06 agosto 2015

Estreias da semana - 6 de Agosto de 2015

Boa-noite, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

Estamos em Agosto e, por isso, como tantas vezes acontece, a grande maioria dos filmes que estreiam nas nossas salas não nos parecem nada apetecíveis, mas, mesmo assim, lá conseguimos distinguir um ou outro que nos chamaram mais a atenção, os quais evidenciarei mais abaixo.

Por agora procederei como de costume, ao referir cada estreia brevemente, separando-a por nacionalidade.

Assim, temos o punhado de estreias habitual vindo dos Estados Unidos, como a comédia "Descarrilada"; a comédia romântica "Amo-te Como És", protagonizada por Evan Rachel Wood e Scott Speedman; o drama romântico "A Face do Amor" (até parece que estamos no mês de Fevereiro), com Annette Bening e Ed Harris; o blockbuster de ação "Quarteto Fantástico" e ainda o filme de terror "Insidious: Capítulo 3", uma co-produção canadiana e norte-americana.

Fora dos Estados Unidos teremos apenas dois filmes: por um lado o irlandês e australiano "Em Terra Estranha", com Nicole Kidman, Hugo Weaving e Joseph Fiennes e, por outro, o francês "Longe dos Homens", sobre o qual já nos focaremos.


Destes filmes todos, aquele que destacamos mais é precisamente "Longe dos Homens", uma obra premiada nos festivais de Veneza, Roma e de Munique, que o Aníbal já viu e apreciou, tendo-lhe até escrito uma crítica que termina da seguinte forma: «Veja-se quando ficam abrigados num vilarejo, num espaço onde acendem uma fogueira, ou quando se encontram junto dos elementos argelinos, aproveitando para efectuarem confidências e revelarem mais um sobre o outro, com a cinematografia, a banda sonora e o trabalho dos actores a contribuírem para a eficácia destes momentos em atribuírem maior dimensão a Mohamed e Daru. Juntos para uma jornada pelos áridos e perigosos territórios montanhosos argelinos, Daru e Mohamed lidam com dilemas morais, conhecem-se e dão-se a conhecer ao longo de um drama humano competente onde os sentimentos parecem na maioria das vezes ser expostos de forma sincera, enquanto Reda Kateb e Viggo Mortensen brindam-nos com duas interpretações que agarram o enredo pelos colarinhos e evidenciam o talento de ambos para a representação

O filme foi realizado por David Oelhoffen, a partir de um argumento da autoria do próprio.

O seu elenco é composto por Viggo Mortensen, Reda Kateb, Djemel Barek, Vincent Martin, entre outros.

Sinopse: Na Argélia, 1954, grassa a convulsão social. A meio de um inverno gelado, Daru, o professor solitário, tem de escoltar Mohamed, um aldeão acusado de homicídio. Perseguidos por homens a cavalo que procuram justiça sumária e colonos vingativos, os dois homens decidem enfrentar o desconhecido. Juntos, lutam para obter a sua liberdade.

Trailer





Realce também para a comédia "Descarrilada", o novo filme do realizador Judd Apatow, que até tem tido opiniões positivas por parte da crítica norte-americana, o que, para este género, não é muito comum.

O argumento da obra foi escrito por Amy Schumer, que também protagoniza o filme.

Para além de Schumer, fazem parte do elenco Bill Hader, Colin Quinn, Brie Larson, Mike Birbiglia, e Josh Segarra.

Sinopse: Desde pequena que o patife do pai incutiu em Amy que a monogamia não é realista. Agora escritora numa revista, Amy rege-se por esse lema desfrutar de uma vida desinibida, livre de sufocos e compromissos românticos aborrecidos mas na verdade, ela caiu na rotina. Quando se apercebe que se está a apaixonar pelo tema do seu novo artigo, o charmoso e bem-sucedido médico Aaron Conners, Amy começa a pensar se outros adultos, incluindo este tipo que parece gostar realmente dela, podem estar a fim de algo.

Trailer





Realçamos também a estreia de "Insidious: Capítulo 3", o terceiro capítulo da saga mas, no entanto, uma prequela, que parece ser uma opção razoável para os aficionados dos filmes de terror, tendo tido até algumas pontuações positivas por parte dos críticos norte-americanos, o que também é raro tendo em conta a forma como os filmes deste género são varridos constantemente pela crítica.

O argumento do filme foi escrito por Leigh Whannell, que também se estreia, pela primeira vez, no cargo de realizador.

O elenco é composto por Dermot Mulroney, Stefanie Scott, Angus Sampson, Leigh Whannell, Lin Shaye, entre outros.

Sinopse: Desta vez, os acontecimentos narrados dizem respeito a um tempo anterior ao assombro da família Lambert. Acompanhamos a psíquica Elise Rainier, que acaba por aceitar, apesar de não logo à primeira, o caso de uma adolescente que se tornou instrumento duma entidade sobrenatural. Rainer terá de estabelecer contacto com o além e comunicar com os mortos para ajudar a jovem e salvar-lhe a vida.

Trailer

Sem comentários: