien Suarez.

Do seu elenco fazem parte Félix Bossuet, Tchéky Karyo, Dimitri Storoge, Mehdi El Glaoui, Andreas Pietschmann, Urbain Cancelier, entre outros.

Sinopse (Filmspot): os Alpes, onde a neve é imaculada e os picos tocam o céu, vive um rapaz solitário e o seu cão, apanhados no meio da segunda guerra mundial.
Esta é a história de um amizade indestrutível, de um rapaz que procura a sua mãe e de um velho que procura o seu passado. De um membro da Resistência em busca do amor, de uma jovem mulher em busca de aventura, e de um jovem tenente alemão que tenta ser perdoado.

Trailer

Sem comentários: