29 abril 2015

Estreias da semana - 30 de Abril de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 30 de Abril, vamos ter seis novos filmes nas salas de cinema portuguesas, um número mais reduzido do que o habitual, possivelmente porque se espera que as atenções se concentrem, maioritariamente, no blockbuster gigantesco "Vingadores: A Era de Ultron".

Para além da continuação dessa famosa franquia, só estreará por cá um outro filme norte-americano, em concreto "A Idade de Adaline", um drama romântico que, lá fora, parece ter sido mais bem recebido pelo público do que pela crítica, apesar de a sua receita de bilheteira ainda não ter suplantado o valor do seu orçamento.

Os outros filmes são, também, bastante diferentes entre si. Por um lado temos algumas produções multi-nacionais como o documentário "A Respeito da Violência", de Göran Olsson, ou o drama "Éden", de Mia Hansen-Løve, e, por outro, filmes de um país só, como o polaco "Walesa" ou o francês "Uma Turma Difícil".

Realçaremos, por agora, os filmes que, por um motivo ou por outro, mais chamaram a nossa atenção.


Em primeiro lugar destacamos a chegada às nossas salas do polaco "Walesa", reconhecido em alguns festivais de prestígio como os de Chicago, Palm Springs e Veneza.

A obra foi realizada pelo reputado Andrzej Wajda, e elaborada a partir de um argumento de Janusz Glowacki.

O seu elenco conta com Agnieszka Grochowska, Iwona Bielska, Maria Rosaria Omaggio, Robert Wieckiewicz e Zbigniew Zamachowski.

Sinopse: Filme biográfico sobre Lech Walesa, o lendário líder polaco do movimento Solidariedade (Solidarnosc), figura marcante da segunda metade do século XX.





Trailer





Realçamos igualmente a estreia do documentário escandinavo-americano (produção sueca, finlandesa, dinamarquesa e norte-americana) "A Respeito da Violência", que chegou a ser premiado no Festival de Berlim de 2014, e que tem sido bem recebido pela crítica estrangeira.

A obra foi escrita e realizada pelo sueco Göran Olsson, e inspirada num livro de Franz Fanon.

Sinopse: Uma narrativa visual ousada e nova de África, baseada em material de arquivo recentemente descoberto que abrange a luta de libertação do domínio colonial, no final dos anos 1960 e nos anos 1970, acompanhado por excertos de Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon.





Trailer





Destaque-se também o advento de "Éden", uma obra franco-inglesa que teve críticas muitíssimo positivas pela Europa fora.

O filme foi realizado por Mia Hansen-Løve, e feito a partir de um argumento da própria e da sua irmã Sven Hansen-Løve.

Arnaud Azoulay, Arsinée Khanjian, Félix de Givry, Greta Gerwig, Pauline Etienne e Vincent Macaigne fazem parte do seu elenco.

Sinopse: A história de vida de um inventivo DJ francês, influência seminal do género de música eletrónica que ganhou popularidade nos anos 90, e que veio a ficar conhecido como "french house" ou "french touch", e da sua longa esteira de seguidores e criadores.




Trailer





Refira-se por fim a estreia de "Vingadores: A Era de Ultron", a continuação da famosa franquia da Marvel que dispensa de apresentações.

O filme foi realizado por Joss Whedon, a partir de um argumento do próprio, e conta no elenco com Robert Downey Jr como Tony Stark aka Iron Man, Samuel L. Jackson como Nick Fury, Chris Hemsworth como Thor, Mark Ruffalo como Hulk, Jeremy Renner como Hawkeye, Chris Evans como o carismático Capitão América, Jeremy Renner como Hawkeye, James Spader como Ultron, Elizabeth Olsen como Scarlet Witch, Aaron Taylor-Johnson como Quicksilver, Thomas Kretschmann como Barão Wolfgang Von Strucker, Paul Bettany como The Vision, entre outros.

O título "Age of Ultron" remete para a minissérie de Comics homónima, escrita por Brian Michael Bendis, com o enredo a contar com Ultron como antagonista. "Age of Ultron" contou com dez volumes, que foram publicados entre Março a Junho de 2013.

Sinopse: Algo corre mal com o programa de manutenção de paz iniciado por Tony Stark. Os super-heróis mais poderosos do planeta Terra, incluindo o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Incrível Hulk, Viúva Negra e o Gavião Arqueiro são colocados à prova enquanto salvam o planeta da destruição pelo vilão Ultron.

Trailer

Sem comentários: