14 outubro 2015

Estreias da Semana - 15 de Outubro de 2015

 Boa Tarde, caros leitores e leitoras que visitam este espaço ou passaram aqui por engano. Bem-vindos a mais um texto sobre as estreias da semana. Amanhã, dia 15 de Outubro de 2015, chegam sete longas-metragens e uma curta-metragem (a acompanhar "A Uma Hora Incerta) às salas de cinema portuguesas (em circuito comercial). Tal como na maioria das semanas anteriores, irei apenas destacar as obras cinematográficas que prometem despertar algum interesse na minha pessoa a ponto de pretender, mais tarde ou mais cedo, visualizar as mesmas, ou aquelas que já contam com resenha crítica neste espaço. No entanto, antes de começar a debitar informação sobre os destaques, vale a pena salientar os filmes que estreiam esta semana: a reposição de "Johnny Guitar", uma das obras-primas de Nicholas Ray; "Sicario - Infiltrado", o novo filme do realizador Dennis Villeneuve; "Praia do Futuro", um filme protagonizado por Wagner Moura que foi exibido recentemente no Queer Lisboa; "Pan - Viagem à Terra do Nunca", a desastrosa nova adaptação cinematográfica do célebre personagem; a comédia "Sleeping With Other People" (Sem Compromissos), protagonizada por Brie Larson e Jason Sudeikis; "Un moment d'égarement" (Um Momento de Perdição) uma co-produção francesa e belga que conta no elenco com Vincent Cassel, François Cluzet, Alice Isaaz, entre outros; "A Uma Hora Incerta", a nova longa-metragem realizada por Carlos Saboga através de argumento do próprio. "A Uma Hora Incerta" vai ser acompanhado pela curta-metragem "Coro dos Amantes" de Tiago Guedes. Os destaques são os seguintes:


 O primeiro destaque vai para "Sicario - Infiltrado", um filme realizado por Dennis Villeneuve ("Prisoners"), através do argumento de Taylor Sheridan. "Sicario" conta no elenco com Josh Brolin, Benicio Del Toro, Emily Blunt, Jon Bernthal, Jeffrey Donovan, Victor Garber, Lora Martinez-Cunningham, entre outros.

 O enredo de "Sicario" desenrola-se numa cidade de fronteira entre o México e os EUA, onde a lei pouco é cumprida. A história acompanha uma agente do FBI (Blunt) que é designada para colaborar com uma equipa numa operação clandestina para derrubar um barão da droga mexicano. Aos poucos, esta começa a questionar tudo aquilo em que acredita.

Crítica a "Sicario - Infiltrado" - http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-sicario-2015.html

Trailer de "Sicario":




 O segundo destaque vai para a reposição de "Johnny Guitar". O filme foi lançado originalmente a 27 de Maio de 1954, surgindo como uma das obras-primas de Nicholas Ray. O filme foi realizado por Nicholas Ray, através do argumento de Philip Yordan. "Johnny Guitar" conta no elenco com Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes McCambridge, Scott Brady, Ernest Borgnine, John Carradine, entre outros.

Sinopse (via Sapo): Vienna é a dona de saloon na fronteira do Arizona, e é constantemente ameaçada pelos rancheiros que querem sua propriedade por causa da passagem do caminho-de-ferro pela área. Dancin'Kid e o seu grupo são acusados de matar num assalto a uma diligência um dos rancheiros, irmão de Emma. Vienna chama seu ex-amante, o pistoleiro Johnny Guitar, que já não via há cinco anos, para ajudá-la a manter os rancheiros afastados. Emma, que ama Dancin'Kid, tem ciúmes dele com Vienna e quer enforcar ambos, acusando Dancin'Kid de participar do crime que matou seu irmão. As duas se confrontam numa última luta inusitada e mortal.

Trailer de "Johnny Guitar":




 O terceiro destaque vai para "Praia do Futuro", o elogiado novo filme do realizador Karim Aïnouz. O filme contou com um percurso bastante interessante a nível de festivais de cinema, tendo estreado mundialmente na edição de 2014 do Berlin International Film Festival. Vale ainda a pena recordar que "Praia do Futuro" foi exibido na edição de 2015 do Queer Lisboa. O filme é realizado por Karim Aïnouz através do argumento do próprio e Felipe Bragança. "Praia do Futuro" conta no elenco com Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuíta Barbosa, Fred Lima, entre outros.

Sinopse: Donato é salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ayrton é um menino que sonha com motos e super-heróis e admira a coragem do irmão mais velho em atirar-se para as ondas para salvar desconhecidos. Quando falha pela primeira vez em resgatar uma vida no mar, Donato acaba por conhecer Konrad, um alemão piloto de moto velocidade, amigo do afogado. Donato parte com Konrad para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo para trás. Anos depois, Ayrton, já adolescente, aventura-se em busca de Donato para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói.

Trailer de "Praia do Futuro":




 O quarto destaque vai para "Pan: Viagem à Terra do Nunca", uma obra cinematográfica que foi pouco apreciada por este blogger. O filme é realizado por Joe Wright, através do argumento de Jason Fuchs. "Pan" conta no elenco com Rooney Mara, Garrett Hedlund, Hugh Jackman, Adeel Akhtar, Levi Miller, entre outros.

Sinopse: "Peter (Levi Miller – voz de Manuel Sá Nogueira na versão dobrada) é um inconformado menino de 12 anos com um lado rebelde irrepressível, qualidades que, no sombrio orfanato de Londres onde viveu toda a sua vida, não são propriamente apreciadas. No entanto, eis que chega uma noite incrível, a noite em que Peter é levado do orfanato e transportado para um fantástico mundo de piratas, guerreiros e fadas - a Terra Do Nunca. Aqui, Peter vive verdadeiras aventuras e trava destemidas batalhas, ao mesmo tempo que tenta desvendar o segredo da sua mãe, que o deixou no orfanato há muitos anos atrás, e encontrar o seu lugar de direito nesta terra mágica. Mas, para descobrir o seu verdadeiro destino e ao mesmo tempo salvar a Terra do Nunca, Peter terá que, em conjunto com a guerreira Tiger Lily (Rooney Mara - voz de Rita Redshoes na versão dobrada) e o seu novo amigo James Hook (Garrett Hedlund - voz de Rui Unas na versão dobrada), derrotar o impiedoso pirata Barba-Negra (Hugh Jackman - voz de Joaquim de Almeida na versão dobrada), tornando-se no herói que viverá para todo o sempre nos nossos corações conhecido como Peter Pan". 

Crítica a "Pan" - http://bogiecinema.blogspot.pt/2015/10/resenha-critica-pan-viagem-terra-do.html 

Trailer de "Pan": 

Sem comentários: