10 junho 2015

Estreias da semana - 10 e 11 de Junho de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

Estrearão, nesta semana, seis filmes e uma curta-metragem nas salas de cinema portuguesas, sendo que desta vez algumas dessas estreias terão lugar na 4ª Feira, por causa do feriado.

E entre essas estreias mais precoces teremos dois filmes norte-americanos, bem diferentes entre si: por um lado o drama com aspetos de comédia "Enquanto Somos Jovens", e por outro o filme de ação e aventuras "Mundo Jurássico".

Teremos ainda o novo documentário de Joshua Oppenheimer, "O Olhar do Silêncio", uma co-produção entre a Dinamarca, a Finlândia, a Indonésia, a Noruega e o Reino Unido, para além da comédia francesa "Uma Equipa de Sonho".

Os únicos filmes que estreiam na 5ª Feira serão exibidos em conjunto, e são "Mekong Hotel", co-produção britânica e tailandesa, e a curta-metragem "Manhã de Santo António", escrita e realizada por João Pedro Rodrigues.

Entre todas estas estreias o filme que destaco em primeiro lugar é "O Olhar do Silêncio", no qual deposito grandes esperanças, pois foi realizado por Joshua Oppenheimer, o memso do grandioso "The Act of Klling" tendo arrecadado prémios numa diversidade de festivais como o de Berlim, Veneza, Angers, Denver, Gotemburgo e no SXSW.

Sinopse: Através do trabalho de Joshua Oppenheimer, filmando os responsáveis pelo genocídio indonésio, uma família de sobreviventes descobre como é que o filho foi assassinado e a identidade dos homens que o mataram. O mais novo dos irmãos está determinado a quebrar o feitiço de silêncio e medo sob o qual vivem os sobreviventes e, assim, confronta os homens responsáveis pelo assassinato do irmão – algo inimaginável num país onde os assassinos permanecem no poder.




Trailer





Faço também questão de destacar a estreia de "Enquanto Somos Jovens", um filme escrito e realizado por Noah Baumbach, o mesmo que dirigiu "Frances Ha" e "The Squid and the Whale", e que tem sido bem recebido pela crítica norte-americana.

O elenco do filme é composto por Amanda Seyfried ("Chloe"), Naomi Watts ("The Impossible"), Ben Stiller ("Greenberg"), Adam Driver ("Frances Ha"), Adam Horowitz e Charles Grodin.

Sinopse: Josh e Cornelia Srebnick, formam um feliz casal de Nova Iorque, que tentou começar uma família, não conseguiu e decidiu que estava bem assim. Mas enquanto Josh trabalha na enésima edição do seu novo documentário, torna-se óbvio que há um bloqueio e que alguma coisa está em falta.Eis que entra em cena outro casal, formado por Jamie e Darby, espontâneo e de espírito livre, preparado para deixar tudo para trás em busca da nova paixão: jogos de tabuleiro num dia, uma galinha de estimação no outro. Para Josh, é como se se tivesse aberto uma porta para a sua juventude ou a que gostaria de ter tido.Em pouco tempo, os inquietos quarentões, Josh e Cornelia, colocam de parte os amigos da sua idade, incluindo Adam Horovitz (antigo membro dos Beastie Boys), para seguirem estes jovens hipsters que parecem tão ligados, desinibidos e arrojados. ... será a nova inspiração suficiente para sustentar a relação e amizade com um casal vinte anos mais novo?

Trailer





Realço também o advento de "Mundo Jurássico", mais um filme da famosa franquia de "Parque Jurássico", que, surpreendentemente, tem andado a agradar a crítica não apenas estrangeira, mas também portuguesa, pelo que estamos perante um fenómeno invulgar. Consta que o público também tenha ficado satisfeito.

O filme foi realizado por Colin Trevorrow ("Safety Not Guaranteed"), através de um argumento de Rick Jaffa ("Rise of the Planet of the Apes").

"Jurassic World" conta no elenco com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Jake Johnson, Nick Robinson, Irrfan Khan, Vincent D'Onofrio, BD Wong, Omar Sy, Judy Greer, Katie McGrath, Lauren Lapkus, Andy Buckley, entre outros.

Sinopse: 22 anos após os acontecimentos em «Parque Jurássico», Isla Nublar tranformou-se num parque temático do mundo jurássico, tal como fora imaginado por John Hammond. Mas depois de 10 anos de actividade, o parque entrou em declínio e carece de visitantes. Para superar o difícil momento que ameaça a continuidade do projecto, é inventada uma nova atração que vai criar novas dificuldades de grande dimensão...

Trailer





Por fim destacarei a estreia do tailandês "Mekong Hotel", pois o Aníbal já o visionou, tendo-lhe achado algumas qualidades mas também alguns defeitos, como ele próprio salientou na crítica que lhe escreveu, que termina da seguinte forma: «Entre a ficção e o documentário, "Mekong Hotel" revela-se um exercício de estilo interessante ao longo dos seus cerca de sessenta minutos de duração, embora sobressaia sempre mais pelas suas ideias e pela forma como apela ao estimular dos sentidos do espectador do que pela colocação das mesmas em prática, algo que soa a pouco se tivermos em conta que este é o mesmo realizador capaz de elaborar obras cinematográficas tão estimulantes e envolventes como "O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores"

O filme foi realizado e escrito por Apichatpong Weerasethakul, e do elenco fazem parte Jenjira Pongpas, Maiyatan Techaparn, Sakda Kaewbuadee e Chai Bhatana.

Sinopse: Nos quartos e nos terraços, o realizador ensaiou um filme que não chegou a ser feito. O filme divaga entre a ficção e o documentário, os laços entre uma mãe e a sua filha, dois amantes e o rio. Mas ao ser filmado durante as cheias na Tailândia é também atravessado pela demolição, a política e os sonhos de futuro.

Trailer

Sem comentários: