12 novembro 2014

Estreias da Semana - 13 de Novembro de 2014

Bom Dia, caros leitores e leitoras. Bem-vindos a mais a um texto sobre as estreias da semana. Esta Quinta-Feira, dia 13 de Outubro de 2014, estreiam sete obras cinematográficas nas salas de cinema portuguesas: "Nightcrawler"; "Pontes de Sarajevo"; "John Wick"; "Get on Up", "Né Quelque part"; "Love, Rosie"; "The Deep". Destas estreias vamos destacar os cinco primeiros filmes, em particular "Nightcrawler" e "Pontes de Sarajevo", duas obras que contam com crítica neste espaço.

O principal destaque das estreias da semana é "Nightcrawler - Repórter na Noite", um filme protagonizado por Jake Gyllenhaal que me deixou uma impressão bastante positiva. O filme é realizado pelo estreante Dan Gilroy (argumento de "Real Steel" e "The Bourne Legacy"), através do argumento do próprio. A produção está a cargo de Gyllenhaal e Tony Gilroy (o irmão de Dan). "Nightcrawler" conta no elenco com Jake Gyllenhaal ("End of Watch"), Rene Russo ("Lethal Weapon"), Bill Paxton ("The Colony"), entre outros. O enredo de "Nightcrawler" centra-se em Louis Bloom, um indivíduo que começa a gravar vídeos de crimes e acidentes nocturnos para vender junto da estação televisiva local.

Crítica a "Nightcrawler": Nightcrawler.

Trailer de "Nightcrawler:




O segundo destaque vai para "Pontes de Sarajevo", um filme colectivo que conta com treze curtas-metragens. As curtas foram realizadas por Leonardo di Costanzo, Jean-Luc Godard, Kamen Kalev, Isild Le Besco, Sergei Loznitsa, Vincenzo Marra, Ursula Meier, Vladimir Perisic, Cristi Puiu, Marc Recha, Angela Schanelec, Aida Begic e Teresa Villaverde. O filme tem a seguinte sinopse: Treze cineastas europeus pensam Sarajevo, e o que a cidade representou para a história europeia dos últimos cem anos, desde o início da Primeira Guerra Mundial. Todos eles realizadores proeminentes, de diferentes origens e gerações, oferecem estilos e visões excepcionalmente singulares sobre a cidade, o velho continente, os fantasmas do passado e o seu reflexo no presente.

Crítica ao filme: Pontes de Sarajevo.

Trailer de "Pontes de Sarajevo":



O terceiro destaque vai para "Get on Up", um filme sobre o icónico James Brown. O filme é realizado por Tate Taylor ("The Help"), através do argumento de Jez Butterworth e John-Henry Butterworth. "Get on Up tem vindo a receber críticas relativamente positivas, algo comprovado pelos 79% de aprovação no Rotten Tomatoes e 71% de críticas favoráveis no Metacritic. Já o público recebeu o filme com alguma moderação, com "Get on Up" a contar com cerca de 31 milhões de dólares em receitas ao redor do Mundo (até ao momento). "Get on Up" conta no elenco com Chadwick Boseman, Viola Davis, Dan Aykroyd, Octavia Spencer, Craig Robinson, Nelsan Ellis, Nick Eversman, entre outros. O enredo acompanha grande parte da vida de James Brown, nomeadamente, desde a infância recheada de pobreza na Carolina do Sul até à ascensão para o estrelato a nível mundial, tendo ficado conhecido como "The Godfather Of Soul".

Trailer de "Get on Up":



O quarto destaque da semana vai para "John Wick", protagonizado por um dos ódios de estimação deste blogger, Keanu Reeves. O filme tem vindo a ser bem recebido pela crítica e parece confirmar um regresso em bom nível do actor com menos expressões faciais que Kristen Stewart. O filme é realizado por David Leitch e Chad Stahelski, através do argumento de Derek Kolstad. O elenco de "John Wick" é composto por nomes como Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Adrianne Palicki, Bridget Moynahan, Dean Winters, Ian McShane, John Leguizamo, Willem Dafoe. John Wick conta com a seguinte sinopse (via Sapo): Depois da súbita morte da esposa, John Wick recebe dela uma última prenda, um beegle chamado Daisy e uma nota implorando-lhe que não esqueça como amar. Mas o luto de Wick é interrompido quando o seu Boss Mustang de 1969 chama a atenção do sádico Iosef Tarasov. Quando se recusa a vendê-lo, Ioseg e os seus homens tomam o assunto entre mãos, mas as suas ações acabam por ressuscitar um dos assassinos mais brutais que o mundo jamais conheceu...

Trailer de "John Wick":



Por fim, vale ainda a pena destacar "Né quelque part", uma co-produção francesa e marroquina que já esteve em exibição na na 15ª edição da Festa do Cinema Francês. O filme é realizado por Mohamed Hamidi, através do argumento do próprio e Alain-Michel Blanc. "Né quelque part" conta no elenco com Tewfik Jallab, Jamel Debbouze, Malik Bentalha, entre outros. O filme estreia em Portugal com o título "De Qualquer Lugar" e tem a seguinte sinopse (via Sapo): Farid, jovem francês de 26 anos deve ir para a Argélia salvar a casa do pai. Descobre então o país onde nunca tinha estado, e fica apaixonado pelo charme de um conjunto de personagens fantásticos cujo humor e simplicidade o vão tocar profundamente. No meio deles, um primo, um jovem cheia de vida desenrascado que alimenta o sonho de conseguir ir para França…

Trailer de "Né quelquer part":



Por fim, vale ainda a pena reforçar que estreiam "Love, Rosie" ("Deixa o Amor Entrar") e "The Deep - O Sobrevivente" (um filme que estreou em circuito comercial a 21 de Setembro de 2012 na Islândia, caindo praticamente de para-quedas na lista de estreias da semana).



Sem comentários: