08 abril 2015

Estreias da semana - 9 de Abril de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 9 de Abril, vamos ter dez filmes nas salas de cinema portuguesas, que passo a referir brevemente.

Desses dez filmes, dois deles são documentários, e refiro-me ao várias vezes premiado "O Sal da Terra", uma produção franco-italiano-brasileira, e ao português "Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo", sobre o famoso artista.

Apesar de tudo, a obra que merece maior destaque da nossa parte é a de animação japonesa "O Conto da Princesa Kaguya", de Isao Takahata, um dos fundadores dos Estúdios Ghibli.

Teremos igualmente alguns filmes românticos, nomeadamente a comédia "Argumento de Amor", que não tem um título nada lamechas, protagonizada por Hugh Grant e Marisa Tomei, e o drama "Uma Vida ao Teu Lado", baseado numa obra de Nicholas Sparks.

Chegam-nos ainda dois dramas, em concreto "Dias e Noites", com alguns elementos de comédia, baseado numa peça de Anton Chekov; "Pela Rainha", uma produção da Roménia, Irlanda e França, e "Preto ou Branco", com Kevin Costner.

Teremos por fim o filme de ação "Tracer - Nos Limites", protagonizado por Taylor Lautner, e o francês de aventuras "Os Feitiços de Arkandias".

Passarei, agora, como de costume, a desenvolver os cinco filmes que por uma razão ou por outra merecem maior realce da nossa parte.

Antes de mais destacamos obviamente "O Conto da Princesa Kaguya", que o Aníbal já viu e muito apreciou, tendo-lhe mesmo escrito uma crítica que acaba da seguinte maneira: «Assistimos ao seu crescimento, desde que era uma bebé, até se transformar numa adolescente e numa adulta que desperta a atenção de todos, enquanto procura sentir como pode durante o tempo em que se encontra na Terra, ao mesmo tempo que são abordadas temáticas como o papel da mulher na sociedade, o materialismo, a dicotomia entre o campo e a cidade, entre muitas outras. Kaguya aprende ainda a tocar o koto, um instrumento musical, algo que fez parte das instruções a que esteve sujeita, com a música a ter um papel de relevo em "The Tale of the Princess Kaguya", sobressaindo a banda sonora de Joe Hisaishi, um colaborador habitual de Takeshi Kitano e Hayao Miyazaki, que contribui para esta mescla de fantasia, melancolia e sonho que rodeia o enredo do filme. "The Tale of the Princess Kaguya" supostamente estreia em Portugal em 2015. A acontecer essa estreia, com as vozes originais, será um acontecimento cinematográfico. Não é por estarmos diante daquele que promete ser um dos melhores filmes de animação a estrear nas nossas salas de cinema em 2015, é mesmo por "The Tale of the Princess Kaguya" ser uma das melhores obras cinematográficas que vão estrear comercialmente em Portugal no decorrer deste ano

O filme foi realizado por Isao Takahata e escrito pelo próprio e por Riko Sakaguchi, e no seu elenco vocal constam Aki Asakura, Kengo Kora, Takeo Chii e Nobuko Miyamoto.

Sinopse: Encontrada dentro de uma cana de bambu brilhante, uma pequena bebé é criada por um velho cortador de bambu e a sua mulher, tornando-se numa jovem bela e requintada, uma verdadeira princesa. Do campo à grande cidade, ela encanta todos os que consigo se cruzam, incluindo cinco pretendentes nobres a quem Kaguya pede missões aparentemente impossíveis, para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Além dos cinco pretendentes, a jovem chama a atenção do próprio Imperador... mas qual será mesmo o destino da Princesa Kaguya?

Trailer





Outra obra que merece a nossa atenção e que provavelmente iremos visionar eventualmente é o documentário "O Sal da Terra", vencedor de galardões nos festivais de Cannes, de Berlim e de San Sebastián.

O filme foi realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, e escrito pelos próprios em parceria com David Rosier e Camille Delafon.

Sinopse: Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado viajou por todos os continentes, nas pegadas de uma humanidade sempre em mutação. Testemunhou alguns dos maiores eventos da nossa História recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Embarcou recentemente numa viagem à descoberta dos territórios virgens, fauna e flora, das paisagens grandiosas num enorme projecto fotográfico que presta tributo à beleza do planeta.


Trailer





Destacamos ainda a estreia de "Pela Rainha", um filme de época elaborado como uma sequela de "Hope and Glory" (de 1987), do mesmo realizador e tudo, que tem tido alguma aceitação por parte da crítica estrangeira.

A obra foi realizada por John Boorman, a partir de um argumento do mesmo.

Do elenco do filme fazem parte Caleb Landry Jones, Callum Turner, David Thewlis, Pat Shortt, Richard E. Grant, entre outros.

Sinopse: 1943. Bill Rohan tem 9 anos e está extasiado por a escola ter sido destruída por uma bomba Luftwaffe extraviada, mas triste com a partida da irmã mais velha, grávida de um soldado canadiano e prestes a emigrar para o novo mundo.1952. Bill Rohan tem 18 anos e sonha, em casa da família à beira rio, com uma vida no estrangeiro, à espera de ser chamado para dois anos de serviço militar obrigatório no Exército.


Trailer





Voltando aos documentários, atentemos agora ao português "Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo", cujo tema não é difícil de adivinhar.

O filme foi realizado por Ivan Dias.

Sinopse: A história de Carlos do Carmo é contada pelo próprio num percurso que o leva à conversa com os seus melhores amigos: Júlio Pomar, António Costa, Rui Vieira Néry, Sara Pereira, Pilar Saramago, Ivan Lins, etc… .
A partir da primeira gravação que fez aos 11 anos na Adega da Lucília, com a própria mãe, com o pai, com o guitarrista Carlos Ramos numa gravação narrada pelo mítico Linhares Barbosa. Grava um Baião de Luiz Gonzaga sobre um taxista, um "Chofer de Praça" que passa a ser o fim condutor desta história e da sua história.




Trailer





Sendo difícil de arranjar um quinto filme para destacarmos entre as estreias desta semana, ficamo-nos por "Preto ou Branco", protagonizado por Kevin Costner e Octavia Spencer.

O filme foi realizado por Mike Binder, a partir de um argumento elaborado pelo mesmo.

Para além de Costner e de Spencer, o elenco do filme é composto por Anthony Mackie, Gillian Jacobs, Jennifer Ehle e Jillian Estell.

Sinopse: Preto ou Branco é a história de um avô que fica de repente responsável por cuidar da sua neta, quando esta perde a mãe. Quando a sua avó paterna tenta obter a custódia da neta com a ajuda do irmão, a menina é forçada a dividir-se entre as duas famílias. Com a melhor das intenções, as duas partes lutam por aquilo que consideram ser o mais certo e neste processo são obrigadas a confrontar-se com os medos e convicções mais profundos no que respeita a raça, perdão e compreensão.

Trailer

Sem comentários: