01 julho 2015

Estreias da semana - 2 de Julho de 2015

Boa-tarde, caríssimos leitores deste espaço, e sede bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

Fiquem desde já a saber que a partir de amanhã, de 2 de Julho, vão estrear oito novos filmes nas salas de cinema. Começarei, como é hábito, por mencioná-los separados de acordo com o género e a nacionalidade.

Assim sendo, dos Estados Unidos chegam-nos duas obras que têm como objetivo arrecadar numerosas receitas de bilheteira, sendo uma delas "Magic Mike XXL", a sequela do filme realizado por Steven Soderbergh, desta vez realizada por Gregory Jacobs; e "Exterminador: Genesys", uma espécie de sequela/reboot que surge como o quinto filme da saga "Exterminador Implacável".

Chegam-nos também dois filmes franco-belgas, bem diferentes por sinal, sendo um deles o de ação "A Rede do Crime" e o outro o drama / comédia "O Preço da Fama", os quais serão abordados mais abaixo.

Teremos ainda outros filmes que consistem em produções multinacionais, como é o caso do britânico e jordano drama/thriller "Kajaki"; o estónio e georgiano "Tangerinas"; o documentário "Pixadores", proveniente da Escandinávia; e ainda "As Nuvens de Sils Maria", que tem produtoras de países que vão desde a França aos Estados Unidos, passando pela Suiça, Bélgica e Alemanha.

De todos estes filmes, realçamos em primeiro lugar a estreia de "As Nuvens de Sils Maria", que arrecadou alguns prémios em França, e que é protagonizado pela Juliette Binoche, e que o Aníbal já viu e também gostou, como se pode comprovar pela conclusão da crítica que ele lhe escreveu: «É um filme de falsa simplicidade, que procura exibir as matizes do trabalho dos actores, neste caso das actrizes, permitindo explorar as diferentes formas de encarar o mesmo. Maria consome-se com a sua personagem. Jo-Ann leva tudo na descontracção. São duas gerações distintas num filme que tem algo de especial, com os cenários em Sils Maria a darem um tom místico e poético à narrativa, enquanto Olivier Assayas explora um enredo que permite a Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloe Moretz sobressaírem como estas mulheres com personalidades muito próprias, com os seus defeitos e virtudes que se vão dando a conhecer ao longo de "Clouds of Sils Maria", ao mesmo tempo que o cineasta aproveita para efectuar um comentário sobre a arte

O filme foi realizado por Olivier Assayas, a partir de um argumento do próprio.

O seu elenco compõe-se de Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz, Johnny Flynn, Lars Eidinger e Hanns Zischler.

Sinopse: Aos dezoito anos, a Maria Enders conheceu o sucesso no teatro ao encarnar a Sigrid, uma jovem ambiciosa e atraente que leva ao suicídio uma mulher mais madura, a Helena. Vinte anos mais tarde propõem-lhe entrar de novo nessa peça, mas, desta vez, no papel da Helena…

Trailer





Destacamos igualmente o drama "Tangerinas", que entre 2013 e 2015 foi premiado em festivais como o de Talinn, Jerusalém e Varsóvia, e que o Aníbal já viu e apreciou. Já temos uma crítica ao mesmo no nosso espaço, que termina da seguinte maneira: «"Tangerinas" nunca procura explorar de forma profunda as raízes deste conflito, procurando algo mais contido, centrado num conjunto restrito de personagens masculinos (não existem personagens femininas), num enredo com uma mensagem anti-guerra que facilmente se torna universal. Estes homens parecem ser guiados por um sentido de honra muito próprio numa obra filmada na Geórgia, em cenários que procuram traduzir a realidade de um território rural da Abecásia como se fosse durante a data em que se desenrola o filme, com Zaza Urushadze a ter um enorme mérito na forma eficaz como explora e desenvolve as temáticas apresentadas. Se Magnus procura preservar as tangerinas e ganhar algum dinheiro com as mesmas, já Ivo introduz no interior da sua habitação uma dupla que prometia ser explosiva e aniquilar-se, com esta obra cinematográfica realizada por Zaza Urushadze a explorar como as dinâmicas entre os seres humanos podem ser complexas e como um filme pode esconder na sua aparente simplicidade um conjunto de temáticas que merecem reflexão

O filme foi realizado e escrito por Zaza Urushadze.

Elmo Nüganen, Giorgi Nakashidze, Lembit Ulfsak, Misha Meskhi e Raivo Trass fazem parte do seu elenco.

Sinopse: Algumas aldeias foram fundadas por estónios na Abecásia, na segunda metade do século XIX. A guerra entre Georgia e Abecásia deflagrou em 1992 e alterou a vida pacífica dos habitantes estonianos. Muitos escolheram regressar à sua terra natal, deixando as aldeias vazias. O estoniano Ivo foi um dos que ficou, para fazer as colheitas das plantações de tangerinas. Com o conflito à porta, um homem ferido fica para trás e Ivo acolhe-o.

Trailer






Realçamos também a estreia do documentário "Pixadores", escrito e realizado pelo iraniano Amir Escandari.

Sinopse: Pixadores é um filme sobre um grupo de jovens da periferia de São Paulo, no Brasil: Djan, William, Biscoito e Ricardo. Estão desempregados ou fazem biscates para sustentar as famílias.
Vivem para a pixação, uma forma única de arte urbana, originária de São Paulo. Os pixadores escrevem mensagens enigmáticas nos lugares mais inacessíveis que encontram, como, por exemplo, em edifícios altos. Expressam a sua revolta contra a sociedade, com os seus sloganspintados nas paredes da cidade, à noite.
Um convite surpresa para o grupo apresentar o seu trabalho enquanto artistas na Bienal de Berlim, muda as suas vidas. Entram num outro mundo, um mundo que passaram anos a ridicularizar e a atacar.
Precisam de obter documentos de identificação para poder viajar. Rapidamente se apercebem que o convite para a Bienal de Berlim está repleta de termos e condições que desaprovam. Tal como não aprovam a tela branca sobre a qual são convidados a pintar quando, finalmente, chegam a Berlim.
O workshop termina em caos. A viagem a Berlim é um triunfo para o movimento, mas a sua amizade fica abalada, com os problemas surgidos em Berlim a seguirem-nos até casa, onde são confrontados com questões legais.

Trailer





Realçamos também a estreia de "O Preço da Fama", um filme realizado pelo francês Xavier Beauvois, vastamente premiado durante a sua carreira em festivais como os de Cannes, Veneza e Palm Springs, por obras como "Des hommes et des dieux" ou "Le petit lieutenant".

O argumento do filme foi escrito pelo próprio Beauvois e por Etienne Comar, tendo ainda contado com a colaboração de Marie-Julie Maille.

O seu elenco compõe-se de Benoît Poelvoorde, Chiara Mastroianni, Dolores Chaplin, Nadine Labaki, Olivier Rabourdin, Peter Coyote, entre outros.

Sinopse: É uma homenagem a Charles Chaplin, a história de dois vagabundos, inspirada em factos verídicos.
Fim dos anos 70. Nas margens do lago Léman fica Vevey, uma pequena aldeia suíça. Ao sair da prisão, Eddy - um alcoólatra belga de 40 anos – é recebido pelo seu amigo Osman. Os dois estabelecem um acordo: Osman acolhe-o em sua casa e, em troca, Eddy cuidará de Samira, a filha de 7 anos de idade de Osman, enquanto a sua mãe está no hospital. Mas, em plena época natalícia, a falta de dinheiro faz-se sentir e Eddy torna-se amargo. Quando a morte de Charlie Chaplin é anunciada na televisão, bem como os valores da sua enorme fortuna, Eddy tem uma ideia: e se roubarem o cadáver do actor e exigirem à família um resgate? Baseado, vagamente, em factos reais, La Rançon de la Gloire, gira em torno da audaciosa criação de um Charlie Chaplin ressuscitado, cuja alma irá gradualmente possuir o espírito destes dois inadaptados, até ao momento em que a intriga se torna digna de um conto do próprio Charlot!

Trailer





Estreia ainda o filme de ação "A Rede do Crime", protagonizado por Jean Dujardin e Gilles Lellouche.

A obra foi realizada por Cédric Jimenez, o qual escreveu também o argumento em colaboração com Audrey Diwan.

Para além de Dujadrin e Lellouche, o elenco conta ainda com Benoît Magimel, Céline Sallette e Mélanie Doutey.

Sinopse: Marselha. 1975. Pierre Michel, um jovem magistrado com esposa e filhos, acaba de ser transferido para ajudar no combate ao crime organizado. Ele decide enfrentar a French Connection, uma operação controlada pela Mafia, de exportação de heroína para todo o mundo.Ignorando todas as advertências, Pierre Michel empenha-se numa campanha impiedosa, sozinho, contra Gaëtan Zampa, o líder da máfia, o mais intocável dos padrinhos. No entanto, Pierre Michel irá em breve compreender que para obter resultados terá de mudar de métodos.

Trailer

Sem comentários: