05 março 2015

Estreias da Semana - 5 de Março de 2015

Boa Noite, caros leitores e leitoras. Bem-vindos a mais um texto sobre as estreias da semana. É verdade. Chegámos a Quinta-Feira, mais propriamente a 5 de Março de 2015, um dia onde contamos com oito estreias. Desde "Chappie", o novo filme realizado por Neill Blomkamp, passando pelo russo "Leviatã", um do candidatos ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, ou "Black Sea" (Mar Negro), uma obra cinematográfica na qual Jude Law surge com um sotaque manhoso, até ao western "The Homesman - Uma Dívida de Honra", não faltam opções diversificadas nas salas de cinema. Veja-se que ainda temos "Dying of the Light" (Vingança ao Anoitecer), um filme protagonizado por Nicolas Cage que o próprio não quer que o público veja devido ao estúdio ter retirado o direito de montagem final ao realizador Paul Schrader; "La Jaula de oro" (A Jaula de Ouro), um filme que estreou na edição de 2013 do Festival de Cannes; o thriller "The Boy Next Door" (Um Vizinho Insuspeito), protagonizado por Jennifer Lopez e a comédia francesa "Elle l'adore" (Ela Adora-o), ou seja, muitas opções das quais vamos destacar cinco filmes.

 O primeiro destaque vai para "Leviatã". O filme realizado por Andrey Zvyagintsev estreou na edição de 2014 do Festival de Cannes tendo posteriormente sido nomeado para a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira dos Oscars. "Leviatã" tem vindo a receber elogios por parte da maioria da crítica, algo visível quando visitamos agregadores de críticas como o Rotten Tomatoes: 96 críticas positivas contra 1 crítica negativa. Peter Debruge da Variety comentou "Nothing will surprise Zvyagintsev fans more than discovering how funny the film is, as the helmer and co-writer Oleg Negin extend the darkly satirical streak they began with Elena", enquanto Ann Hornaday do Washington Post salientou "The exquisite drama 'Leviathan,' an Academy Award front-runner for best foreign language film, takes viewers on an icy plunge into the grim realities of life in post-Soviet Russia, where citizens are caught in a system of corruption so thoroughly ingrained that it touches even the most intimate, transcendent moments of life". O filme conta no elenco com Elena Lyadova, Vladimir Vdovichenkov, Aleksey Serebryakov, entre outros. Sinopse: Kolia mora numa pequena cidade à beira do mar de Barents, no norte da Rússia. Tem uma garagem ao lado da casa onde vive com a mulher Lylia e o filho Romka, de um casamento anterior.  O Presidente da Câmara da cidade, Vadim Sergeyich, deseja apropriar-se do terreno do Kolia, da sua casa e da sua garagem. Tem projetos para aquela propriedade. Inicialmente tenta comprá-la mas Kolia não suporta a ideia de perder tudo o que possui, não apenas o terreno mas também a beleza que o rodeia desde que nasceu. É então que Vadim Sergeyich se torna mais agressivo...

Trailer de "Leviatã": 



 O segundo destaque vai para "Black Sea", um filme realizado por Kevin Macdonald, a única estreia a contar com crítica neste espaço. Não fiquei particularmente impressionado com o filme, algo que procuro realçar logo no início da crítica: "Falta convicção, ideias, criatividade, coerência, emoção, sentimento ecapacidade de surpreender a "Black Sea", um filme realizadocom pouca inspiração por parte de Kevin Macdonald, enquanto seafunda pelas profundezas das obras cinematográficas incapazes dedeixarem marca".
 "Black Sea" conta no elenco com Jude Law, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, Jodie Whittaker, Karl Davies, Daniel Ryan, entre outros. Sinopse: "Black Sea" centra-se no capitão (Law) de um submarino que efectua um negócio com um investidor obscuro para descobrir um submarino afundado no fundo do mar que, supostamente, estará carregado de ouro. O capitão reúne uma tripulação de navegantes britânicos e russos, conduzindo o submarino a profundezas inexploradas e arriscadas.

Trailer de "Black Sea":



O terceiro destaque vai para "Chappie", um filme que mescla ficção-científica e acção. O filme é realizado por Neill Blomkamp e conta no elenco com Sharlto Copley, Hugh Jackman, Ninja e Yolandi Visser, Dev Patel e Sigourney Weaver.
 Sinopse (via Sapo): Todas as crianças veem ao mundo plenas de promessas, e ninguém mais do que Chappie: ele é talentoso, especial, um prodígio. Como qualquer criança, Chappie sofre as influências do que o rodeia - algumas boas, outras más - e vai ter que confiar no seu coração e alma para encontrar o seu caminho no mundo e se tornar um ‘homem’. Mas existe algo que faz com que Chappie seja diferente de todos: ele é um robô. O primeiro robô com a capacidade de pensar e sentir por si mesmo. E essa é uma ideia perigosa – e um desafio que colocará Chappie no caminho de poderosas e destrutivas forças que pretendem que ele seja o último da sua espécie.

Trailer de "Chappie":



O quarto destaque vai para "The Homesman", um filme protagonizado e realizado por Tommy Lee Jones. O filme conta no elenco com Hailee Steinfeld, Hilary Swank, James Spader, John Lithgow, Tommy Lee Jones e Tim Blake Nelson. O enredo de "The Homesman" desenrola-se em 1855 e acompanha uma mulher (Swank) da fronteira e um vigarista (Jones), que precisam escoltar três mulheres dementes do Nebraska para o Iowa, enfrentando as dificuldades da natureza pelo caminho.

Trailer de "The Homesman":



O quinto destaque vai para "La Jaula de Oro" (A Jaula de Ouro). O filme é realizado por Diego Quemada-Díez, através do argumento do próprio, Gibrán Portela e Lucia Carreras. "A Jaula de Ouro" conta no elenco com Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez, entre outros. Sinopse (via Sapo): Juan, Sara e Samuel são três jovens guatemaltecos que aspiram a uma vida melhor e que tentam chegar aos Estados Unidos. Durante a sua longa jornada através do México, eles reúnem-se a Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol e que se junta a eles. Mas durante a viagem em comboios de carga ou ao longo dos trilhos, eles terão de enfrentar uma dura e violenta realidade…


Trailer de "A Jaula de Ouro":



Sem comentários: