25 março 2015

Estreias da semana - 26 de Março de 2015

Antes de mais boa tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias.

A partir de amanhã estreiam nas nossas salas nada mais, nada menos, do que dez filmes, de géneros e nacionalidades muito distintas. Abordá-los-ei a todos agora, de forma breve, e mais abaixo centrar-me-ei sobre os cinco que parecem (desta vez não vimos nenhum deles, pelo que nos fiamos apenas nas aparências) ser recomendáveis.

Assim, dos Estados Unidos chegam-nos: a obra de animação "Home: A Minha Casa", a nova produção da DreamWorks; o drama romântico "Elsa & Fred", protagonizado por Christopher Plummer e Shirley MacLaine; a comédia de aspeto tresloucado "Loucuras no México", com Alison Brie, Adam Pally e outros; e por fim "As Vozes", com Ryan Reynolds, Anna Kendrick e Gemma Arterton.

Da Europa teremos "O País das Maravilhas", importante premiada do festival de Cannes do ano passado; "Amor Louco", que arrecadou o prémio de melhor filme na última edição do LEFF; "A Vingança de Michael Kohlhaas", que tem o Mads Mikkelsen e que por isso merece ser recomendada; "Samba", um drama que deve ter um tom simpático, protagonizado por Omar Sy.

Do velho continente chega-nos ainda "Coração de Leão", uma obra sueco-finlandesa premiada no Festróia. e da Grã-Bretanha e da Alemanha teremos "Um Grande Salto", com Pierce Brosnan, Toni Collette, Imoogen Poots e Aaron Paul.

Passemos agora aos cinco filmes que, a nível de aparências, mais nos encantaram.

Em primeiro lugar, achamos por bem realçar a estreia de "O País das Maravilhas", uma obra italiana, suíça e alemã que ganhou o grande prémio do júri no Festival de Cannes de 2014.

O filme foi realizado e escrito por Alice Rohrwacher ("Corpo Celeste"), e o seu elenco é composto por Alba Rohrwacher, Margarete Tiesel, Monica Bellucci, Maria Alexandra Lungu, Sam Louwyck, entre outros.

Sinopse: A família de Gelsomina vive segundo as suas próprias regras. Para começar, Gelsomina, com apenas doze anos, é praticamente a chefe de família. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob a sua vigilância. Mas o mundo exterior não pode saber nada sobre a forma de vida deles e eles devem proteger-se na sua isolada casa de campo.
O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. É Gelsomina que procura os enxames nas árvores, que organiza a extracção do mel e que carrega as colmeias.
Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida rural a mudar, um programa de televisão chega e oferece um prémio para a família mais tradicional. O programa das Maravilhas Rurais é apresentado pela boa fada Milly Catena.
Gelsomina quer participar no concurso, mas Wolfgang nem sequer considera essa hipótese. Algo o atormenta: as novas regulamentações europeias sobre a produção de mel. Se não adaptarem o laboratório, têm de parar a produção. Trabalharam muito para aumentar o número de colmeias e fazer o laboratório. Para conseguir mão de obra barata, Wolfgang aceita um rapaz delinquente vindo de um programa de reinserção.
A tensão aumenta: entre o rapaz silencioso em que Wolfgang projecta o desejo de um ter tido um filho varão, e a força de Gelsomina que fará tudo para participar no concurso.
Nada ficará igual no fim do Verão. Um Verão extraordinário em que as regras que uniam a família começam a quebrar...

Trailer





Destaco igualmente a produção austríaco-germano-luxemburguesa "Amor Louco", vencedora do prémio de melhor filme do Lisbon and Estoril Film Festival de 2014, merecedora de algumas críticas positivas por parte da crítica estrangeira.

O filme foi escrito e realizado por Jessica Hausner (realizadora e argumentista de "Lourdes", premiado no Festival de Veneza de 2009).

Birte Schnoeink, Christian Friedel, Marc Bischoff, Nickel Bösenberg e Stephan Grossmann fazem parte do seu elenco.

Sinopse: Berlim, período Romântico. O jovem poeta Heinrich quer conquistar a inevitabilidade da morte através do amor, mas não consegue convencer Marie, a prima céptica, a juntar-se ao pacto de suicídio.



Trailer





Destacamos igualmente "A Vingança de Michael Kohlhaas", um drama de época franco-alemão protagonizado pelo nosso amigo Mads Mikkelsen.

O filme foi realizado por Arnaud des Pallières, a partir de um argumento da autoria do próprio e de Christelle Berthevas.

O filme conta no elenco com Mads Mikkelsen, Denis Lavant, Bruno Ganz, David Kross, Sergi Lopez, Delphine Chuillot, Roxane Duran, entre outros.

O argumento de "Michael Kohlhaas" é baseado no livro homónimo da autoria de Heinrich von Kleist. O enredo desenrola-se no século XVI, em Cevennes e acompanha Michael Kohlhaas, um próspero vendedor de cavalos, que vive confortavelmente ao lado da família, que se rebela quando dois dos seus cavalos são injustamente confiscados. Vítima de injustiça, Michael reúne um exército e vai lutar para restaurar os seus direitos.

Trailer





De França chega-nos "Samba", uma comédia/drama realizada por Olivier Nakache e Eric Toledano, a mesma dupla que nos trouxe o incrivelmente simpático "Intouchables".

O argumento do filme foi escrito por Nakache e Toledano, tendo ainda contado com a colaboração de Muriel Coulin e Delphine Coulin.

Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Isaka Sawadogo, Izïa Higelin e Tahar Rahim fazem parte do elenco.

Sinopse: Samba é um senegalês que vive em França há 10 anos e que sobrevive de biscates. Alice é uma técnica superior que sofreu um esgotamento. Samba procura por todos os meios obter os seus documentos, enquanto Alice tenta reconstruir-se através do voluntariado numa associação. Cada um luta por sair do impasse em que se encontra, até ao dia em que os seus caminhos se cruzam... Entre humor e emoção, a história dos dois encontra outro caminho para a felicidade. E se a vida tiver mais imaginação do que eles?

Trailer





Por fim realçamos o filme de animação norte-americano "Home: A Minha Casa", a nova obra da DreamWorks.

A obra foi realizada por Tim Johnson, através do argumento de Tom J. Astle e Matt Ember.

"Home" conta no elenco vocal com Jim Parsons, Rhianna, Jennifer Lopez, Matt Jones, Steve Martin, entre outros.

Sinopse: Quando a Terra é invadida pelos excessivamente confiantes Boov, uma raça alienígena em busca de um novo local ao qual chamar Lar, todos os humanos são prontamente realocados enquanto os Boov se atarefam com a reorganização do planeta. Mas quando Tip, uma miuda cheia de recursos, consegue escapar escapar à captura, ela dá consigo como cúmplice acidental de um Boov banido chamado Oh. Os dois fugitivos apercebem-se que há muito mais em jogo do que do que o relacionamento intergalático e embarcam na viagem das suas vidas.

Trailer

Sem comentários: