15 outubro 2014

Estreias da Semana - 16 de Outubro de 2014

Boa Noite, caros leitores e leitoras. Bem-vindos a mais a um texto sobre as estreias da semana. Esta Quinta-Feira, dia 16 de Outubro de 2014, estreiam seis obras cinematográficas nas salas de cinema portuguesas: "La Chambre Bleue"; "The Judge"; "Kill the Messenger"; "Frank"; "The Boxtrolls"; "The Babadook". Vale ainda a pena salientar que "Manon", um espectáculo de bailado, vai ser ser exibido nas salas de cinema.

 O primeiro destaque da semana é "La Chambre Bleue", um filme realizado por Mathieu Amalric, através do argumento do próprio e Stéphanie Cléau. "La Chambre Bleue" foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cannes, na secção Un Certain Regard, contando no elenco com Mathieu Amalric, Léa Drucker, Stéphanie Cléau, Laurent Poitrenaux, Serge Bozon, entre outros. A produção está a cargo de Paulo Branco. O filme tem como base a obra literária homónima de Georges Simenon e conta com a seguinte sinopse: “Julien, se eu me tornar livre, também ficarás livre?”
“O quê?”
Um homem e uma mulher amam-se em segredo, sozinhos num quarto. Eles desejam-se, querem-se um ao outro. No crepúsculo, partilham alguns pequenos nadas. Pelo menos é nisso que o homem acredita.
Agora, sob investigação policial e judicial, Julien não consegue encontrar as palavras certas.
“A vida não é a mesma, entre o momento em que a vives e, mais tarde, quando no fim de contas nos despedimos dela.”
O que aconteceu? De que é que ele é acusado?

A crítica a "O Quarto Azul" pode ser lida no seguinte link: "La Chambre Bleue". 

Trailer de "O Quarto Azul":



 O segundo destaque da semana é "The Judge", um filme que conta com excelentes interpretações de Robert Downey Jr. e Robert Duvall. O tomatómetro do Rotten Tomatoes não aprova o filme, mas nem por isso deixei de reconhecer alguns méritos a uma obra cinematográfica que merece mais atenção do que tem recebido. "The Judge" é realizado por David Dobkin ("The Wedding Crashers"), através do argumento de Nick Schenk. A obra conta no elenco com Robert Duvall, Vera Farmiga, Vincent D'Onofrio, Jeremy Strong, Dax Shephard, Billy Bob Thornton, Melissa Leo, Ken Howard, Emma Tremblay, Balthazar Getty, David Krumholtz, Sarah Lancaster, Robert Downey Jr. ("Iron Man"), entre outros.
O enredo de "The Judge" centra-se num advogado de sucesso (Downey Jr.) que regressa à sua cidade natal para o funeral da mãe. No entanto, o advogado acaba por descobrir que o pai, um juiz, é o principal suspeito de um assassinato. Perante esta situação, o protagonista é obrigado a defender o pai em tribunal, ao mesmo tempo que procura melhorar como pessoa.

"The Judge" já conta com crítica no Rick's Cinema: O Juiz.

Trailer de "The Judge":



O terceiro destaque vai para "O Senhor Babadook", um filme realizado por Jennifer Kent, uma estreante na realização de longas-metragens. O filme conta no elenco com Essie Davis, Noah Wiseman e Daniel Henshall, entre outros.
"The Babadook" tem a seguinte sinopse: Uma mãe, atormentada pela morte violenta do marido, luta contra o medo nocturno que o filho tem por um monstro. Mas rapidamente descobre que uma presença sinistra se esconde na sua casa.

O filme já conta com crítica no Rick's Cinema: The Babadook.

Trailer de "The Babadook":



O quarto destaque da semana vai para "The Boxtrolls". O filme é realizado por Anthony Stacchi e Graham Annable, através do argumento de Alan Snow . "The Boxtrolls" conta no elenco vocal com Ben Kingsley, Isaac Hempstead-Wright, Elle Fanning, Jared Harris, Toni Collette, Nick Frost, Richard Ayoade, Tracy Morgan e Simon Pegg.
  O enredo de "The Boxtrolls" desenrola-se em Cheesebridge, uma cidade onde um conjunto de seres sai dos esgotos durante a noite para roubar o queijo e as crianças da população local. É nesta lenda que os locais sempre acreditaram. Na realidade, os Boxtrolls formam uma comunidade de seres estranhos e adoráveis, que cuidam de um rapaz humano órfão chamado Eggs, como se este fosse da sua espécie. Quando os Boxtrolls são alvo de um terrível exterminador que pretende terminar com a existência da comunidade, Eggs tem de sair dos esgotos para salvar aqueles que o criaram, indo aliar-se a uma jovem rapariga para salvar os Boxtrolls e a alma de Cheesebridge.


"The Boxtrolls" conta com crítica no Rick's Cinema: "Os Monstros das Caixas".

Trailer de "The Boxtrolls":





 O quinto destaque vai para "Kill the Messenger", um filme realizado por Michael Cuesta ("Homeland"), através do argumento de Peter Landesman ("Parkland"). O filme conta no elenco com Ray Liotta, Andy Garcia, Tim Blake Nelson, Barry Pepper, Michael Sheen, Mary Elizabeth Winstead, Rosemarie DeWitt, Paz Vega, Jeremy Renner e Michael Kenneth Williams.
 A história do filme é baseada em Gary Webb, um jornalista que escreveu três artigos, onde detalha as ligações da CIA com o narcotráfico, nomeadamente, a forma como a CIA permitiu a entrada de Cocaína nos Estados Unidos da América. Esta era uma fonte de receita para a agência de segurança financiar os movimentos rebeldes em Nicarágua. Perante a publicação destes artigos, Webb foi perseguido, tendo ficado sem trabalho, até entrar numa espiral descendente e cometido suicídio.

Crítica a Kill the Messenger: Matem o Mensageiro.

Trailer de "Kill the Messenger":



 O sexto destaque vai para "Frank". O filme é realizado por Lenny Abrahamson ("Garage"), através do argumento de Jon Ronson e Peter Straughan. "Frank" conta no elenco com Michael Fassbender ("Shame"), Domhnall Gleeson ("Anna Karenina"), Maggie Gyllenhaal ("White House Down") e Scoot McNairy ("Killing them Softly").
 O argumento de "Frank" é livremente baseado na vida de Chris Sievey, um músico e comediante que formou a banda The Freshies. A história acompanha Jon (Gleeson), um indivíduo que se junta a uma excêntrica banda musical formada por Frank (Fassbender), Clara (Gyllenhaal), entre outros.

"Frank" também conta com crítica neste espaço: Frank.

Trailer de "Frank":

Sem comentários: