31 julho 2014

Resenha Crítica: "This Gun For Hire" (1942)

 Tendo como base o livro "A Gun For Sale" de Graham Greene, "This Gun For Hire" apresenta-nos a Philip Raven (Alan Ladd), um protagonista típico dos filmes noir. Algo cínico, com uma relação complexa com as mulheres, independente, pouco dado a grandes falas ou contemplações, Raven é um assassino a soldo que no início do filme encontramos a assassinar Albert Baker (Frank Ferguson), um químico e chantageador e a secretária deste, a mando de Willard Gates (Laird Cregar). Raven recupera uma fórmula roubada que Gates e o seu chefe pretendem vender ao inimigo, acabando por ser traído pelos seus empregadores, com o personagem interpretado por Laird Cregar a pagar-lhe em notas marcadas. Willard faz queixa na polícia de que esse dinheiro foi furtado da Nitro Chemical, a empresa do seu chefe, procurando assim livrar-se de Raven, enquanto este último vai ter de fugir das autoridades e procurar vingar-se do seu empregador. Enquanto isso, Ellen Graham (Veronica Lake), uma mulher conhecida pelos seus talentos a entreter os clientes dos clubes nocturnos com a sua voz, os seus números de dança e magia, mas também pela sua sensualidade, é contratada para espiar Willard Gates, conseguindo que este a seleccione para o Neptune, o seu clube nocturno em Los Angeles. É no comboio para Los Angeles que Ellen conhece Phillip Raven, com este a roubar-lhe inicialmente o dinheiro da carteira, embora esta não denuncie o protagonista. No comboio, Willard vê Raven e Ellen juntos, algo que o conduz a pensar que estes se preparam para o trair, uma situação que o impele a raptar esta, sobretudo quando a mesma mente em relação ao companheiro no meio de transporte. Ellen é namorada de Michael Crane (Robert Preston), um polícia de San Francisco que também acaba envolvido no caso, embora não saiba inicialmente que a personagem interpretada por Veronica Lake se encontra a trabalhar como espia. Raven descobre que Ellen foi raptada, procurando salvar esta enquanto se envolve em fugas complicadas e enfrenta alguns perigos, com o seu destino a surgir incerto ao longo deste filme noir que tantos elementos partilha com vários filmes deste subgénero. A começar pelo personagem interpretado por Alan Ladd, com o actor a atribuir o cinismo necessário a este elemento traumatizado pelo passado cujas maiores demonstrações de humanidade acontecem quando conta com a companhia de gatos.

Este foi o primeiro grande papel de Alan Ladd, permitindo-lhe ganhar estatuto em Hollywood e exibir o seu talento para a representação, naquela que foi a sua primeira de quatro colaborações com a lendária Veronica Lake. Esta interpreta uma loira patriótica, pronta a seduzir tudo e todos, que mantém um caso com um polícia mas nem por isso deixa de apresentar alguma simpatia para com Raven, gerando-se alguma tensão sexual entre ambos. Veja-se quando ambos estão juntos a aguardar pelo amanhecer e pela entrada em cena da polícia, com a câmara de filmar a expor os rostos de ambos e a exibir os sentimentos desta dupla. O rosto de Ellen exibe uma certa candura, mas também determinação, parecendo procurar descobrir os sentimentos do aparentemente indecifrável Raven, enquanto este mostra alguns traumas e expõe um enorme vazio que acompanha a sua existência. Ellen é uma mulher fatal, que trabalha em clubes nocturnos, espaços privilegiados deste subgénero de filmes, envolvendo-se numa investigação policial, embora esteja longe de ter de fazer os sacrifícios de uma Alicia Huberman (protagonista de "Notorious"). A relação entre Ellen e o protagonista surge marcada por algum pragmatismo, com ambos a procurarem cumprir os seus objectivos, mas a demonstrarem algumas afinidades no interior deste espaço citadino marcado pelo crime. "This Gun For Hire" deixa-nos perante uma cidade de Los Angeles insegura, típica desta atmosfera inquieta da II Guerra Mundial (e do período que se lhe seguiria), com o enredo a colocar-nos perante conspirações, intrigas, crimes, autoridades com dificuldade em repor a ordem, traições à pátria, raptos e mortes violentas. Frank Tuttle realiza com acerto este filme noir marcado por vários elementos deste subgénero, não faltando a utilização do chiaroscuro, as célebres sombras das persianas a simbolizarem prisão, o clube nocturno, personagens cínicos e de carácter dúbio, o espaço urbano, marcado pela insegurança, a tensão sexual entre o protagonista e a personagem feminina principal, para além de algum patriotismo. O filme foi lançado em 1942, ou seja, ainda durante a II Guerra Mundial, apresentando uma mensagem notoriamente patriótica e de apelo à participação na defesa da causa aliada, algo visível na forma como Ellen procura convencer Raven a descobrir provas que incriminem que Willard e o seu chefe se encontram a colaborar com o inimigo, no caso, o Japão (o filme foi lançado em Maio, pouco tempo depois do ataque japonês a Pearl Harbor). Nesse sentido, "This Gun For Hire" é também um filme que é muito fruto do seu tempo, colocando-nos perante uma atmosfera marcada pela insegurança, adensada por uma cuidada cinematografia de John Seitz, mas também pelo argumento de Albert Maltz e W. R. Burnett.

O argumento é competente, bem como a realização de Tuttle (marcada pelo ritmo intenso que atribui ao enredo), com "This Gun For Hire" a ser capaz de apresentar um conjunto de situações inquietantes que facilmente despertam o nosso interesse em saber o que vai acontecer ao protagonista e a Ellen. Veja-se quando as autoridades vão procurar por Raven no local onde este alugou um quarto, mas também o momento em que este tenta enganar as autoridades na saída do comboio, entre vários outros momentos. O argumento é ainda inteligente ao despertar a nossa simpatia por este assassino a soldo, um elemento com algumas demonstrações de humanidade, embora não tenha problemas em matar e expor os seus ímpetos violentos. É um personagem algo cínico, com o pulso esquerdo deformado, cujo passado influi de forma clara no presente embora essa situação não chegue para justificar todos os seus actos, parecendo aparentemente impassível apesar de exibir uma notória fragilidade quando elimina um gato. Ladd sobressai, bem como alguns dos seus diálogos, embora o filme conte ainda com outros elementos do elenco que merecem algum realce. Um desses elementos é Laird Cregar como o criminoso que não gosta de "sujar as mãos", procurando não matar ou raptar directamente as suas vítimas, preferindo antes dar ordens embora esteja longe de ser um exemplo. Em certa medida faz-nos recordar um pouco o imponente personagem interpretado por Sydney Greenstreet em "The Maltese Falcon", embora não goze da mesma habilidade para a oratória e o carisma deste último. Temos ainda Robert Preston como o polícia que procura liderar a perseguição a Raven, um elemento que durante bastante tempo não sabe a função de espia da sua cara metade. Pelo meio temos alguns elementos que nem sempre fazem sentido, tais como Ellen a deixar pistas para Michael e as autoridades saberem onde esta e Raven se encontram, uma situação que pede em demasia para que desliguemos o nosso lado mais pragmático, embora em nada prejudique a visualização do filme. Por vezes as sombras e o nevoeiro envolvem os cenários e os personagens ao longo de "This Gun For Hire", mas nem por isso estes parecem ficar encobertos em relação ao destino, enquanto ficamos perante um assassino impassível que facilmente nos compele a seguir os eventos que rodeiam a sua pessoa e a admirar a excelente interpretação de Alan Ladd. 

Título original: "This Gun For Hire".
Título em Portugal: "Aluga-se Esta Arma". 
Realizador: Frank Tuttle.
Argumento: Albert Maltz e W.R. Burnett.
Elenco: Veronica Lake, Robert Preston, Laird Cregar, Alan Ladd.

Trailer e poster de "Stonehearst Asylum"

Foi divulgado um poster e um trailer de "Stonehearst Asylum" (anteriormente "Eliza Graves"), um filme realizado por Brad Anderson. Poster via CS.

O filme é realizado por Brad Anderson ("The Call"), através do argumento de Joe Gangem. "Stonehearst Asylum" conta no elenco com David Thewlis ("Red 2"), Brendan Gleeson ("In Bruges"), Michael Caine ("The Dark Knight Rises"), Ben Kingsley ("Iron Man 3"), Jim Sturgess ("La Migliore Offerta") e Kate Beckinsale ("Total Recall").

O argumento de "Stonehearst Asylum" é baseado na short story "The System of Doctor Tarr and Professor Fether" de Edgar Allan Poe. O filme centra-se num médico (Sturgess) licenciado em Harvard que aceita um emprego num hospício, sem saber que a instituição foi tomada pelos pacientes. Este vai apaixonar-se por uma das pacientes (Beckinsale).

"Stonehearst Asylum" estreia a 24 de Outubro de 2014 nos EUA. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Trailer de "Into the Woods"

Foi divulgado o primeiro trailer de "Into the Woods", um filme realizado por Rob Marshall ("Chicago"), através do argumento de James Lapine. "Into the Woods" conta no elenco com MacKenzie Mauzy ("Guiding Light"), Anna Kendrick ("Pitch Perfect"), Tracey Ullman ("I Could Never Be Your Woman"), Emily Blunt ("Looper"), Johnny Depp ("The Lone Ranger"), Meryl Streep ("The Iron Lady"), Chris Pine ("Star Trek Into Darkness"), Billy Magnussen ("The East"), entre outros.

O enredo de "Into the Woods" é baseado no espectáculo musical homónimo escrito por Stephen Sondheim e James Lapine, e intercala diversos personagens dos contos de fadas, tais como a Cinderela, a Rapunzel, a Capuchinho Vermelho, João (o do Pé de Feijão), com a história de um padeiro e a sua mulher que desejam criar uma família, e para isso precisam quebrar um feitiço de uma bruxa que vive na floresta do título.

"Into the Woods" estreia a 25 de Dezembro de 2014 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

 

Novo poster de "Kill the Messenger"

Foi divulgado um novo poster de "Kill the Messenger", um filme realizado por Michael Cuesta. Poster via IMP Awards.

 "Kill the Messenger" é realizado por Michael Cuesta ("Homeland"), através do argumento de Peter Landesman ("Parkland"). O filme conta no elenco com Ray Liotta, Andy Garcia, Tim Blake Nelson, Barry Pepper, Michael Sheen, Mary Elizabeth Winstead, Rosemarie DeWitt, Paz Vega, Jeremy Renner e Michael Kenneth Williams.

O enredo de "Kill the Messenger" é baseado em factos reais, tendo como ponto de partida os livros "Dark Alliance: The CIA, the Contras, and the Crack Cocaine Explosion" de Gary Webb e Nick Schou "Kill the Messenger: How the CIA’s Crack-Cocaine Controversy Destroyed Journalist Gary Webb". A história é baseada em Gary Webb, um jornalista que escreveu três artigos, onde detalha as ligações da CIA com o narcotráfico, nomeadamente, a forma como a CIA permitiu a entrada de Cocaína nos Estados Unidos da América. Esta era uma fonte de receita para a agência de segurança financiar os movimentos rebeldes em Nicarágua.
 Perante a publicação destes artigos, Webb foi perseguido, tendo ficado sem trabalho, até entrar numa espiral descendente e cometido suicídio.

"Kill the Messenger" estreia a 10 de Outubro de 2014 nos EUA. Podem seguir o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Trailer internacional de "Birdman"

Foi divulgado um trailer internacional de "Birdman", o novo filme realizado por Alejandro Gonzalez Inãrritu.

"Birdman" é realizado por Alejandro Gonzalez Iñárritu ("Biutiful"), através do argumento do próprio, Armando Bo, Alexander Dinelaris e Nicolas Giacobone. O filme conta no elenco com Edward Norton, Michael Keaton, Emma Stone, Naomi Watts, Zach Galifianakis, Andrea Riseborough, Amy Ryan, entre outros.

O enredo de "Birdman" acompanha um actor (Keaton) que ficou conhecido por outrora ter interpretado um super-herói icónico (o Homem-Pássaro do título). Este procura montar um musical da Broadway para tentar reconquistar as glórias do passado.

"Birdman" estreia a 17 de Outubro de 2014 nos EUA. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Trailer de "The Scribbler"

Foi divulgado um trailer da adaptação cinematográfica de "The Scribbler". O filme é realizado por John Suits ("Breathing Room"), através do argumento de Dan Schaffer (tendo como base a graphic novel, "The Scribbler"). "The Scribbler" conta no elenco com Katie Cassidy, Garret Dillahunt, Michelle Trachtenberg, Eliza Dushku, Gina Gershon, Michael Imperioli, Billy Campbell, Sasha Grey, Ashlynn Yennie, Kunal Nayyar, T.V. Carpio, entre outros.

O enredo de "The Scribbler" centra-se em Suki (Cassidy), uma jovem mulher que confronta a sua destrutiva doença mental com "The Siamese Burn", uma máquina que permite eliminar as suas múltiplas personalidades. Há medida que se começa a aproximar da cura, Suki começa a ser atormentada com a possibilidade da última identidade ser algo que esta não deseja.

"The Scribbler" estreia a 19 de Setembro de 2014 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema 

Novas imagens de "Into the Woods"

Foram divulgadas várias novas imagens de "Into the Woods", o novo filme de Rob Marshall. Imagens via Collider.

 O filme será realizado por Rob Marshall ("Chicago"), através do argumento de James Lapine. "Into the Woods" conta no elenco com MacKenzie Mauzy ("Guiding Light"), Anna Kendrick ("Pitch Perfect"), Tracey Ullman ("I Could Never Be Your Woman"), Emily Blunt ("Looper"), Johnny Depp ("The Lone Ranger"), Meryl Streep ("The Iron Lady"), Chris Pine ("Star Trek Into Darkness"), Billy Magnussen ("The East"), entre outros.

O enredo de "Into the Woods" é baseado no espectáculo musical homónimo escrito por Stephen Sondheim e James Lapine, e intercala diversos personagens dos contos de fadas, tais como a Cinderela, a Rapunzel, a Capuchinho Vermelho, João (o do Pé de Feijão), com a história de um padeiro e a sua mulher que desejam criar uma família, e para isso precisam quebrar um feitiço de uma bruxa que vive na floresta do título.

"Into the Woods" estreia a 25 de Dezembro de 2014 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema












Domhnall Gleeson pode juntar-se a Tom Hardy e Leonardo DiCaprio no elenco de "The Revenant"

A Variety noticiou que Domhnall Gleeson ("Star Wars: Episode VII") encontra-se em negociações para juntar-se a Tom Hardy ("Locke"), Leonardo DiCaprio ("The Wolf of Wall Street") e Will Poulter ("We're the Millers") no elenco de "The Revenant". Não foram revelados detalhes em relação ao papel de Gleeson.

"The Revenant" vai ser realizado por Alejandro González Iñárritu ("Biutiful"). O argumento do filme é baseado no livro "“The Revenant: A Novel of Revenge” de Michael Punke. A sinopse do livro, de acordo com a Amazon, é a seguinte:

"The Revenant conta a história de um acto de resistência humana quase inimaginável, levado a cabo por mais de 3.000 milhas de território inexplorado e selvagem, abrangendo os actuais Dakotas, Montana, Wyoming e Nebraska. Baseado na vida do caçador Hugh Glass, a obra contém inveja e traição, bem como os poderes da obsessão e da vingança.
 O Romance inicia-se em 1823, quando Hugh Glass, de 36 anos, se junta à Rocking Mountain Fur Co., numa jornada por território perigoso e inexplorado. Depois de ter sido selvaticamente atacado por um urso, o seu corpo, quase sem vida, é deixado aos cuidados de dois voluntários da empresa - John Fitzgerald, um mercenário sem escrúpulos, e o jovem Jim Bridger, o futuro "Rei dos Homens da Montanha" (King of the Mountain Men). Quando um grupo de índios se aproxima do acampamento, Fitzgerald e Bridger abandonam Glass. Pior ainda, roubam-lhe as armas e as ferramentas - as únicas coisas que lhe dariam a mínima hipótese de sobrevivência. Abandonado, indefeso e furioso, Glass jura pela sua sobrevivência. E pela sua vingança."

 As filmagens de "The Revenant" devem começar em Setembro de 2014. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Alex Kurtzman em negociações finais para realizar o reboot de "The Mummy"

O The Hollywood Reporter noticiou que Alex Kurtzman encontra-se em negociações finais com a Universal para realizar o reboot de "The Mummy". Kurtzman é conhecido pelo seu trabalho como argumentista, tendo trabalhado no argumento de obras como "Star Trek", "Transformers", entre outros. A estreia de Kurtzman na realização de longas-metragens aconteceu com "People Like Us". O argumento do filme está a cargo de Jon Spaihts ("Prometheus").

Vale a pena recordar que Andres Muschietti ("Mama") abandonou recentemente o cargo de realizador do reboot de "The Mummy". Muschietti pretendia dar um tom negro ao filme, algo que ia contra as ideias do estúdio. A Universal pretende um filme mais abrangente, tendo em vista a chegar a um público mais alargado.

A Universal lançou "The Mummy" em 1932 e seguiram-se mais quatro sequelas, entre esta data e 1944, "The Mummy's Hand", "The Mummy's Tomb", "The Mummy's Ghost" e "The Mummy's Curse". Em 1999, a Universal reiniciou a saga com "The Mummy", realizado por Stephen Sommers, seguido de "The Mummy Returns" em 2001 e "The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor" em 2008. O enredo do reboot de "The Mummy" ainda é desconhecido, sabendo-se apenas que não vai ser um filme de terror. De acordo com o The Hollywood Reporter, "The Mummy" vai ser um filme de acção e aventura que conta com elementos de terror.

O reboot de "A Múmia" estreia a 22 de Abril de 2016 nos EUA. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

John Goodman pode juntar-se a Helen Mirren e Bryan Cranston no elenco do filme sobre Dalton Trumbo

O The Wrap noticiou que John Goodman ("Argo") encontra-se em negociações iniciais para juntar-se a Helen Mirren ("The Queen") e Bryan Cranston ("Breaking Bad") no elenco de "Trumbo", um filme sobre o conhecido argumentista Dalton Trumbo. O filme será realizado por Jay Roach ("Game Change"), através do argumento de John McNamara. Goodman pode dar vida ao produtor Frank King. Cranston vai interpretar Trumbo, enquanto que Mirren vai dar vida à colunista Hedda Hopper.

"Trumbo" acompanha a história de Dalton Trumbo, um prestigiado argumentista norte-americano que pertencia ao Hollywood Ten, um grupo formado por profissionais de Hollywood, cujos elementos se recusaram a responder às perguntas do Governo dos EUA. Perante a recusa em responder perante o House UnAmerican Activities Committee, Trumbo foi preso, tendo posteriormente sido solto e trabalhado sob pseudónimo. Trumbo escreveu o argumento de filmes como "Roman Holiday", tendo vencido dois Oscars de Melhor Argumento.

O filme ainda não tem uma data de estreia definida. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

"Big Hero 6" - Dois novos posters

Foram divulgados dois novos posters internacionais de "Big Hero 6". O filme é realizado por Don Hall e Chris Williams, contando no elenco vocal com TJ Miller, Jamie Chung, Maya Rudolph, Ryan Potter, Genesis Rodriguez, Scott Adsit, entre outros. Posters via IMP Awards

A série de comics "Big Hero 6" foi criada por Steven T. Seagle e Duncan Rouleau em 1998, sendo protagonizada por um grupo de super-heróis japoneses. A equipa inicial incluía Silver Samurai, Sunfire, GoGo Tomago, Honey Lemon, Hiro Takachiho and Baymax. O grupo recentemente participou no arco "Ends of the Earth", escrito por Dan Slott para os comics de "The Amazing Spider-Man". O enredo do filme de animação centra-se no prodígio Hiro Hamada e no seu companheiro robótico BayMax, uma dupla que se une aos super-heróis para combater o mal.

"Big Hero 6" estreia a 7 de Novembro de 2014 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema 


30 julho 2014

Estreias da semana - 31 de Julho de 2014

Boa-noite, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 31 de Julho, vamos ter, nada mais, nada menos, do que oito novos filmes nas salas de cinema portuguesas e, curiosamente, apenas dois deles são norte-americanos.

Destaco, em primeiro lugar, a estreia de "Belém", uma produção israelo-germano-belga, que eu próprio já vi (amanhã, ou no máximo na sexta, publicar-se-à uma crítica), e achei uma certa piada.

O filme foi realizado pelo israelita Yuval Adler, e escrito pelo próprio e por Ali Wakad.

O elenco de "Belém" é composto por Tsahi Halevi, Shadi Mar'i, Hitham Omari, Michal Shtamler, Tarik Kopty, entre outros.

Sinopse (Take): BELÉM conta a história da relação complexa entre Razi, um agente dos Serviços Secretos Israelitas, e Sanfur, o seu informador palestiniano adolescente.
Sanfur é o irmão mais novo de Ibrahim, um militante palestiniano altamente procurado. Razi, determinado a capturar ou assassinar Ibrahim, recrutou Sanfur quando este tinha apenas 15 anos, investindo toda a sua energia no rapaz e desenvolvendo com ele uma relação muito íntima, quase paternal.

Trailer





Salientamos também a estreia do thriller criminal escandinavo "O Guardião das Causas Perdidas", que chegou a ganhar um Zulu Award.

O filme foi realizado por Mikkel Nørgaard, a partir de um argumento de Nikolaj Arcel, (co-argumentista e realizador de "A Royal Affair" e co-argumentista do "Os Homens que Odeiam as Mulheres", versão sueca).

Nikolaj Lie Kaas, Fares Fares, Sonja Richter, Mikkel Boe Følsgaard, Søren Pilmark, Troels Lyby, Marie Mondrup, Eric Ericson, Marijana Jankovic e Claes Ljungmark fazem parte do elenco da obra.

Sinopse (Filmspot): Baseado no primeiro livro da série de thrillers de sucesso escritos por Jussi Adler-Olsen sobre o Departamento Q, "The Keeper of Lost Causes" conta a história de Carl Mørck e Assad, dois polícias que se envolvem num caso com cinco anos que diz respeito ao desaparecimento de uma mulher de nome Merete.
Carl e Assad rapidamente se vêem envolvidos numa viagem pelos recantos mais sombrios da Escandinávia à procura de um assassino psicopata.

Trailer





Mantendo-nos na senda dos filmes escandinavos, realçamos a estreia do sueco-croata "O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu", que não ganhou um Zulu, mas arrecadou, ainda assim, um prémio Guldbagge.

O filme foi realizado por Felix Herngren, e escrito pelo próprio em parceria com Hans Ingemansson.

Kerry Shale, Robert Gustafsson, Miglen Mirtchev, Lateef Lovejoy e Manuel Dubra fazem parte do elenco.

Sinopse (Filmspot): A vida do perito em dinamite Allan Karlsson e os acontecimentos improváveis após a sua fuga de um lar de terceira idade no dia do seu 100º aniversário.



Trailer






Vai ainda estrear o francês "Ciúme", um drama realizado por Philippe Garrel (premiado em alguns festivais por "Les amants réguliers", em 2005).

O argumento do filme foi escrito por Philippe Garrel, Marc Cholodenko, Caroline Deruas-Garrel e Arlette Langmann.

O elenco compõe-se de Louis Garrel, Anna Mouglalis, Rebecca Convenant, Olga Milshtein, Esther Garrel, entre outros.

Sinopse (Take): Um homem de 30 anos vive com uma mulher num pequeno apartamento arrendado e mobilado.
Ele tem uma filha com outra mulher - uma mulher que ele abandonou.
Actor de teatro e muito pobre, ele é loucamente apaixonado por esta mulher.
Esta tinha sido uma actriz em ascensão, mas todas as ofertas de trabalho acabaram.
O homem faz tudo o que pode para lhe arranjar um papel, mas nada funciona.
A mulher trai-o. E, depois, abandona-o.
O homem tenta-se matar, mas não consegue.
A sua irmã visita-o no hospital. Ela é tudo o que lhe resta - a sua irmã e o teatro.

Trailer






Vindo da Roménia chega-nos "Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo", realizado e escrito por Corneliu Porumboiu, o mesmo que dirigiu o muitas vezes premiado "Politist, adjectiv" em 2009.

O elenco do filme conta com Diana Avramut, Bogdan Dumitrache, Mihaela Sirbu, Alexandru Papadopol, entre outros.

Sinopse (Take): Durante as rodagens do seu filme, Paul, o realizador, tem um caso com Alina, uma actriz que desempenha um papel secundário. No dia seguinte, supostamente o último dia de Alina nas filmagens, Paul decide filmar uma cena de nudez. Em vez de filmar a cena, o realizador diz ao produtor que lhe dói a úlcera que tem no estômago. O filme e a vida do cineasta gradualmente entrelaçam-se e as filmagens tomam um rumo inesperado.

Trailer





Passemos, agora, às obras de origem norte-americana, começando pelo famoso "Hércules", que não impressionou, como se estava à espera, os críticos do Rotten Tomatoes, que não lhe deram mais do que um 62%.

O filme foi realizado por Brett Ratner. O argumento inicial do filme foi escrito por Ryan Condol, tendo posteriormente sido rescrito por Evan Spiliotopoulos.

O filme conta no elenco com Ian McShane ("Jack the Giant Slayer"), Joseph Fiennes ("Camelot"), John Hurt ("Snowpiercer"), Rebecca Ferguson ("Strandvaskaren"), Rufus Sewell ("Hotel Noir"), Aksel Hennie ("Headhunters"), Dwayne "The Rock" Johnson ("Pain and Gain"), entre outros.

"Hercules" é baseado nos comics da Radical Publishing, que conta com duas séries: "The Thracian Wars" e "The Knives of Kush," ambas escritas por Steve Moore e desenhadas por Cris Bolsin. "Hercules" tem a seguinte sinopse: Simultaneamente homem e mito, Hércules (Dwayne Johnson) lidera um grupo de mercenários que tentam ajudar a pôr fim a uma sangrenta guerra civil na Trácia e a devolver o trono ao rei legítimo. Uma alma atormentada desde que nasceu, Hércules tem a força de um Deus mas sofre como um ser humano. Vilões inimagináveis ​​testarão o mítico poder de Hércules, nesta corajosa abordagem do realizador Brett Ratner a um dos heróis de ação mais épicos de todos os tempos.

Trailer





Foquemo-nos agora em "Step Up 5 - Todos Dançam", realizado por Trish Sie e escrito por John Swetnam.

O seu elenco é composto por Ryan Guzman, Briana Evigan, Stephen Boss, Misha Gabriel, Izabella Miko, Alyson Stoner, Adam G. Sevani, entre outros.

Sinopse (Filmspot): Sean Asa (Ryan Guzman) muda-se de Miami para Hollywood com sonhos de fama e fortuna, mas rapidamente descobre como vai ser difícil concretizá-los no competitivo mundo da dança profissional.
A grande oportunidade surge quando forma um novo grupo de dança com a bela e teimosa Andie West (Briana Evigan). Ao atingirem as etapas finais de um concurso de televisão em Las Vegas, Sean pode finalmente tornar os seus sonhos realidade, afastar rivalidades de longa data e fazer aquilo de que mais gosta: dançar.

Trailer





Chegou, por fim, a vez de nos debruçarmos sobre o português "Ruas Rivais", uma obra realizada por Márcio Loureiro.

O elenco de "Ruas Rivais" é composto por Rui Unas, João Manzarra, Fernando Alvim, Luís Filipe Borges, Bruno Leca, Ruben Valle, Fábio Lopes, Adolfo Nunes, Soraia Carrega, Salvador Martinha, Luís Franco-Bastos, entre outros.

Sinopse (Filmspot): Num bairro dos subúrbios onde vinga a lei da rua, um grupo de adolescentes vai ser obrigado superar-se e a desafiar os seus medos para conquistar um lugar no mundo.
Nurb di Street, Cristóvão, Mr. Pakistan e os seus tropas têm de derrotar o gang de Mister U, o chefe do gang que domina o bairro.
Nesta história de amizade, amor e poder as guerras não se travam com tiros, mas sim com palavras, em grandes batalhas de freestyle.
Uma comédia satírica, uma critica social e um retrato da história do youtube e da comédia em Portugal.

Trailer

Elle Fanning vai dar vida a Mary Shelley em "A Storm in the Stars"

 O The Hollywood Reporter noticiou que Elle Fanning ("Maleficent") vai protagonizar "A Storm in ths Stars", um filme que vai ser realizado por Haifaa al-Mansour ("Wadjda"). O argumento de "A Storm in the Stars" foi escrito por Emma Jensen. Fanning vai dar vida a Mary Shelley.

O enredo de "A Storm in the Stars" acompanha o tumultuoso affair entre o carismático poeta Percy Shelley e Mary Wollstonecraft, uma brilhante jovem de dezassete anos de idade. A relação entre ambos inspirou Mary Wollstonecraft Shelley a escrever "Frankenstein, or The Modern Prometheus".

O filme ainda não tem uma data de estreia definida. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Novo trailer de "Interstellar"

Foi divulgado um novo trailer de "Interstellar", um filme realizado por Christopher Nolan ("The Dark Knight Rises"). O filme conta no elenco com John Lithgow ("Dexter"), Ellen Burstyn ("Requiem for a Dream"), Mackenzie Foy ("The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2"), Timothee Chalamet ("Homeland"), Casey Affleck ("Ain't Them Bodies Saints"), Bill Irwin ("Rachel Getting Married"), Jessica Chastain ("Zero Dark Thirty"), Anne Hathaway ("The Dark Knigh Rises"),  Matthew McConaughey ("Mud"), Michael Caine ("Now You See Me"), Topher Grace (o eterno Eric Forman de "That 70's Show"), Wes Bentley ("The Hunger Games") e David Oyelowo ("The Butler"), David Gyasi ("Cloud Atlas"), entre outros. 

O argumento de "Interstellar" é inspirado nas teorias de Kip S. Thorne, um físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), que é especialista na Teoria da Relatividade. O enredo do filme deve acompanhar um grupo de exploradores espaciais, que acaba por ir parar a outra dimensão, através de um wormhole no espaço.

O argumento original do projecto foi escrito por Jonathan Nolan ("The Prestige"). "Interstellar" estreia a 7 de Novembro de 2014 nos Estados Unidos da América. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Teaser poster de "The Hateful Eight"

Foi divulgado o primeiro teaser poster de "The Hateful Eight", o novo filme escrito e realizado por Quentin Tarantino. Poster via IMP Awards.

O Showbiz411 noticiou recentemente que o elenco vai contar com Samuel L. Jackson, Michael Madsen e Bruce Dern, bem como todos os elementos que protagonizaram a leitura do argumento ao vivo, ou seja, podemos contar com a presença de Kurt Russell, James Remar, Amber Tamblyn, Walt Goggins e Zoe Bell.

O enredo de "The Hateful Eight" desenrola-se no Wyoming, alguns anos depois da Guerra Civil. A história acompanha a tensão no interior de um grupo que se encontrava no interior de uma diligência que se afastou da sua rota devido a uma tempestade de neve. O grupo inclui dois caçadores de recompensas, um soldado renegado da Confederação e uma prisioneira. 

O filme vai estrear em 2015 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema 


Onze posters de "The Maze Runner"

Foram divulgados onze posters da adaptação cinematográfica do livro "The Maze Runner".  Posters via IMP Awards.

O filme é realizado pelo estreante em longas-metragens Wes Ball ("Ruin") e conta no elenco com Patricia Clarkson, Blake Cooper, Dylan O’Brien, Will Poulter, Kaya Scodelario, Aml Ameen, entre outros.

"The Maze Runner" foi escrito por James Dashner, tendo sido publicado em Portugal com o título "Maze Runner - Correr ou Morrer" e tem a seguinte sinopse (Bertrand): Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sons metálicos, a trepidação, um frio intenso. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando a caixa onde está para bruscamente e uma luz surge do teto que se abre, Thomas percebe que está num elevador e chegou a uma superfície desconhecida. Caras e vozes de rapazes, jovens adolescentes como ele, rodeiam-no, falando entre si. Puxam-no para fora e dão-lhe as boas vindas à Clareira. Mas no fim do seu primeiro dia naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.

"The Maze Runner" estreia a 19 de Setembro de 2014 nas salas de cinema norte-americanas. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema











Trailer de "Night at the Museum: Secret of the Tomb"

Foi divulgado o trailer de "Night at the Museum: Secret of the Tomb", um filme realizado por Shawn Levy, através do argumento de Robert Ben Garant e Thomas Lennon. Imagens via CS.

O enredo de "Night at the Museum: Secret of the Tomb" vai desenrolar-se no Museu Britânico. O filme conta no elenco com Ben Stiller, Robin Williams, Dan Stevens, Ricky Gervais, Owen Wilson, Ben Kingsley, entre outros.

"Night at the Museum: Secret of the Tomb" estreia a 19 de Dezembro de 2014 nos EUA. Podem seguir-nos no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Novo poster de "About Alex"

 Foi divulgado um novo poster de "About Alex", um filme escrito e realizado por Jesse Zwick. O filme conta no elenco com Aubrey Plaza, Maggie Grace, Max Minghella, Nate Parker, Jane Levy, entre outros. Poster via IMP Awards.

O enredo de "About Alex" acompanha a reunião de um grupo de antigos colegas da faculdade, ao longo de um fim de semana, após um elemento ter tentado cometer suicídio. Esta reunião alavanca o ressurgir de romances e ressentimentos antigos entre os antigos colegas, algo que promete desafiar os laços de amizade destes elementos.

"About Alex" estreia a 8 de Agosto de 2014 nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Gamora e Star-Lord no novo clip de "Guardians of the Galaxy"

Foi divulgado um novo trecho de "Guardians of the Galaxy". O clip centra-se em Gomora e Star-Lord.

O filme é realizado por James Gunn ("Super"), através do argumento de Nicole Periman e Chris McCoy, posteriormente revisto pelo primeiro. "Guardians of the Galaxy" conta no elenco com Chris Pratt ("Parks and Recreation"), que vai dar vida a Peter Quill, mais conhecido como Starlord, o líder do grupo "Guardians of the Galaxy". Dave Bautista ("Riddick") vai dar vida a 'Drax, o Destruidor' em "Guardians of the Galaxy". O filme conta ainda no elenco com Zoe Saldana ("Avatar"), Michael Rooker ("The Walking Dead"), Ophelia Lovibond ("A Single Shot"), Lee Pace ("Lincoln"), Glenn Close ("Damages"), Karen Gillan ("Doctor Who"), Benicio Del Toro ("Savages"), Vin Diesel ("Riddick"), Bradley Cooper ("American Hustle") e Josh Brolin ("Oldboy").

Criada por Arnold Drake e Gene Colan, a equipa "Guardians of the Galaxy" surgiu pela primeira vez em 1969, em Marvel Super-Heroes #18. No filme, o piloto americano Peter Quill (Chris Pratt) é perseguido quando rouba um objecto desejado por Ronan, o Acusador (Lee Pace), um extraterrestre de raça Kree, algo que conduz o humano a reunir-se com grupo de renegados alienígenas, os Guardiões da Galáxia, formado por Gamora (Zoë Saldana), Rocket Raccoon (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel) e Drax, O Destruidor (Dave Bautista).

"Guardians of the Galaxy" estreia a 1 de Agosto de 2014 nos EUA. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Resenha Crítica: "Angel Face" (1952)

 Otto Preminger volta a interessar-se em explorar a psicologia dos seus protagonistas em "Angel Face", um filme noir composto por personagens maioritariamente imorais, cujos objectivos nem sempre são claros e os sentimentos raramente são os mais apolíneos. Não faltam traições, mortes, desejo sexual, algum erotismo, síndromas edipianos, alguma imoralidade e tensão ao longo desta obra onde Robert Mitchum volta a evidenciar que sabe como poucos interpretar personagens de estilo duro, aparentemente impassíveis e pouco dados a grandes falas. Por vezes parece fazer recordar-nos as magníficas colaborações de Preminger com Dana Andrews, também este último um elemento capaz de atribuir enorme carisma aos seus personagens pragmáticos, com Robert Mitchum a sobressair pela positiva num elenco onde conta ainda com uma companheira de elenco à altura, Jean Simmons. Esta atribui uma aparente fragilidade a Diane Tremayne, embora não esconda os desequilíbrios emocionais desta mulher, uma jovem manipuladora, que utiliza a sua beleza para atrair os homens mas raramente consegue despertar a nossa confiança. Esta odeia a sua madrasta, venera o seu pai e cria uma obsessão por Frank (Robert Mitchum), um indivíduo que conhece nos momentos iniciais do filme. Os close-ups surgem certeiros, conseguindo adensar os sentimentos que Jean Simmons emana a interpretar esta personagem marcada pelos desejos menos aprazíveis em relação à sua madrasta, ao mesmo tempo que fazem sobressair o olhar aparentemente impassível de Frank. No início de "Angel Face", encontramos Frank e Bill (Kenneth Tobey), dois condutores de ambulâncias, a chegarem à mansão dos Tremayne, um local para onde foram chamados devido a Catherine (Barbara O'Neill) ter ficado trancada no quarto com o gás aberto, algo que poderia ter causado a morte desta mulher. Esta é casada com Charles Tremayne (Herbert Marshall), um escritor em crise de criatividade, sendo a madrasta da protagonista, uma jovem que entra num ataque de nervos que apenas é travado quando Frank a esbofeteia e esta responde da mesma forma. Após sair do local, Frank é seguido até um café por Diane, com esta a procurar seduzir o mesmo com a sua conversa, interessando-se pela ideia do mesmo em construir uma oficina para carros de competição. Frank tem uma relação com Mary (Mona Freeman), um enfermeira que apenas pretende ter uma relação estável, algo que parece impossível com o protagonista. Este cancela o jantar com Mary, saindo com Diane, com esta a expressar o seu desagrado para com a madrasta e a proximidade para com o seu pai. No dia seguinte, Diane encontra-se com Mary, revelando o encontro com Frank, algo que desagrada a esta última, sobretudo quando o personagem interpretado por Robert Mitchum mente sobre a sua companhia nessa noite. Enquanto isso, Bill, um suposto amigo de Frank, começa a relacionar-se com Mary, enquanto o protagonista acaba por ser contratado como motorista dos Tremayne, um local luxuoso onde começa a viver.

 Na casa dos Tremayne, Frank mantém uma relação às escondidas com Diane, enquanto esta continua a revelar alguma da sua instabilidade emocional, sobretudo quando provoca um acidente que conduz à morte do pai e da madrasta. Frank acaba também por ser afectado por este gesto, apesar de ser inocente e não ter conhecimento de que Diane iria cometer este hediondo acto, embora esta situação não implique que este seja um personagem completamente livre dos seus pecados. Este trai a namorada, procura recuperar a relação como se nada fosse, inicia um romance com Diane mas apenas parece ser algo temporário marcado pelo desejo de cariz sexual, despreza o amigo e a antiga profissão, percebe imenso de carros mas tarda em compreender aqueles que o rodeiam. Otto Preminger explora de forma sublime a relação tempestuosa entre Diane e Frank, expondo-nos a duas figuras problemáticas, marcadas pelo desejo mútuo de cariz sexual, embora pouco pareçam ter em comum. Ou se calhar até têm muito em comum, ou não estivéssemos perante dois personagens que pensam acima de tudo no seu bem estar e em satisfazerem os seus desejos. Diane tem uma relação de enorme proximidade com o pai, sentindo enormes ciúmes de Catherine, procurando manipular tudo e todos à sua volta. Tem alguma dificuldade em manipular Mary, embora contribua para o final da relação desta com Frank, enquanto Otto Preminger cria uma atmosfera inebriante em volta destes personagens. A mansão dos Tremayne é um local marcado pelo luxo, espaçosa, com a presença de um casal de asiáticos como funcionários, surgindo como um cenário que poderá permitir a Frank concretizar os seus sonhos ou sufocá-los ainda mais, numa obra onde as sombras surgem muito presentes, contribuindo para este clima negro que rodeia o enredo. A certa altura de "Angel Face" ficamos perante elementos de filmes de tribunal, com Frank e Diane a estarem na linha de fogo, com Otto Preminger a deixar o futuro destes personagens em risco, brindando-nos ainda com um marcante e surpreendente final. Preminger contribui para Robert Mitchum e Jane Simmons terem duas interpretações de enorme nível, embora conste que o ambiente entre estes dois últimos e o cineasta não fosse o melhor, algo que em nada prejudicou a obra. O resultado final é uma obra cinematográfica marcada por personagens algo cínicos, típicos deste ambiente de pós-guerra, num filme negro onde os sentimentos estão longe de serem os mais aprazíveis, com uma mulher a procurar manipular tudo e todos, escondendo na sua "cara de anjo" uma malícia deveras perigosa. 

Diane é uma manipuladora que deseja a morte da madrasta e pretende ter a companhia de Frank, procurando conduzir este consigo para um abismo do qual dificilmente este parece ser capaz de escapar. A contrastar com a femme fatale interpretada por Jean Simmons temos Mary, outra das personagens femininas em destaque. Mary parece dar a segurança a Frank que este não pretende, relacionando-se com a mesma como se esta estivesse sempre à sua disposição. Esta acaba por ficar entre Frank e Bill, um amigo do primeiro, com o filme a explorar também a facilidade que este tem em trair o amigo. Diga-se que o personagem interpretado por Robert Mitchum também não parece ser capaz de gerar grandes amizades, apresentando uma personalidade propensa à solidão, com os seus sentimentos a raramente serem expostos. Deseja Diane, parece amar Mary, mas não parece disposto a prender-se a ambas, com a entrada na casa dos Tremayne a surgir como um passo para a sua perdição. Por sua vez, Otto Preminger realiza uma obra que dificilmente consegue escapar ao olhar cinéfilo, marcada pela atmosfera negra que rodeia os protagonistas, onde o desejo, a traição, a morte e a cobiça surgem muito presentes, enquanto o cineasta se revela exímio a explorar a psicologia dos seus personagens e a explorar os cenários que os envolvem. Veja-se quando coloca os personagens interpretados por Jean Simmons e Robert Mitchum isolados, no quarto deste, encobertos pelas sombras e parca iluminação, mas também nos surpreendentes momentos finais onde estes ficam literalmente perante o abismo. "Angel Face" surge assim como um dos grandes filmes negros e uma das várias obras cinematográficas muito recomendáveis de Otto Preminger. 

Título original: "Angel Face". 
Título em Portugal: "Vidas Inquietas".
Realizador: Otto Preminger. 
Argumento: Ben Hecht, Oscar Millard, Frank S. Nugent.
Elenco: Robert Mitchum, Jean Simmons, Mona Freeman, Herbert Marshall.

CCOP - Top de Junho de 2014

http://ccopblogue.blogspot.pt/2014/07/top-de-junho-de-2014.html?m=1

29 julho 2014

Cinco novos posters de "The Liberator"

Foram divulgados cinco novos posters de "The Liberator", um filme sobre Simón Bolívar. Posters via IMP Awards.

"The Liberator" é realizado pelo venezuelano Alberto Arvelo ("Cyrano Fernandez"), através do argumento de Timothy J. Sexton ("Children Of Men"). O filme conta no elenco com Edgar Ramírez, Danny Huston, María Valverde, Imanol Arias, Gary Lewis, entre outros.

O enredo de "The Liberator" acompanha Simón Bolívar, uma figura considerada fundamental na história da América Latina. Bolívar teve um papel de relevo na luta pela independência contra o Império Espanhol.

"The Liberator" ainda não tem uma data de estreia definida em Portugal. "Liberator" estreou na Venezuela a 24 de Julho de 2014. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema