28 outubro 2015

Estreias da Semana - 29 de Outubro de 2015

 Boa Tarde, caros leitores e leitoras que visitam este espaço ou passaram aqui por engano. Bem-vindos a mais um texto sobre as estreias da semana. Amanhã, dia 29 de Outubro de 2015, chegam onze longas-metragens às salas de cinema portuguesas (em circuito comercial). Tal como na maioria das semanas anteriores, irei apenas destacar as obras cinematográficas que prometem despertar algum interesse na minha pessoa a ponto de pretender, mais tarde ou mais cedo, visualizar as mesmas, ou aquelas que já contam com resenha crítica neste espaço. No entanto, antes de começar a debitar informação sobre os destaques, vale a pena salientar os filmes que estreiam esta semana (se não existir alguma alteração de última hora): "O Lobo atrás da Porta", um recomendável filme realizado por Fernando Coimbra; "Legend - Lendas do Crime", um filme protagonizado por Tom Hardy; "As Recordações" (Les Souvenirs), um filme realizado por Jean-Paul Rouve; "Assim é Complicado" (Man Up), uma comédia romântica protagonizada por Simon Pegg e Lake Bell; "O Último Caçador de Bruxas" (The Last Witch Hunter), um filme de acção, fantasia e aventura que conta com Vin Diesel como protagonista; "Marguerite", um drama realizado por Xavier Giannoli; "O De$conhecido" ("El desconocido"), um thriller que conta no elenco com Luis Tosar e Javier Gutiérrez; "Guia do Escuteiro para o Apocalipse Zombie" (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse), um filme que mescla terror e comédia; "O Que Fazemos nas Sombras", um filme realizado por Jemaine Clement e Taika Waititi. Vale a pena salientar que "O Exército de Frankenstein" (Frankenstein's Army) e "Starry Eyes - Amaldiçoada" (Starry Eyes), dois filmes de terror que vão ser exibidos em sessão dupla.

 O primeiro destaque vai para o eternamente adiado "O Lobo atrás da Porta". Confesso que não percebo por completo as políticas de distribuição cinematográfica em Portugal, nem a lógica seguida por algumas distribuidoras. No entanto, seria interessante que se começasse de uma vez por todas a questionar a forma ineficaz como são lançados alguns filmes menos mediáticos em Portugal. A crítica passa pela incapacidade de se conseguir que obras como esta cheguem a tempo e horas a Portugal. A pirataria e os blockbusters não podem ser vistos como as única maleitas para justificar a falta de público para alguns filmes "menos mainstream". Muito menos podem justificar uma campanha de marketing pálida, sobretudo quando as redes sociais facilitam cada vez mais a divulgação das obras cinematográficas. Aquilo que encontramos na página do Facebook da distribuidora é o seguinte: "Para além da estreia nacional de 'O Que Fazemos nas Sombras', a Vendetta Filmes tem mais uma estreia para esta semana: 'O Lobo Atrás da Porta' de Fernando Coimbra, um exclusivo do Cinema City Alvalade". Mais valia colocarem algo como: "não sabemos bem o que fazer com este filme, independentemente de ser uma das boas estreias de Outubro em Portugal". Só assim se pode justificar que seja o "parente pobre" de "O Que Fazemos nas Sombras", com este último a dominar por completo a página do Facebook da distribuidora nos últimos dias. Não estou a dizer que um filme é melhor do que outro, nem a colocar em causa o trabalho da Vendetta Filmes, embora seja estranho encontrar uma distribuidora a parecer chutar para canto um dos seus bons filmes (e a Vendetta Filmes este ano já nos trouxe bons exemplares como "Estações da Cruz"). "O Lobo atrás da Porta" teve a sua estreia mundial na edição de 2013 do Toronto International Film Festival, tendo efectuado um percurso interessantíssimo a nível de festivais, para além de ter recebido críticas bastante positivas. Chega a Portugal pela porta dos fundos quando deveria ter honras de chegar pela porta grande. É verdade que nem sempre é fácil para as distribuidoras mais pequenas colocarem um filme em circuito alargado, embora aquilo que esteja em causa é o atraso com que o filme estreia e a sua pouca divulgação.

O  filme é realizado por Fernando Coimbra, através do argumento do próprio. O elenco é composto por nomes como Leandra Leal (um dos nomes mais interessantes do cinema brasileiro actual), Thalita Carauta, Juliano Cazarré, Milhem Cortaz, entre outros.

Sinopse (via Sapo): O desaparecimento de uma criança faz com que os seus pais, Bernardo e Sylvia, reportem o acontecimento numa esquadra de polícia. O caso fica a cargo do comissário, que resolve interrogá-los em separado. Rapidamente ele descobre que Bernardo tinha uma amante, Rosa, que é levada também à esquadra para inquérito. E, é a partir dos depoimentos dos três, que o comissário descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes que envolve o trio.

Trailer de "O Lobo atrás da Porta":




 O segundo destaque vai para "Marguerite", um filme realizado por Xavier Giannoli. Vale a pena recordar que "Marguerite" foi o filme de encerramento da edição de 2015 da Festa do Cinema Francês. O filme conta no elenco com Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau, Christa Théret, entre outros.

Sinopse: 1921, início da década de ouro dos anos 20. Não longe de Paris.
É dia de festa no castelo de Marguerite Dumont. Ninguém sabe muito sobre esta mulher, exceto o facto de ser rica e de ter dedicado toda a vida à sua grande paixão: a música. Marguerite canta. Canta com toda a sua alma, mas terrivelmente desafinada. Marguerite tem vivido esta paixão dentro da sua concha e o público hipócrita, sempre presente para uma boa gargalhada, age como seu ela fosse a Diva que pensa ser. Quando um jovem jornalista provocador decide escrever um artigo entusiástico sobre a sua última performance, Marguerite começa a acreditar ainda mais no seu talento. Isso dar-lhe-á a coragem de que necessita para seguir o seu sonho. O filme baseia-se vagamente na vida de Florence Foster Jenkins.

Trailer de "Marguerite":



 O terceiro destaque vai para Legend" (Lendas do Crime), um filme realizado por Brian Helgeland, através do argumento do próprio. O filme conta no elenco com Tom Hardy, Emily Browning, Taron Egerton, Christopher Eccleston, Paul Bettany, entre outros.

Sinopse: "O argumentista e realizador Brian Helgeland, vencedor do Oscar® por LA Confidencial, traz-nos a verdadeira história da ascensão e queda dos mais famosos gangsters de Londres, Reggie e Ronnie Kray, ambos protagonizados por Tom Hardy, num desempenho extraordinário. Juntos, os gémeos Kray tomam conta da cidade. Mas à medida que vão aumentando o território que controlam, as divergências começam a surgir, causadas por lutas pelo poder, loucura descontrolada e por uma mulher - e vão acabar por enfraquecer a ligação entre ambos, o elo mais fraco que pode levar ao colapso do império que construíram".

Crítica a "Legend": http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-legend-lendas-do-crime.html

Trailer de "Legend":



 O quarto destaque vai para "What We Do in the Shadows" (O Que Fazemos nas Sombras). O filme é realizado por Jemaine Clement e Taika Waititi, através do argumento da dupla. "What We Do in the Shadows" conta no elenco com Jemaine Clement, Taika Waititi, Cori Gonzalez-Macuer, Cori Gonzalez-Macuer, entre outros. O filme tem vindo a ser relativamente bem recebido pela crítica internacional, tendo sido exibido pela primeira vez em Portugal na edição de 2015 do MOTELx.

Sinopse (via MOTELx): Viago, Deacon e Vladislav são três vampiros que vivem juntos e tentam sobreviver na sociedade de hoje. Com problemas como pagar a renda, limpar a casa e serem convidados a entrar em discotecas, são iguais a tantos jovens se tirarmos o facto de serem imortais e precisarem de sangue humano para viver. Quando o seu amigo Petyr, um vampiro com 8000 anos, morde Nick, um hipster humano, os vampiros começam a guiá-lo na sua nova vida imortal, e em troca são obrigados a aprender umas coisas sobre a vida moderna, moda, tecnologia e a internet.

Trailer de "What We Do in the Shadows":




Sem comentários: