12 fevereiro 2015

Estreias da Semana - 12 de Fevereiro de 2015

 Boa Noite, caros leitores e leitoras. Bem-vindos a mais um texto sobre as estreias da semana. É verdade. Chegámos a Quinta-Feira, mais propriamente a 12 de Fevereiro de 2015, ou se preferirem, o dia em que o público português vai finalmente contactar com a adaptação cinematográfica de "Cinquenta Sombras de Grey", uma obra que prima pela puerilidade do seu argumento e os risos involuntários que provoca. "Fifty Shades of Grey" é uma das sete obras cinematográficas que vão estrear a 12 de Fevereiro. Outro dos destaques da semana é a estreia de "Attila Marcel", uma "dramédia" francesa realizada por Sylvain Chomet que foi exibida pela primeira vez em Portugal na Festa do Cinema Francês. Por falar em obras francesas, vamos ainda contar com "O Pequeno Quinquin", uma minissérie realizada por Bruno Dumont que estreia nas nossas salas como se fosse uma obra cinematográfica, algo que vem mais uma vez confirmar a força dos trabalhos televisivos. Da televisão para o cinema chega-nos "SpongeBob Esponja Fora de Água", a segunda adaptação do célebre personagem ao grande ecrã, naquela que tem sido uma obra surpreendentemente bem recebida pela crítica. Já a nova adaptação cinematográfica de "Annie" não tem sido lá muito bem recebida, tendo sido um dos vários filmes que caíram na net no célebre caso da Sony embora, como é óbvio, não fomentemos a pirataria por este espaço. No entanto, "Northmen - A Saga Viking" parece daqueles filmes que não vamos ver a pagar, nem assistimos em visionamento, nem vamos "alugar online", parecendo apenas mais uma obra cinematográfica que foi encaixotada ali no meio das estreias para a NOS dizer que exibe no grande ecrã. Por fim, vale a pena salientar a estreia de "Comet", um filme protagonizado por Justin Long e Emmy Rossum, distribuído em Portugal pela UniMundos.

O primeiro destaque vai para o grande candidato a lider do top de piores do ano cá do Rick's Cinema: "Fifty Shades of Grey". Como filme de cariz erótico falha redondamente, como comédia, ainda que involuntária, funciona na perfeição. O filme é realizado por Sam Taylor-Johnson, através do argumento de Kelly Marcel. O filme conta no elenco com Luke Grimes ("True Blood"), Jamie Dornan ("The Fall"), Jennifer Ehle ("The Ides of March"), Dakota Johnson ("The Social Network"), entre outros.
"Fifty Shades of Grey" foi escrito por E.L. James. O livro foi publicado em Portugal com o título "Cinquenta Sombras de Grey". Sinopse (via Bertrand): Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

O filme já conta com crítica no blog:

Trailer de "Fifty Shades of Grey":



O segundo destaque vai para "Attila Marcel", um filme realizado por Sylvain Chomet, através do argumento do próprio. O filme conta no elenco com Guillaume Gouix, Anne Le Ny, Bernadette Lafont, Hélène Vincent, Luis Rego, entre outros. "Attila Marcel" tem a seguinte sinopse (via Sapo): Paul, trintão, vive no seu apartamento parisiense com as tias, duas idosas aristocratas que o educaram desde bebé e que sonham vê-lo transformar-se num exímio pianista. A sua vida resume-se a uma rotina quotidiana, entre o piano da sala e a aula de dança das suas tias onde trabalha como acompanhante. Isolado do resto do mundo, Paul envelhece sem nunca ter realmente vivido… Até ao dia em que encontra a senhora Proust, a sua vizinha do 4° andar, uma mulher excêntrica. Com ela, Paul vai finalmente viver a sua vida.

Crítica a "Attila Marcel":

Trailer de "Attila Marcel":



O terceiro destaque vai para "O Pequeno Quinquin", um filme realizado por Bruno Dumont. O filme conta no elenco com Alane Delhaye, Lucy Caron, Bernard Pruvost, entre outros. "O Pequeno Quinquin" conta com a seguinte sinopse: Quinquin é um adolescente que vive na região de Boulonnais e que ocupa as suas férias como pode, com os seus amigos. Um dia vêem um helicóptero da polícia sobrevoar a praia e tirar uma vaca da palafita. O comandante Van Der Wyeden e Rudy Carpentier dirigem a investigação a esta descoberta macabra: uma mulher esquartejada é encontrada na barriga da vaca…

Trailer de "O Pequeno Quinquin:

O PEQUENO QUINQUIN, um filme de Bruno Dumont from Leopardo Filmes on Vimeo.

O quarto destaque vai para "SpongeBob: Esponja Fora de Água". O filme é realizado por Paul Tibbitt, através do argumento de Jonathan Aibel e Glenn Berger. O enredo de "The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water" acompanha SpongeBob e os seus amigos numa aventura pela superfície, tendo em vista a salvarem o Bikini Bottom.

Trailer de "SpongeBob: Esponja Fora de Água":



 Por fim, vale a pena salientar o musical "Annie". O filme é realizado por Will Gluck ("Friends With Benefits"). O argumento do filme foi rescrito por Aline Brosh McKenna ("The Devil Wears Prada"), tendo sido inicialmente desenvolvido por Emma Thompson ("Brave"). A jovem Annie é interpretada por Quvenzhané Wallis, a Hushpuppy de "Beasts of the Southern Wild". O remake de "Annie" conta ainda no elenco com Rose Byrne ("X-Men: First Class"), Jamie Foxx ("Django Unchained"), Cameron Diaz ("Gambit"), Adewale Akinnuoye-Agbaje ("Lost"), Bobby Cannavale ("Blue Jasmine"), entre outros. O remake do célebre musical da Broadway é produzido por Shawn “Jay Z” Carter, Jay Brown, Jada Pinkett Smith, Will Smith e Tyran “Ty Ty” Smith. Annie surgiu pela primeira vez nas tiras de banda desenhada "Little Orphan Annie", que geraram um sucesso considerável, tal como o espectáculo da Broadway inspirado nas mesmas. Em 1982, foi a vez de estrear a primeira adaptação cinematográfica de "Annie", tendo sido realizada por John Huston ("The Maltese Falcon"), através do argumento de Thomas Meehan e Carol Sobieski. O enredo do filme original desenrolava-se durante o período da chamada "Grande Depressão", e centrava-se numa pequena e simpática órfã, que passa uma semana na casa de um multimilionário nova-iorquino e acaba por conquistar o coração deste.

Trailer de "Annie":



São estas as estreias que destacamos. Para a semana voltamos com mais um post sobre as estreias da semana. Bons filmes a todos. 



Sem comentários: