30 setembro 2013

Doclisboa 2013 - Revelados os filmes de abertura e encerramento

 Foram revelados os filmes de abertura e encerramento da décima primeira edição do DocLisboa - Festival Internacional de Cinema. A sessão de abertura do Doclisboa’13 realiza-se no dia 24 de Outubro, Quinta-Feira, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest, com “Pays Barbare” que será apresentado pelos cineastas, sediados em Milão, Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi. Já a sessão de encerramento do Doclisboa’13, vai ter lugar no dia 2 de Novembro, tendo ficado reservada para “Manuscripts don’t Burn”, do realizador dissidente iraniano Mohammad Rasoulof.

 “Pays Barbare” foi exibido em festivais como o de Toronto e Locarno, chegando a Portugal através do DocLisboa. O filme realizado por Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi narra, através de arquivos, a presença colonial italiana na Etiópia e os mecanismos de subjugação aí utilizados durante a liderança dictatorial de Mussolini. É um filme que surge como um acto político, apelando à memória e à reflexão, para que reconheçamos e enfrentemos os indícios de um fascismo que se produz silenciosamente em cada época.

Imagem de "Pays Barbare"

  Por sua vez, “Manuscripts don’t Burn” (Dast-Neveshtehaa Nemisoosand), também foi exibido no Toronto International Film Festival, bem como na edição de 2013 do Festival de Cannes, tendo sido realizado pelo dissidente iraniano Mohammad Rasoulof. O documentário acompanha um homem perseguido pelos serviços secretos iranianos, que tenta publicar as suas memórias de presidiário e sair do país. Corajoso e lúcido, o filme é (mais uma) denúncia meticulosa de repressão no Irão, feito por um dos mais destacados realizadores iranianos da actualidade.

"Manuscripts don't Burn"

 Vale a pena recordar que Mohammad Rasoulof foi um dos cineastas detidos juntamente com Jafar
Panahi. Em 2011 apresentou “Goodbye”, tendo ganho o prémio de realização Un Certain Regard, em Cannes. Em 2013 apresentou “Manuscripts don’t Burn”, filmado clandestinamente no Irão, com o qual ganhou o prémio FIPRESCI, também em Cannes.


A edição de 2013 do DocLisboa decorre entre os dias 24 de Outubro a 3 de Novembro de 2013.

Sem comentários: