16 setembro 2015

Estreias da semana - 17 de Setembro de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 17 de Setembro, estrearão oito filmes nas salas de cinema portuguesas, muito diferentes entre si. Por motivos de pragmatismo, separá-los-ei, inicialmente, por nacionalidade, como de costume.

Assim sendo, realce em primeiro lugar para as três co-produções internacionais, nomeadamente a luso-brasileira "Cinzento e Negro", realizada e escrita por Luís Filipe Rocha, a franco-indiana "Masaan" e, ainda, "O Rosto da Inocência", provindo da Itália, Espanha e Reino Unido.

Teremos ainda um filme produzido na Austrália, a comédia "O Outro Lado do Sexo", e quatro vindos dos Estados Unidos: "Homem Irracional", o novo de Woody Allen; "O Rio Perdido", a estreia de Ryan Gosling nos cargos de realizador e argumentista; "Sem Saída", um thriller de ação com Pierce Brosnan e Owen Wilson, e, por fim, "Maze Runner: Provas de Fogo", outra obra de ação e ficção-científica.

Como é nosso hábito, feitas as apresentações, irei agora destacar os filmes que, por um motivo ou por outro, chamaram mais a nossa atenção.


Realço antes de mais a estreia de "Homem Irracional", o novo filme escrito e realizado por Woody Allen, protagonizado por Joaquin Phoenix e Emma Stone. Para não variar a obra não convenceu a maior parte da crítica norte-americana mas, da nossa parte, isso não é nada preocupante, pois foi isso mesmo que aconteceu com três dos últimos cinco filmes realizados pelo cineasta.

O filme conta no elenco com Parker Posey ("Louie"), Jamie Blackley ("If I Stay"), Joaquin Phoenix ("The Master"), Emma Stone ("Magic in the Moonlight"), entre outros.

Sinopse de "Irrational Man": O professor de filosofia Abe Lucas (Joaquin Phoenix) está emocionalmente frágil, incapaz de encontrar qualquer significado ou alegria na vida. Sente que tudo o que tentou fazer, desde o ativismo político ao ensino, não fez qualquer diferença na sua existência. Ao mudar-se para uma pequena cidade para lecionar uma nova turma, Abe envolve-se com duas mulheres: Rita Richards (Parker Posey), uma professora solitária que só deseja que ele a liberte do seu casamento infeliz; e Jill Pollard (Emma Stone), a sua jovem e melhor aluna, que se torna na sua melhor amiga. Jill adora o seu namorado Roy (Jamie Blackley), mas descobre em Abe a sua personalidade artística, torturada, sensível e um passado exótico irresistível. Mesmo mostrando todos estes sinais de desequilíbrio mental, Jill não consegue parar de sentir enorme fascínio pelo seu professor e amigo. Ainda assim, quando ela tenta dar um passo à frente na relação entre ambos, ele recua. Tudo se altera quando Abe e Jill ouvem a conversa de um estranho e sentem-se mergulhados nessa história que parece ter sido escrita para eles. Ao fazer uma introspeção profunda à sua existência, Abe sente-se com toda a força e energia para abraçar novamente a vida. Mas a sua decisão define uma série de acontecimentos que irão afetar Abe, Jill e Rita, para sempre.

Trailer





Sobressai igualmente a estreia do drama "Masaan", que tem agradado a crítica estrangeira tendo mesmo chegado a ser premiado no Festival de Cannes deste ano, sendo muito provável que, eventualmente, o vejamos.

O filme foi realizado por Neeraj Ghaywan, a partir de um argumento de Varun Grover.

Richa Chadda, Sanjay Mishra, Vicky Kaushal e Vinit Kumar fazem parte do elenco.

Sinopse: Benares, cidade santa mas margens do rio Ganges, castiga cruelmente aqueles que brincam com as tradições morais... Deepak, um jovem oriundo dos bairros pobres, apaixona-se perdidamente por uma mulher que não pertence à mesma casta. Devi, uma estudante perdida, vive torturada por um sentimento de culpabilidade após o desaparecimento do primeiro amante. Pathak, pai de Devi, vítima da corrupção policial, perde o seu sentido moral em troca de dinheiro, e Jhonta é um jovem que procura uma família. Todos são personagens à procura de um futuro melhor, divididos entre o turbilhão da modernidade e a fidelidade às tradições, e cujos caminhos, em breve, se cruzarão…

Trailer





Salientamos também a estreia de "Rio Perdido", por ser o filme que marca a estreia do até então ator Ryan Gosling no cargo de realizador e argumentista. A obra não tem convencido a crítica e parece que dificilmente agradará a grande parte das suas audiências, mas, mesmo assim, estamos curiosos e esperançosos.

"O Rio Perdido" conta no elenco com Matt Smith ("Doctor Who"), Eva Mendes ("The Place Beyond the Pines"), Ben Mendelsohn ("Killing Them Softly"), Christina Hendricks ("Drive"), Saoirse Ronan ("The Grand Budapest Hotel"), entre outros.

Sinopse: Billy (Christina Hendricks), uma mãe solteira de dois filhos, quer ficar onde está mas precisa urgentemente de arranjar dinheiro para manter a casa de família e assim aceita a proposta de uma discoteca decadente, onde conhece a misteriosa Cat (Eva Mendes). Mas sem saber acaba por colocar a sua vida e a da família em perigo. Com o filho mais velho, Bones (Iain de Caestecker), a aceitar esta situação com violência, a única réstia de esperança para uma nova vida parece surgir quando Bones descobre uma misteriosa estrada secreta no meio de um rio que conduz a uma cidade debaixo de água.

Trailer





Teremos também nas nossas salas "O Outro Lado do Sexo", uma comédia que tem sido aceite pelo seu público e, de certa maneira, também pela crítica norte-americana.

O filme foi realizado por Josh Lawson, a partir de um argumento da autoria do próprio.

Do seu elenco fazem parte Bojana Novakovic, Damon Herriman, Josh Lawson, Ben Lawson, entre outros.

Sinopse: Paul e Maeve são um típico casal de classe média, com sucesso profissional e uma vida que aparente não faltar nada. Paul tem uma especial atração por pés, mas fica surpreendido quando Maeve revela-lhe que tem a fantasia de ser forçada a relações sexuais por um estranho. Evie e Dan tentam salvar o casamento através de jogos de personagens no quarto. Para Phil, Maureen era a mulher dos seus sonhos. Agora é alguém que evita sempre que pode. Um dia reencontra a sua velha paixão quando Maureen toma comprimidos para dormir e fica a dormir que nem uma pedra. Rowena não consegue encontrar prazer na sua relação com Richard. Reencontra-a quando Richard emociona-se num funeral. Passa a fazer tudo o que pode para manter o marido a chorar para ter a sua satisfação na cama. Sam é um artista surdo que telefona para um serviço de tradução de Lingua Gestual para interpretarem uma chamada erótica. Cabe a Monica esta tarefa para a qual não estava minimamente preparada.

Trailer





Por fim destacarei a estreia de "O Rosto da Inocência", que tem tido críticas negativas lá fora mas que, seja como for, é realizado pelo reputado Michael Winterbottom, e protagonizado pelo talentoso Daniel Brühl.

O argumento da obra foi escrito por Paul Viragh, e o seu elenco é composto por Brühl, Cara Delevingne, Kate Beckinsale, Ava Acres, Lucy Cohu, entre outros.

Sinopse: O argumento de "The Face of an Angel" é baseado no livro "Angel Face" de Barbie Latza Nadeau. O enredo é inspirado no caso de Amanda Knox, uma estudante de Seattle que vivia em Perugia, na Itália, e partilhava casa com a britânica Meredith Kercher quando esta foi encontrada morta em 1 de Novembro de 2007. Knox e o seu ex-namorado, Rafaelle Sollecito foram condenados no julgamento em 2009 pelo homicídio da amiga e depois ilibados quando o tribunal anulou o veredicto por “falta de provas materiais”. Em "The Face of Angel", Delevingne vai interpretar a suspeita de assassinato, enquanto Beckinsale vai dar vida a uma jornalista que investiga o caso. Brühl interpreta um realizador de documentários que procura descobrir a verdade sobre o caso.

Trailer

Sem comentários: