07 outubro 2015

Estreias da Semana - 8 de Outubro de 2015

 Boa Noite, caros leitores e leitoras que visitam este espaço ou passaram aqui por engano. Bem-vindos a mais um texto sobre as estreias da semana. Amanhã, dia 8 de Outubro de 2015, chegam sete novas obras cinematográficas às salas de cinema portuguesas (em circuito comercial). O texto sobre as estreias vai contar com informação sobre todos os filmes, algo que já não acontecia há algum tempo. A decisão prende-se por duas razões: esta pessoa já viu quatro estreias e tem alguma curiosidade em ver os outros três filmes, pelo que se juntou o útil ao agradável.

O primeiro destaque vai para "Black Mass". O filme é realizado por Scott Cooper ("Crazy Heart"), através do argumento de Mark Mallouk e Jez Butterworth. "Black Mass" conta no elenco com Juno Temple, Jesse Plemons, Johnny Depp, Benedict Cumberbatch, Kevin Bacon, Corey Stoll, Dakota Johnson, entre outros.

O argumento de "Black Mass" é baseado no livro "Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob", escrito por Dick Lehr e Gerald O'Neill. Sinopse de "Black Mass": Em Boston, na década de 70, o Agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) convence o gangster Irlandês Whitey Bulger (Johnny Depp) a colaborar com o FBI, com o objetivo de eliminarem o seu inimigo comum: a máfia Italiana. Mas esta aliança improvável toma proporções inesperadas e, uma reviravolta imprevisível, permite a Whitey ludibriar a autoridade, consolidar o seu poder e tornar-se num dos criminosos mais cruéis e perigosos da história de Boston.

O filme já conta com resenha no Rick's Cinema: http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-black-mass-2015.html

Trailer de "Black Mass":



 O segundo destaque vai para "71", um filme realizado por Yann Demange, através do argumento de Gregory Burke. "71" conta no elenco com Jack O'Connell, Sam Reid, Sean Harris, Paul Popplewell, Adam Nagaitis, entre outros.

Sinopse: Belfast, 1971. Gary Hook (Jack O’Connell), um jovem soldado britânico, é acidentalmente abandonado pela sua Unidade na sequência de uma intervenção a um motim nas ruas de Belfast. Incapaz de distinguir amigo de inimigo, e cada vez mais prudente face aos seus próprios camaradas, o inexperiente recruta é obrigado a sobreviver sozinho, durante a noite, e encontrar o seu caminho de regresso à segurança, através de um ambiente totalmente hostil e mortal.

O filme já conta com crítica no Rick's Cinema: http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-71-2014.html

Trailer de "71":



 O terceiro destaque vai para "The Walk - O Desafio", um filme sobre Philippe Petit, o francês que atravessou as Torres Gémeas, em 1974, enquanto andava num cabo.

"The Walk" é realizado por Robert Zemeckis ("Flight"), através do argumento do próprio e Christopher Browne. O filme conta no elenco com Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, Charlotte le Bon, entre outros. Philippe Petit é interpretado por Joseph Gordon-Levitt.

Sinopse (via Sapo): A história verídica de um jovem sonhador, Philippe Petit, e um grupo de improváveis aliados que juntos conseguem o impossível: colocar um fio ilegal no tremendo espaço entre as torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Com pouco mais do que coragem e ambição cega, Petit e o seu pouco convencional grupo ultrapassam intimidantes obstáculos físicos, traições, inúmeras tentativas falhadas e probabilidades esmagadoras na sua luta para vencer o sistema e executar o seu louco plano...

Resenha a "The Walk": http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-walk-o-desafio-2015.html

Trailer de "The Walk":



 O quarto destaque vai para "As Mil e Uma Noites - Volume 3 - O Encantado", um filme realizado por Miguel Gomes. O argumento ficou a cargo de Miguel Gomes, Mariana Ricardo e Telmo Churro.

Sinopse (via O Som e a Fúria): Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde esta inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”  Volume 3, O Encantado:
 Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa, existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”.  E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Trailer:

ARABIAN NIGHTS from O SOM E A FÚRIA on Vimeo.



 O quinto destaque vai para "A Walk in the Woods". O filme é realizado por Ken Kwapis (“He’s Just Not That Into You”), através do argumento de Rick Kerb e Bill Holderman. "A Walk in the Woods" conta no elenco com Robert Redford, Nick Nolte, Emma Thompson, Nick Offerman, Kristen Schaal, entre outros.

 O argumento de "A Walk in the Woods" é baseado no livro homónimo da autoria de Bill Bryson. A história acompanha dois amigos de infância, agora com uma idade algo avançada, que decidem envolver-se numa aventura. O livro tem a seguinte sinopse (via Bertrand): Há muitos livros sobre exploradores destemidos que escalam montanhas, atravessam oceanos, enfrentam intempéries e sofrem experiências traumáticas. Mas neste livro existe outro tipo de herói: pessoas comuns que se esfalfam para subir um monte, que ficam histéricas com os animais selvagens... Isto para não falar do horror que têm aos insectos!
  Bill Bryson decide com o seu amigo Stephen Kaz fazer três mil quilómetros pela floresta durante vários meses, percorrendo a pé o mais longo trilho do mundo. Um esforço enorme para o autor que tem o hábito de estar sentado e um suplício para o amigo, ex-alcoólico, gordo e que adora fast-food.
Com o seu estilo irreverente e inconfundível, Bryson conta casos inacreditáveis de destruição ecológica e descreve os estragos causados pelo turismo, o qual critica impiedosamente - incluindo-se a si e ao companheiro neste rol de destruidores. Um livro para quem ama a natureza selvagem, mas que ao mesmo tempo adora os prazeres da civilização.

Crítica a "A Walk in the Woods": http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-walk-in-woods-por-aqui.html

Trailer de "A Walk in the Woods":



 O sexto destaque vai para o documentário "João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei". O documentário foi realizado por Manuel Mozos, tendo sido exibido em festivais como o Doclisboa e o Festival de Roterdão.

Sinopse: Uma homenagem ao cinema a pretexto da extraordinária vida de João Bénard da Costa, diretor da cinemateca portuguesa durante 18 anos mas também actor, cinéfilo, escritor inspirado e leitor criativo. Esta é uma inusual biografia que conta a vida do homem através dos seus amores, medos e contemplações, impressas na arte da pintura, do cinema e literatura. Da pintura barroca à literatura de Borges, JOÃO BÉNARD DA COSTA: OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI é o amado diário de um homem universal.

Trailer de "João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei":



 O sétimo destaque centra-se em "Ma ma", um drama protagonizado por Penélope Cruz. "Ma ma" é realizado por Julio Medem, através do argumento do próprio. O filme conta no elenco com Penélope Cruz, Silvia Abascal, Àlex Brendemühl, Elena Carranza, Luis Tosar, entre outros.

Sinopse: Magda é uma professora desempregada que, após ser diagnosticada com cancro de mama, reage mostrando toda a sua força interior, mesmo nos momentos em que tudo parece impossível…
 Magda e aqueles que lhe são mais próximos, vão deparar-se com situações muito difíceis, mas serão sempre capazes de roubar um sorriso uns aos outros, vivendo momentos de alegria e felicidade, mesmo quando todo o contexto parece querer contrariar isso mesmo. É então que o maior desafio surge, quando, com poucos meses de vida, Magda descobre que está grávida…

Trailer de "Ma ma": 



Sem comentários: