03 dezembro 2014

Estreias da semana - 4 de Dezembro de 2014

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 4 de Dezembro, vão estrear seis novos filmes nas salas de cinema portuguesas, todos muito diferentes, e no entanto todos muito iguais (?). Seja como for, aqui está alguma informação sobre os mesmos, com as nossas recomendações, se já os vimos, ou simples menções, caso se verifique o contrário.


O filme que destacamos em primeiro lugar (porque já temos crítica sobre o mesmo no blog) é "Doidos à Solta, de Novo", a sequela do filme originalmente estreado em 1994, protagonizado por Jim Carrey e Jeff Daniels. O Aníbal já o viu, foi entretido, e escreveu-lhe um texto que acaba da seguinte maneira: «Temos ainda um conjunto de personagens secundários peculiares que sobressaem, entre os quais Penny, a bela mas pouco inteligente jovem que é filha de Fraida, também ela uma mulher com uma personalidade deveras invulgar. Já a Rob Riggle e Laurie Holden calha ficarem como antagonistas, embora raramente sintamos que existe perigo para os protagonistas, algo que se repete em relação ao primeiro filme. Mesmo o próprio argumento parece apenas uma desculpa para um juntar de gags, com muito a funcionar e muito a falhar, com "Dumb and Dumber To" a estar longe de ser a comédia mais conseguida dos Farrelly, mas também a estar distante de desonrar o primeiro filme. Entre os gags mais elaborados e a completa parvoíce, "Dumb and Dumber To" nem sempre acerta nos momentos de humor mas quando o consegue evidencia de forma paradigmática porque Lloyd Christmas e Harry Dunne continuam a ser tão populares, com Jim Carrey e Jeff Daniels a voltarem a revelar uma enorme dinâmica e capacidade de nos fazerem rir.»

"Dumb and Dumber To" foi realizado por Peter e Bobby Farrelly (a dupla de "Dumb & Dumber"), através do argumento de Sean Anders e John Morris.

O filme conta no elenco com Jim Carrey, Jeff Daniels, Rachel Melvin, Kathleen Turner, Brady Bluhm, Laurie Holden, Steve Tom, entre outros.

O enredo de "Dumb and Dumber To" centra-se em Lloyd (Carrey) e Harry (Daniels), vários anos depois dos acontecimento do primeiro filme. A história acompanha a jornada em busca da filha de Harry.

Trailer




Vai estrear também "Cavalo Dinheiro", uma obra escrita e realizada pelo português Pedro Costa ,premiada no Festival de Locarno e vastamente elogiada pela crítica.

O seu elenco é composto por Ventura, António Santos, Benvindo Tavares, Tito Furtado, Vitalina Varela, entre outros.

Sinopse: Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, o povo das Fontainhas procura o seu Ventura que se perdeu no bosque.









Trailer





Teremos ainda nas nossas salas o documentário "Jogo Duplo: James Benning e Richard Linklater", premiado no Festival de Veneza do ano passado.

O filme foi realizado por Gabe Klinger e o seu argumento escrito por Klinger e por Eugenio Renzi.

Sinopse (Sapo): Em 1985, o antigo operário petrolífero Richard Linklater fundou um cineclube em Austin, no Texas, com o fim de exibir cinema de autor clássico e filmes experimentais para uma comunidade nascente de cinéfilos. Eventualmente estabelecendo-se como associação sem fins lucrativos, a recém-batizada Austin Film Society reuniu dinheiro suficiente para pagar o bilhete de avião do seu primeiro cineasta convidado forasteiro: James Benning, natural de Milwaukee, na altura sediado em Nova Iorque. Aceite o convite, Benning encontrou-se com Linklater e os dois imediatamente começaram a desenvolver laços pessoais e intelectuais que conduziram a subsequentes projeções e encontros. Desde o final dos anos 60, Benning tinha criado filmes de estrutura não-narrativa, em grande medida sozinho, ao passo que Linklater tinha acabado de fazer as suas primeiras curtas em 8 e 16 mm. Os cineastas continuaram íntimos apesar das respetivas carreiras terem divergido enormemente. Após o sucesso de culto de Slacker (1991), Linklater viria a rodar filmes narrativos de grande orçamento com fundos de Hollywood. Benning, por seu lado, permaneceu fiel às suas raízes modestas e é uma figura praticamente desconhecida na cultura cinematográfica de massas. Em colaboração com o lendário produtor André S. Labarthe — um dos co-criadores da série de televisão francesa, há muito em emissão, «Cinéma, de notre temps» (Cinema do Nosso Tempo) — o professor de estudos fílmicos Gabe Klinger propôs-se documentar a amizade única entre Benning e Linklater, no decurso de alguns dias em Austin e Bastrop, no Texas, enquanto os dois cineastas apresentaram os filmes de Benning na Austin Film Society, jogaram beisebol na casa de Linklater, visitaram antigos locais de rodagem e partilharam recordações durante longas refeições e caminhadas. Ao combinar este novo material filmado com extensos elementos de arquivo, Jogo Duplo procura encontrar as semelhanças entre Benning e Linklater, ao mesmo tempo que contrasta as respetivas disparidades.

Trailer





Dos estúdios da Dreamworks chega-nos o filme de animação "Os Pinguins de Madagascar", um spin-off sobre o memorável grupo de animais da franquia "Madagascar".

O filme foi realizado por Simon J. Smith e Eric Darnell, através do argumento de Michael Colton e John Aboud.

"The Penguins of Madagascar" conta no elenco vocal com Tom McGrath, Chris Miller, John DiMaggio, Christopher Knights, Benedict Cumberbatch, John Malkovich, Ken Jeong, entre outros.

O enredo de "The Penguins of Madagascar" ainda é praticamente desconhecido. Malkovich vai emprestar a sua voz ao antagonista do filme de animação, enquanto Benedict Cumberbatch vai dar voz a um agente da CIA.



Trailer





Também com John Malkovich, teremos "As Variações de Casanova", uma produção francesa, portuguesa, alemã e austríaca.

A obra foi realizada pelo austríaco Michael Sturminger, e o seu argumento escrito pelo próprio em parceria com Markus Schleinzer.

Fanny Ardant, John Malkovich, Lola Naymark, Maria João Bastos, Maria João Luís, Michael Sturminger, Veronica Ferres e Victória Guerra fazem parte do seu elenco.

Sinopse: "Viva la libertà!" Sozinho na sua mansão isolada, Giacomo Casanova clama e depois desmaia. De seguida a misteriosa e bela escritora Elisa van der Recke vem visitá-lo, dando uma nova vida ao homem envelhecido.
Um filme-ópera que capta o mito do maior sedutor de todos os tempos, Giacomo Casanova. A sua história é contada em palco, numa ópera de câmara, e fora dele em interpretações que desvendam as histórias das suas aventuras, as suas paixões e o seu medo da Morte.

Trailer





Por fim estreia amanhã "Duran Duran: Unstaged", um filme sobre um concerto dos Duran Duran realizado por David Lynch, originalmente estreado em 2011, e que só agora chegou às nossas salas.

Sinopse: Em 2011, os Duran Duran subiram ao palco em Los Angeles para um espectáculo único e histórico que incluía alguns dos convidados mais famosos da história da música (Gerard Way, Beth Ditto, Kelis e Mark Ronson). O concerto foi filmado pelo aclamado cineasta David Lynch, que traz seu próprio estilo visual, para uma experiência musical memorável.








Trailer

Sem comentários: