27 agosto 2014

Estreias da Semana - 28 de Agosto de 2014

 Boa Noite, caros leitores e leitoras. Bem-Vindos a mais um texto sobre as estreias semanais. As estreias da semana ficam marcadas pela (re)abertura do Cinema Ideal, que procura trazer uma lufada de ar fresco ao panorama cinematográfico nacional, algo que comprova com as suas obras de abertura: "E Agora? Lembra-me", um documentário realizado por Joaquim Pinto, bem como a reposição do magnífico "The Searchers" de John Ford. A semana fica ainda marcada pela estreia de "Wish I Was Here", o novo filme escrito e realizado por Zach Braff, com o cineasta a elaborar uma obra cinematográfica agradável, embora esta seja um retrocesso em relação a "Garden State". Temos ainda "Sin City: A Dame to Kill For", uma desnecessária sequela de "Sin City", que não tem convencido o público (fracassou de forma estrondosa na semana de estreia) e a crítica. Por fim, estreiam ainda a comédia "Let's Be Cops" (Armados em Polícias) e o drama adolescente "If I Stay" (Se Eu Ficar).

Perdoem todos os outros estreantes, mas o primeiro destaque da semana é "A Desaparecida" (The Searchers"), uma das grandes obras-primas de John Ford e um exemplar memorável do que de melhor o cinema tem para nos dar, tendo sido eleito o sétimo melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound, publicação do British Film Institute. No filme, John Wayne interpreta Ethan, um ex-solddo que procura durante cinco anos a sobrinha Debbie, raptada pelos Comanches. Ethan não sucumbirá a nada para devolver Debbie a casa. O filme é realizado por John Ford, através do argumento de Frank S. Nugent. "The Searchers" conta no elenco com John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Wood.

Trailer de "The Searchers":




 O segundo destaque vai para "E Agora? Lembra-me", um documentário realizado por Joaquim Pinto. O filme estreou internacionalmente no Festival de Locarno onde conquistou o Prémio Especial do Júri e o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci), tendo posteriormente sido exibido em diversos certames. "E Agora? Lembra-me" foi distinguido com "Grande Prémio Cidade de Lisboa" no DocLisboa, o "Prémio de Melhor Filme" no Festival de Valdivia e o "Grande Prémio" nos Encontros Internacionais do Documentário de Montréal.
 Sinopse: "E Agora? Lembra-me" é uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. O caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem. Vale a pena salientar que "A sessão inaugural do Cinema Ideal (Rua do Loreto 15/17), na quinta-feira, dia 28 de Agosto, às 21h15, contará com a presença do realizador Joaquim Pinto. No dia seguinte, sexta-feira (29 de Agosto), a sessão das 21h15 será apresentada por António Guerreiro, enquanto que no sábado (30), à mesma hora, o crítico de cinema João Lopes falará sobre a obra do realizador. Na segunda-feira, dia 1 de Setembro, será o Padre José Tolentino Mendonça que apresentará a sessão do filme às 21h15 e no dia seguinte, terça-feira (2 de Setembro), à mesma hora, a sessão será apresentada pela realizadora Rita Azevedo Gomes com quem Joaquim Pinto colaborou. No domingo, dia 31 de Agosto, a sessão das 15h45 será seguida de um debate com a Drª Maria José Campos e a bilheteira dessa sessão reverterá a favor do GAT, Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA - Pedro Santos".

Trailer de "E Agora? Lembra-Me":




 O terceiro destaque vai para "Wish I Was Here", que em Portugal conta com o título "Dava Tudo Para Estar Cá". O filme foi realizado por Zach Braff, através do argumento do próprio e Adam Braff. "Wish I Was Here" conta no elenco com Zach Braff, Josh Gad, Ashley Greene, Kate Hudson, Joey King, Mandy Patinkin, entre outros.
 Sinopse: DAVA TUDO PARA ESTAR CÁ conta a história de Aidan Bloom (Zach Braff), um ator sem perspetiva de carreira, marido e pai, que aos 35 anos de idade ainda procura o seu verdadeiro lugar na vida. Ele e a mulher vivem dificuldades financeiras, e não ajuda o fato de Aidan passar grande parte do tempo a imaginar ser um futurista cavaleiro espacial, um sonho que tem desde pequeno.
Quando o seu pai doente deixa de poder pagar a escola privada dos dois netos, e com a única escola pública disponível decrépita, Aidan relutantemente concorda em tentar ensinar os filhos em casa. O resultado é caótico, até que Aidan decide abandonar o currículo académico tradicional e adotar um da sua criação. Ao ensinar aos filhos o significado da vida, Aidan descobre gradualmente partes de si próprio que ainda desconhecia.

"Wish I Was Here" já conta com crítica no Rick's Cinema: http://bogiecinema.blogspot.pt/2014/08/resenha-critica-wish-i-was-here-dava.html 




O quarto destaque vai para "Sin City: A Dame to Kill For", a sequela manhosa de "Sin City". O filme é realizado por Robert Rodriguez e Frank Miller, através do argumento deste último. "Sin City: A Dame to Kill For" conta no elenco com Mickey Rourke, Jessica Alba, Josh Brolin, Joseph Gordon-Levitt, Rosario Dawson, Bruce Willis, Eva Green, Powers Boothe, Dennis Haysbert, Ray Liotta, Jaime King, Christopher Lloyd, Jamie Chung, entre outros.
 O filme tem a seguinte sinopse: SIN CITY MULHER FATAL junta duas histórias clássicas de Miller com novos contos, onde os cidadãos mais difíceis da cidade cruzam-se com alguns dos seus habitantes mais terríveis.

Crítica a "Sin City: A Dame to Kill For":  http://bogiecinema.blogspot.pt/2014/08/resenha-critica-sin-city-dame-to-kill.html

 Trailer de "Sin City: A Dame to Kill For":



Estreiam ainda "If I Stay", um filme protagonizado por Chloe Moretz e realizado por R.J. Cutler, para além de "Let's Be Cops", uma obra cinematográfica que conta com a realização de Luke Greenfield.

Sem comentários: