17 junho 2015

Estreias da semana - 18 de Junho de 2015

Boa-noite, caros leitores, e bem-vindos a um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 18 de Junho, vamos ter seis novos filmes nas nossas salas, todos muito diferentes entre si, e que, como de costume, nesta espécie de introdução, vou separá-los por nacionalidade.

Assim, se de Tawain e da França temos "Cães Errantes", de Espanha, do México e de Portugal temos "Rasgar o Céu".

Adicionalmente, teremos o norte-americano e australiano "San Andreas"; o norte-americano e suíço "Maggie"-  protagonizado por Arnold Schwarzenegger, que tenta fazer um papel dramático mas consta que com pouco sucesso; e o também, e exclusivamente, norte-americano "Divertida-Mente".

Por fim, de Portugal, chega-nos o documentário "Alto Bairro".

De todos estes filmes destaco, antes de qualquer um, "Cães Errantes", vencedor de alguns prémios em festivais asiáticos e europeus, entre os quais o de Veneza. O Aníbal já viu o filme e tudo, tendo-lhe escrito uma crítica que termina da seguinte forma: «Tsai Ming-liang já nos tinha habituado a personagens algo à margem da sociedade, algo desde logo presente em "Rebels of the Neon God" e vai atravessar boa parte das obras do cineasta, com este a brindar-nos em "Stray Dogs" com vários dos elementos transversais às mesmas: Não faltam os momentos marcados por fortes chuvadas (a água ou falta dela tem de estar sempre muito presente nas obras de Tsai Ming-liang); o protagonista a fumar em excesso; os planos maioritariamente fixos; poucos diálogos; o espaço urbano como alienador do ser humano e capaz de adensar a sua solidão; uma sociedade de consumo que apresenta os bens mas não consegue trazer bem estar aos cidadãos; os personagens solitários; a atenção aos pequenos pormenores do quotidiano, entre vários elementos já assinalados que surgem transversais ao trabalho de um realizador magnífico. No final ficam os sentimentos, as imagens que nos marcam, as gentes das margens que povoam a narrativa, os gestos que não esquecemos e a certeza que no futuro iremos querer revisitar "Stray Dogs" e continuar a descobrir tudo aquilo que este filme tem para nos dar

O filme foi realizado por Tsai Ming-liang a partir de um argumento da autoria do próprio.

Do seu elenco fazem parte Lee Kang-sheng, Lu Yi-ching, Chen Shiang-chyi e Chen Chao-rong.

Sinopse: Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. Eles andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como "outdoor" humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos procuram amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família abriga-se num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado?

Trailer





Destacamos também a estreia de "Divertida-Mente", o novo filme da Pixar, que tem agradado lá fora tanto ao público como à crítica, e que está na nossa lista de obras a ver num futuro próximo.

O filme foi realizado por Pete Docter e Ronaldo Del Carmen, e o seu argumento foi escrito por Meg LeFauve, Josh Cooley e Pete Docter.

No elenco vocal original do filme encontramos nomes ilustres como os de Amy Poehler, Bill Hader, Lewis Black, Mindy Kaling e Phyllis Smith.

Sinopse: Riley é uma menina de 11 anos que terá que dizer adeus a uma vida feliz no estado americano do Minnesota e começar uma nova vida, bastante do seu desagrado, em São Francisco. Numa viagem ao interior do seu cérebro, percebe-se como se formam as memórias e como da ação conjunta de cinco emoções – alegria, nojo, raiva, tristeza e medo – se definem experiências fundamentais, como fazer novos amigos.

Trailer





Destaco igualmente o advento às nossas salas do documentário português "Alto Bairro", que tem um belo cartaz, e que foi realizado por Rui Simões, um cineasta premiado noutros anos, por outras obras, em festivais portugueses.

Sinopse: 1950, Bairro Alto. João tem 13 anos e decidiu fazer uma investida no "bairro das prostitutas", em Lisboa. Foi o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro também ele feito de etapas distintas. O que hoje resta do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? Que mudanças o atravessam e como poderão afectar o futuro da cidade? Seguimos os rostos e as vozes que o recheiam pelas ruas vazias do dia e pela excitação da noite numa tentativa de inscrever as memórias e expectativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.





Trailer





Estreia ainda "San Andreas", um drama de ação com alguns dos protagonistas de "Jornada ao Centro da Terra 2", em concreto o ator Dwayne Johnson e o realizador Brad Peyton. Como seria de esperar o filme não convenceu a crítica lá fora, nem está nos nossos planos de visionamento, mas foi um verdadeiro sucesso de bilheteira.

O argumento de "San Andreas" foi escrito por Carlton Cuse, a partir de uma história original de Andre Fabrizio e Jeremy Passmore.

O elenco é composto por Dwayne Johnson, Alexandra Daddario, Art Parkinson, Carla Gugino, Ioan Gruffudd, Kylie Minogue, Paul Giamatti, entre outros.

Sinopse: Depois de a famosa falha de San Andreas finalmente ceder desencadeando um sismo de magnitude 9 na Califórnia, um piloto de helicóptero de resgate e salvamento e a sua mulher, de quem já estava afastado há algum tempo, fazem juntos o caminho de Los Angeles a São Francisco para salvar a sua única filha. Mas esta arriscada viagem é apenas o início. E quando eles pensam que o pior já passou... está, na verdade, a começar.

Trailer

Sem comentários: