30 setembro 2015

Estreias da semana - 1 de Outubro de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 1 de Outubro, teremos cinco novos filmes nas salas de cinema portuguesas, todos aparentemente diferentes entre si. Como de costume, começarei por diferenciá-los conforme a sua nacionalidade, para ser mais pragmático.

Assim sendo, começo pelos norte-americanos, que são os mais numerosos. Em primeiro lugar temos "Perdido em Marte", uma obra ambiciosa realizada por Ridley Scott e protagonizada por Matt Damon, e em segundo "O Estagiário", uma comédia suportável com Robert De Niro e Anne Hathaway.

Teremos ainda uma obra francesa, nomeadamente "Barbecue", uma comédia de Eric Lavaine.

As duas estreias restantes são co-produções internacionais. "A Surpresa" é uma comédia romântica proveniente da Holanda, Bélgica, Alemanha e Irlanda, e "Lendas de Oz: O Regresso de Dorothy" provém dos Estados Unidos e da Índia.

Realço em seguida as estreias que, por um motivo ou por outro, chamaram mais a nossa atenção.

De todas estas estreias, aquela que destacamos antes de mais é "Perdido em Marte", um obra de ficção-científica realizada por Ridley Scott que tem sido apreciada pela crítica e pelo público norte-americanos, e que eventualmente havemos de visionar num futuro próximo, ou pelo menos é isso que esperamos.

O filme foi realizado por Ridley Scott, através do argumento de Drew Goddard.

"The Martian" conta no elenco com Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Kate Mara, Sebastian Stan, Aksel Hennie, Chiwetel Ejiofor.

O argumento de "The Martian" é baseado no livro homónimo de Andy Weir. O filme tem a seguinte sinopse: Durante uma missão tripulada a Marte, o Astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma tempestade e deixado para trás pela sua tripulação. Mas Watney sobreviveu e encontra-se preso e só num planeta hostil. Com escassos mantimentos, ele terá que contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de enviar para a Terra um sinal de que está vivo. A milhões de quilómetros de distânica, a NASA e uma equipa de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer Watney de volta, enquanto, simultaneamente os seus colegas de tripulação planeiam uma ousada – se não impossível – missão de resgate. Com a revelação destas histórias de incrível coragem, o mundo une-se por uma causa – o seguro regresso de Watney.

Trailer





Realço em seguida a estreia de "A Surpresa", uma comédia romântica que o Aníbal já viu e considerou agradável, tendo-lhe mesmo escrito um texto que termina da seguinte forma: «Cornald cuidara da propriedade de Jacob com enorme zelo, com esta mansão a surgir como um espaço de largas dimensões que, quando o protagonista fica a sós, após dispensar os seus funcionários, ainda adensa mais a sua solidão. Temos ainda momentos estranhamente ternos, tais como o protagonista a dar a mão a Anne quando espera que um camião se dirija em direcção aos mesmos, acabando por sentir um calor humano que não esperava, num trecho de estranho romantismo ou não estivéssemos diante de uma obra cinematográfica que flutua sobretudo pelas águas do romance. O argumento é relativamente eficaz, tendo sido inspirado num conto da autoria de Belcampo, com Mike van Diem a criar uma obra agradável de acompanhar, que se encontra longe de surpreender mas é convincente o suficiente para nos prender, sobretudo devido à sua dupla de protagonistas e às situações peculiares em que Anne e Jacob são envolvidos.»

O filme foi escrito e realizado por Mike van Diem, e conta no elenco com Jeroen van Koningsbrugge, Georgina Verbaan, Jan Decleir, Henry Goodman, entre outros.

Sinopse: Jacob, um multimilionário, está pela primeira vez na vida enamorado e tudo lhe parece um sonho. Mas conhece a bela e cativante Anne em circunstâncias difíceis de conceber: ambos contrataram uma empresa que põe fim à vida dos clientes que não têm coragem para fazê-lo com as suas próprias mãos e de forma a que morte os surpreenda… o problema é que depois de assinado o contrato pouco ou nada há a fazer…

Trailer

A SURPRESA - Trailer Legendado from Cinemundo on Vimeo.



Por fim destaco a estreia de "O Estagiário", uma obra protagonizada por Robert De Niro e Anne Hathaway, que o nosso crítico também já visionou. A crítica que ele lhe escreveu conclui-se precisamente desta maneira: «Não falta ainda product placement à bruta, seja ao Starbucks, seja à Apple, seja às batatas Pringles, entre outras empresas que são introduzidas quase a pedido ao longo do enredo deste filme marcado por alguns momentos de humor que Nancy Meyers a espaços faz com que funcionem. Com alguns momentos demasiado açucarados e diálogos nem sempre subtis, "The Intern" sobressai não só pelas interpretações agradáveis de Anne Hathaway e Robert De Niro, uma dupla que apresenta uma dinâmica assinalável ao longo do enredo, mas também por um elenco secundário que sabe estar à altura dos acontecimentos, num filme que raramente surpreende ou desafia o espectador, tendo na sua leveza e nos intérpretes dos protagonistas os seus maiores trunfos

A obra foi escrita por Nancy Meyers, a partir de um argumento da própria.

A obra tem no seu elenco Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Adam DeVine, Zack Pearlman, entre outros.

O enredo de "The Intern" centra-se na dona de um serviço de e-business ligado ao mundo da moda, que participa num programa de incentivo para receber estagiários na empresa. Esta acaba por receber um viúvo de setenta anos (De Niro) como o seu novo estagiário.

Trailer

Sem comentários: