04 setembro 2015

Estreias da semana - 3 de Agosto de 2014

Boa-noite, caros leitores, e bem-vindos a um post das estreias da semana (hoje, mais tarde do que o habitual).

Ontem, dia 3 de Setembro, estrearam cinco filmes nas salas de cinema portuguesas, que como poderemos constatar parecem ser bastante variados entre si.

Teremos por exemplo filmes tão díspares como o blockbuster de espiões "O Agente da U.N.C.L.E.", e "A Ovelha Choné: O Filme", uma obra de animação de produção franco-britânica.

Estreia também o filme de terror norte-americano, desenrolado no Irão, "Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa", e ainda o drama e comédia "Ricki e os Flash", protagonizado por Meryl Streep.

Teremos também o documentário angolano e português "Vontade de Vencer".

Passarei agora a destacar os filmes que, deste grupo, chamaram a nossa atenção, escrevendo alguma informação essencial sobre os mesmos.


Antes de mais destacamos "O Agente da U.N.C.L.E.", um filme de espiões cuja ação se desenrola na década de 60 do século passado, baseado numa série televisiva de 1964 com o mesmo nome. O Aníbal já viu o filme e, apesar de não ter ficado maravilhado, entreteu-se em toda a sua duração, tal como o disse numa crítica que já está no nosso blog, que termina da seguinte maneira: «Esta abordagem à temática da espionagem em plena Guerra Fria, a envolver elementos dos EUA e União Soviética, é efectuada de forma relativamente leve, sem a complexidade e crueza da série "The Americans" (para dar um exemplo de um trabalho recente a abordar a temática), com Guy Ritchie a conseguir bombear a narrativa de ritmo, embora, por vezes, falte tensão e inquietação, a capacidade de nos transmitir um sentimento de dúvida em relação ao sucesso dos protagonistas no cumprimento da missão. "The Man From U.N.C.L.E." consegue mesclar com sucesso a intriga internacional relacionada com o caso que tem de ser resolvido pelos protagonistas com algum humor, muito estilo, boa música e um guarda-roupa magnífico, permitindo a Alicia Vikander e Elizabeth Debicki exibirem as suas qualidades, enquanto Armie Hammer e Henry Cavill não comprometem, com Guy Ritchie a elaborar um filme de espionagem com mais estilo do que conteúdo. Parecia existir potencial para mais, mas também é verdade que não dei um único minuto por perdido, com "The Man From U.N.C.L.E." a cumprir no quesito de divertir, envolver e entreter (pelo menos esta pessoa que escreve este texto), encontrando-se longe de poder ser considerado uma pepineira

O filme foi realizado por Guy Ritchie, a partir de um argumento do próprio e de Lionel Wigram.

O seu elenco é composto por Henry Cavill, Armie Hammer, Alicia Vikander, Elizabeth Debicki, Jared Harris, Hugh Grant, entre outros.

Sinopse: Tendo como cenário o início da década de 60, no auge da Guerra Fria, a história de “O Agente da U.N.C.L.E.” centra-se no agente da CIA, Solo, e no espião da KGB Kuryakin. Forçados a colocar as diferenças de lado, os dois juntam-se numa missão para travar uma misteriosa organização criminosa internacional, que está empenhada em desestabilizar o poder com a proliferação de armas nucleares e tecnologia militar. A única pista da dupla na investigação é a filha de um cientista alemão desaparecido, que pode ser a chave para eles se infiltrarem na organização criminosa. Agora os dois precisam correr contra o tempo para encontrar o cientista e evitar uma catástrofe mundial.

Trailer





Faço questão de realçar, em seguida, a estreia de "A Ovelha Choné: O Filme", uma obra de animação que tem recebido críticas muito positivas, e que possivelmente veremos, nem que seja por curiosidade, num futuro próximo.

O filme foi escrito e realizado por Mark Burton e Richard Starzak.

O seu elenco vocal é composto por Justin Fletcher, John Sparkes, Omid Djalili, Richard Webber, Kate Harbour, Tim Hands, entre outros.

Sinopse: Choné, uma ovelha esperta e matreira, vive com o seu rebanho na quinta Vale Verdejante sob a supervisão do Agricultor e de Bitzer, um cão pastor com boas intenções, mas pouco eficaz. Apesar dos esforços da Ovelha Choné, a vida na quinta caiu numa rotina enfadonha e ela conjura um plano engenhoso para conseguir um dia de folga. No entanto, o plano da Ovelha Choné descontrola-se rapidamente e faz com que o indefeso Agricultor acabe longe da quinta. Com a ajuda do rebanho, Choné tem de deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Grande Cidade, para salvar o Agricultor… e falhar não é uma opção. Mas, como irão as ovelhas sobreviver? Conseguirão passar despercebidas, evitar que descubram que são ovelhas e dessa forma manterem-se a salvo das garras do malvado funcionário do controlo animal?

Trailer





O filme que destacamos em terceiro lugar é o de terror "Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa", que arrecadou alguns prémios nalguns festivais como o de Hawaii ou Sitges, tendo ainda sido muito bem recebido pela crítica norte-americana.

O filme foi realizado por Ana Lily Amirpour, a partir de um argumento da própria.

Sheila Vand, Arash Marandi, Mozhan Marnò, Dominic Rains, Marshall Manesh, e Rome Shadanloo fazem parte do seu elenco.

Sinopse: Há coisas estranhas a acontecer na Cidade Malvada. A cidade fantasma iraniana, terra de prostitutas, drogados, chulos e outras almas sórdidas, é um lugar que fede a morte e desespero, onde uma solitária vampira persegue os habitantes mais repugnantes da cidade. Mas quando um rapaz conhece uma rapariga, uma história de amor invulgar começa a desabrochar... em tons de vermelho sangue.

Trailer





Realço ainda a estreia de "Ricki e os Flash", o novo filme de Jonathan Demme, que não tem tido a maior aceitação por parte da crítica norte-americana, tendo sido relativamente aceite pelo público.

O filme foi realizado por Demme, e o argumento escrito por Diablo Cody.

Meryl Streep, Rick Rosas, Bernie Worrell, Kevin Kline, Ben Platt, Jim Roche, Big Jim Wheeler, Peter C. Demme, Joe Vitale e Mamie Gummer fazem parte do elenco.

Sinopse: Num filme recheado de música e performances ao vivo, Ricki é uma lenda da guitarra que desistiu de tudo pelo sonho de ser uma estrela do rock. De regresso a casa, terá de refazer laços e sobretudo fazer as pazes com a sua familia - além da filha, há o confronto entre o um dos elementos da banda, que é apaixonado por Ricki, e o seu ex-marido...


Trailer

Sem comentários: