26 novembro 2011

Sobre Moneyball (Brad Pitt/Bennett Miller/Aaron Sorkin)

Aproxima-se a estreia de um dos principais candidatos à próxima edição dos Óscares, "Moneyball", 12 de Janeiro (segundo o sapo), pelo que achámos por bem dedicar um post a aquele que é o mais recente projecto protagonizado por Brad Pitt.

O filme foi realizado por Bennett Miller, que já foi nomeado para um Óscar por "Capote", através de um roteiro dos prestigiados Steven Zaillan (que ganhou o referido galardão por "A Lista de Schindler", tendo também sido nomeado por "Despertares" e "Gangs de Nova Iorque) e Aaron Sorkin (que, como não podia deixar de ser, também ganhou um Óscar o ano passado, pelo seu trabalho em "A Rede Social", tendo sido o criador da prestigiada série "The West Wing").

No elenco, teremos, para além de Brad Pitt (que, curiosamente, nunca ganhou um Óscar), Philip Seymour Hoffman (Óscar por "Capote"), Jonah Hill ("Superbad") , Robin Wright ("Beowulf"), Stephen Bishop ("The Rundown"), Chris Pratt ("Parks and Recreation"), entre outros.

O enredo de "Moneyball" é inspirado na obra literária "Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game", da autoria de Michael Lewis. O livro centra-se em Billy Beane (Brad Pitt), um manager de uma equipa de baseball de Oakland, que consegue reunir uma equipa assinalável com um orçamento limitado. A técnica de Beane passava por utilizar uma análise computorizada sofisticada que lhe permitia escolher os jogadores que considerava ideais para os objectivos ambiciosos da equipa.

O filme já estreou a 23 de Setembro nos Estados Unidos, tendo tido uma boa recepção por parte da crítica (destaca-se o 95% no Rotten Tomatoes), tendo-se saído relativamente bem nas bilheteiras norte-americanas.

Para verem o trailer, bem como alguns clips e entrevistas relativos a "Moneyball", é só carregarem em "mais informações".



Trailer



Clips do filme



Entrevista a Bennett Miller



Entrevista a Jonah Hill




TV Spots











Sem comentários: