31 outubro 2014

TCN Blog Awards 2014 - Rick's Cinema tem dez nomeações

 Há dois anos tivemos seis nomeações, o ano passado mantivemos as mesmas nomeações. Este ano obtivemos dez nomeações. Pela primeira vez posso orgulhosamente falar do Rick's Cinema como um blog colectivo (curiosamente pelas regras até poderia ir como blog individual), visto que sem o contributo do Hugo teriam sido menos duas nomeações. Espero que estas nomeações do Hugo também sirvam de incentivo para o crescimento do blog, algo que só poderá acontecer se o Rick's Cinema deixar de estar excessivamente dependente de mim, ou seja, se o Hugo assumir um papel mais preponderante (encontrar novos membros para o blog é complicado, sobretudo quando a remuneração que podemos oferecer é zero e o máximo que isto nos dá é despesa, para além de eu ter um feitio de merda). Voltando aos TCN. Existe quem desvalorize os TCN, existe quem valorize em demasia, eu não esqueço o papel que os prémios tiveram para a divulgação deste espaço independentemente de parecermos o Sporting lá do sítio, ou seja, participamos em todas as competições mas raramente ganhamos. Para não sermos o "American Hustle" dos TCN Blog Awards 2014 precisamos dos votos de quem nos lê, algo que recompensaria e muito o nosso trabalho e permitiria uma fuga aos penosos últimos lugares (para além de nos poder fazer sonhar com alguma vitória). A maior derrota desta edição foram os posts dedicados ao cinema asiático terem sido todos ignorados, mas também é impossível não exibir algum júbilo em verificar que fomos nomeados para todas as categorias a que concorremos. Tivemos algumas surpresas. Eu esperava que a crítica a "The Grandmaster" tivesse alguma chance, o Hugo esperava que fosse a crítica dele a "A Imagem que Falta", no final o que importa é que a Academia gostou do texto do "Wadjda", uma das estreias bastante recomendáveis. Eu esperava que a entrevista ao Lamberto Bava fosse escolhida, mas a Academia escolheu a do Carlos Gerbase (que aborda questões relevantes sobre a distribuição de filmes e foi um dos cineastas mais afáveis que entrevistei). Aproveito ainda para dar os parabéns ao Carlos Reis pela organização de mais uma edição dos TCN, algo que dá imenso trabalho e permite dar algum destaque à blogosfera (tal como nos Oscars e em tudo o que envolve prémios não dá para ser consensual em tudo, que digam os senhores que escandalosamente escolheram o Messi para melhor jogador do Mundial 2014).

 O papel do Carlos Reis é essencial, quer nos TCN, quer como blogger, quer no que faz na Take. Tenho a certeza que eu não teria a paciência que ele tem para organizar os TCN, mas ano após ano tem sido um prazer ver o crescimento do evento. Em alguns casos vai ser complicado estar a pedir para votarem no Rick's Cinema (veja-se o caso da categoria de página do Facebook onde o Girl on Film tem tudo o que uma página do Facebook deve ter: personalidade, regularidade, originalidade e qualidade), sobretudo quando nos encontramos a concorrer em categorias com o Girl on Film, Split Scren, Cinematograficamente Falando (administrado por alguém que daqui a alguns anos vai admitir a genialidade do Hong Sang-soo), entre muitos outros. Espero nesta edição encontrar ainda algo de novo: não ter de ouvir a ladainha dos blogs populares contra não populares. Cada um tem os seus leitores e seguidores e se foram nomeados foi por alguma razão. Nesta edição temos ainda a alteração a nível dos locais de voto, desta vez distribuídos por vários blogs. Aproveito ainda este post para agradecer pelas dez nomeações, algo que me deixa bastante satisfeito. Dificilmente iremos repetir este número e é algo que nos dá um fôlego extra para continuarmos a procurar melhorar. Agora que comecem as campanhas e que exista uma "competição" saudável entre bloggers. Nós começamos desde já a exibir a alegria que o Shikabala demonstrou no Egipto perante as nossas dez nomeações:



As nomeações foram as seguintes:

- Blogue Colectivo (Rick's Cinema).
- Blogger (Aníbal Santiago).
- Crítica de Cinema - "Wadjda".
- Crítica de Televisão - "Band of Brothers".
- Artigo de Cinema ("Greta Garbo - As divindades também assinam contratos" e "MGM - Passado, Presente e Futuro").
- Entrevista - Entrevista a Carlos Gerbase sobre "Menos que nada".
- Reportagem/Cobertura (Lisbon & Estoril Film Festival 2013 e 8 1/2 Festa do Cinema Italiano).
- Página do Facebook (Rick's Cinema).

4 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras Aníbal. Um grande abraço e tem calma que o Shikabala ainda vem a tempo de ganhar a Taça da Liga :D

Aníbal Santiago disse...

Eu é que agradeço pela organização dos TCN num ano em que a tarefa promete ser ainda mais hercúlea. E obrigado à Academia pelas nomeações. O Shikabala já fez o papel dele, encher o Facebook do Sporting de egípcios hehehe.

Jorge Teixeira disse...

Parabéns pelas nomeações. São merecidas e reflectem o reconhecimento que esta comunidade tem pelo Rick's.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Aníbal Santiago disse...

Obrigado Jorge,
Cumprimentos.