29 julho 2015

Estreias da semana - 30 de Julho de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 30 de Julho, vão estrear sete novos filmes nas salas de cinema portuguesas, que como de costume separarei, inicialmente, por género e nacionalidade.

Nesta semana denota-se que as nacionalidades são particularmente diversas, como se comprova logo na co-produção internacional "Pixels", protagonizada por Adam Sandler, que provém dos Estados Unidos, do Canadá e da China. Também dos Estados Unidos chega-nos o thriller "À Prova de Fogo",

Chegam-nos igualmente algumas obras europeias, como a britânica de ação e ficção-científica "A Supremacia dos Robots"; a comédia francesa "Babysitting - Loucura Fora de Horas" e o português "O Pátio das Cantigas", uma "nova versão" do famoso filme de 1942.

Teremos ainda o australiano "O Predestinado" e o drama chinês "Regresso a Casa", que são as obras que mais destaque merecem, nesta semana que, de resto, não levanta grandes expectativas.


O filme que realçamos antes de mais é "Regresso a Casa", o novo do cineasta chinês Zhang Yimou, que o Aníbal já viu e apreciou, tendo-lhe mesmo escrito uma crítica que termina da seguinte maneira: «Temos também o marcante momento em que Dandan chora à chuva, num cenário tão escuro e obscuro como os sentimentos que esta sente, após ter sido colocada de fora de uma posição de relevo da peça devido a ser filha de um criminoso. Diga-se que não vemos ninguém a dizer directamente a esta que não foi seleccionada para protagonizar o espectáculo de ballet, com Zhang Yimou a não ficar refém de demasiadas explicações, confiando na inteligência do espectador, embora em alguns momentos se repita nas questões relacionadas com a perda parcial de memória da protagonista, ao longo de um enredo que teve como base o livro "The Criminal Lu Yanshi" de Geling Yan (autora de "13 Flowers of Nanjing", um livro que serviu de base para "Flowers of War"). Entre um casamento apenas vivo pelas memórias do passado e uma relação conspurcada pelos traumas de outrora, "Coming Home" surge-nos como um drama humano terno e delicado, capaz de nos envolver na sua teia narrativa e emocionar. Zhang Yimou pode ter alguns tropeções ao longo da sua carreira, mas este certamente não é um deles.»

O argumento do filme foi escrito por Zou Jingzhi, e o seu elenco é composto por Chen Daoming, Gong Li, Zhang Huiwen, entre outros.

Sinopse: Durante a Revolução Cultural da China no início de 1970, Lu Yanshi é enviado para um campo de trabalho forçado. Ele tenta fugir, mas por causa da sua filha, uma estudante de ballet mimada chamada Dandan, o plano fracassa. Com o fim da revolução, Lu retorna a casa, mas encontra a sua esposa, Feng Wanyu, sem memória. Sem conseguir reconhecê-lo, ela espera pacientemente pelo retorno de seu marido. Lu Yanshi vai ter que lutar para ressuscitar o seu passado e despertar a memória da sua esposa.

Trailer





É particularmente difícil encontrar grandes motivos de interesse, da nossa parte, no visionamento dos restantes filmes, mas ainda assim pode-se destacar o drama de ficção-científica "Predestinado", que tem tido alguma aceitação por parte da crítica norte-americana.

A obra foi realizada pelos irmãos Michael e Peter Spierig (as The Spierig Brothers), a partir de um argumento da autoria dos mesmos.

Ethan Hawke, Noah Taylor, Sarah Snook, Christopher Kirby, Madeleine West, Jim Knobeloch e Freya Stafford fazem parte do seu elenco.

O enredo de "Predestination" acompanha um agente que utiliza as viagens no tempo como recurso para resolver os casos para os quais é designado. A última missão da carreira do protagonista passa por encontrar o único criminoso que conseguiu enganá-lo ao longo do tempo.

Trailer





Teremos também nas nossas salas o thriller "À Prova de Fogo", protagonizado por Michael Douglas, que talvez seja uma opção razoável para os aficionados deste género de filmes ou do ator.

A obra foi realizada por Jean-Baptiste Léonetti, a partir de um argumento de Stephen Susco.

O elenco é composto por Michael Douglas, Jeremy Irvine, Ronny Cox, Hanna Mangan Lawrence, Martin Palmer, entre outros.

Sinopse: A história de um arrogante empresário que também é um exímio caçador da natureza vai contratar um jovem guia que o conduzirá até ao deserto americano, em busca da sua máxima glória. Algo corre mal e o empresário acaba por matar um homem inocente. A partir desse momento, inicia-se um jogo de gato e rato assim que o guia se nega a participar no abafamento do caso.


Trailer

Sem comentários: