14 janeiro 2015

Estreias da semana - 15 de Janeiro de 2015

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 15 de Janeiro, vamos ter a estreia de cinco filmes nas salas de cinema de Portugal, curiosamente quase todos falados em inglês.

Já temos opiniões (que por acaso são positivas) sobre dois deles, e os outros não vimos mas também não estão na lista de prioridades.

Sem mais demoras, debitarei brevemente sobre cada um.

A obra que achamos por bem destacar em primeiro lugar é "O Jogo da Imitação", um dos grandes candidatos aos Óscares, que o Aníbal já viu, gostou deveras, e escreveu-lhe uma crítica onde salientou, por exemplo, que: «"The Imitation Game" surge assim como um filme biográfico relevante, interessante, a espaços inquietante, competente na representação dos períodos de tempo em que se desenrola o enredo ao mesmo tempo que nos deixa perante mais uma demonstração de talento por parte de Benedict Cumberbatch e Keira Knightley. Não apresenta a complexidade do código da Enigma, nem pretende, procurando antes compelir o espectador a envolver-se perante esta história que varia entre o drama, o thriller, o humor e o estudo de personagem. A maior ironia é que um indivíduo que contribuiu para salvar milhões de vidas no final tenha sido conduzido a uma situação desesperante que o levou ao suicídio. A 24 de Dezembro de 2013, Alan Turing recebeu o perdão póstumo por parte da rainha Elisabete II. Depois de ver "The Imitation Game" e pesquisar um pouco sobre a vida de Alan Turing a questão que se coloca é: qual foi o crime cometido para ter de ser perdoado?».

O filme foi realizado por Morten Tyldum ("Headhunters"), através do argumento de Graham Moore.

"The Imitation Game" conta no elenco com Mark Strong ("Tinker Taylor Soldier Spy"), Matthew Goode ("Stoker"), Benedict Cumberbatch ("Star Trek Into Darkness"), Keira Knightley ("Anna Karenina"), entre outros.

O enredo de "The Imitation Game" é inspirado na vida do britânico Alan Turing, um matemático, criptoanalista e cientista. Turing ficou conhecido durante a II Guerra Mundial, após ter decifrado o código Enigma da Alemanha Nazi.

Trailer





Outro filme que vai estrear, e que o Aníbal viu e achou alguma piada, e que também tem a talentosa Keira Knightley, é "Encalhados", uma comédia romântica. A crítica que o Aníbal escreveu sobre a mesma termina da seguinte maneira: «Quem é que nunca teve dúvidas em relação ao que está a fazer com a sua vida? Quem nunca teve dúvidas em determinados momentos das relações amorosas? Quem é que nunca teve dúvidas a nível profissional? Já para não falar desta ter concluído uma licenciatura que basicamente não lhe serve para nada (ora aí está algo em que me posso identificar com a personagem), tendo de lidar com algo para o qual ainda não parecia estar preparada: as responsabilidades da idade adulta e a programação de planos a longo prazo. O filme acaba até por jogar um pouco com a ideia dos jovens estarem cada vez mais tempo sob a alçada dos pais e manterem atitudes próximas da adolescência mesmo depois dos vinte e muitos de idade, ainda que num registo exagerado para dar um tom cómico à situação, procurando sempre evitar grandes conflitos ou desafiar o espectador. Com uma estrutura narrativa previsível, alguns momentos de maior romantismo e humor, "Laggies" surge como um romance capaz de despertar alguma simpatia e explorar a sua premissa principal, ancorando-se na dinâmica entre Chloe Moretz e Keira Knightley para sair da mediania, enquanto esta última prova que é uma actriz de enorme talento, seja qual for o registo do filme em que se apresenta.»

O filme foi realizado por Lynn Shelton ("Your Sister's Sister"), através do argumento de Andrea Seigel. "Laggies" conta no elenco com Kaitlyn Dever ("Last Man Standing"), Keira Knightley, Chloe Moretz, Mark Webber, Sam Rockwell, entre outros.

O enredo de "Laggies" centra-se em Megan (Knightley), uma mulher sem perspectivas de futuro que entra em pânico quando o namorado (Mark Webber) a pede em casamento. Esta encontra refúgio junto de Annika (Moretz), uma adolescente que vive com o pai (Sam Rockwell).

Trailer





Estreará ainda "Miss Julie", um drama de época protagonizado por Colin Farrell e Jessica Chastain, que não tem agradado muito a crítica de lá fora, do mesmo modo que não parece ter encantado o público.

"Miss Julie" foi realizado por Liv Ullmann ("Trolösa"), através do argumento da própria, e conta no elenco com Jessica Chastain ("Zero Dark Thirty"), Samantha Morton ("Minority Report"), Colin Farrell ("Seven Psychopaths"), entre outros.

O enredo de "Miss Julie" é baseado numa peça de teatro naturalista, escrita por August Strindberg em 1888. A peça lida com temáticas como as classes sociais, amor, luxúria, batalha dos sexos, e a interacção entre ambos. A narrativa desenrola-se numa noite de Verão, em 1874, na propriedade de um Conde, na Suécia. A história acompanha Julie, uma jovem mulher que procura escapar aos costumes sociais e divertir-se um pouco junto dos serventes, em particular ao lado de Jean. O filme desenrolar-se-á na Irlanda do Norte. Chastain vai dar vida a Julie, Farrell vai interpretar Jean, enquanto Morton ficou com o papel de Christine, a cozinheira.

Trailer





Teremos ainda, nas nossas salas, "Taken 3", que obviamente dispensa de apresentações, tanto a nível da sua história como a nível do que a crítica achou dele (e nós sinceramente também já não temos grande paciência para tanta repetição).

O filme foi realizado por Olivier Megaton, através do argumento de Robert Mark Kamen e Luc Besson.

"Taken 3" conta no elenco com Liam Neeson, Famke Janssen, Maggie Grace, Forest Whitaker, entre outros.

Sinopse: Depois de perder a sua mulher num brutal assassinato, o ex-agente secreto Bryan Mills, consumido pela raiva, vai ter de correr para escapar à implacável perseguição da CIA, FBI e da polícia. Por uma última vez, deverá usar as suas habilidades para procurar os verdadeiros assassinos, impor a sua única marca de justiça e proteger a única coisa que mais importa para ele agora - a sua filha.

Trailer



Para além dos filmes referidos ainda teremos nas nossas, em princípio (a sua estreia já foi adiada algumas vezes), o filme francês "Um Verão na Provença", protagonizado por Jean Reno,

Sem comentários: