09 julho 2014

Estreias da semana - 10 de Julho de 2014

Boa-noite, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 10 de Julho, vão estrear seis novos filmes nas nossas salas de cinema, de géneros e nacionalidades muitos distintas, e sobre os quais passarei a debitar.

De entre tudo o que vai estrear, há dois filmes sobre os quais já temos uma opinião, que até é positiva.

Um deles é "A Temporada do Rinoceronte", uma produção iraniano-iraquiano-turca, que venceu uns quantos prémios pela Ásia e ainda o prémio do júri para melhor cinematografia no festival de San Sebastián. O Aníbal, na crítica que lhe escreveu, conclui o seguinte: «Sahel foi preso por escrever poemas, tal como muitos elementos ligado ao mundo das artes, e não só, são perseguidos neste Irão onde a democracia está longe de ser uma realidade. As cenas de Sahel e Mina na prisão são duras, com este a ser torturado e esta a ser violada, vivendo momentos que abriram feridas irremediáveis nas suas vidas. Estes momentos de dureza contrastam com a beleza de excertos dos poemas de Sadegh Kamangar que nos são lidos, enquanto somos deixados perante algumas belas imagens em movimento e várias metáforas. Uma delas é particularmente reveladora da personalidade de Akbar, quando a sua fotografia é mergulhada no interior de um recipiente com sanguessugas, ou não fosse este um elemento que parece viver da desgraça e sofrimento alheio. Temos ainda o simbolismo do Rinoceronte, mas também da Tartaruga, ao longo desta delicada obra cinematográfica que contou com o apoio de Martin Scorsese. Marcado por uma cinematografia primorosa, "A Temporada do Rinoceronte" revela-se um pequeno pedaço de poesia em movimento, um drama de enorme beleza, onde Bahman Ghobadi exibe-se como um dos cineastas Curdos de relevo da actualidade

O filme foi escrito e realizado por Bahman Ghobadi e do seu elenco fazem parte Monica Bellucci, Beren Saat, Behrouz Vossoughi, Belçim Bilgin, Yılmaz Erdoğan, Arash Labaf, Caner Cindoruk, Ali Pourtash, entre outros.

Sinopse (Filmspot): A história do poeta curdo-iraniano Sahel (Behrouz Vossoughi) e da sua esposa Mina (Monica Bellucci), um casal injustamente preso durante a Revolução Islâmica iraniana.
Tendo sobrevivido a 30 anos de terrível prisão, Sahel é finalmente libertado. O que o mantém vivo é o pensamento de reencontrar Mina, que o julga morto há mais de 20 anos e emigrou para a Turquia.
À medida que a viagem decorre, revela-se rapidamente uma passagem fantástica através da escuridão de sua história, e a sombra negra do homem que os manteve distante todos esses anos, ressurge…
Um conto lírico do passado e do presente de Sahel que desfoca todas as fronteiras na paisagem da sua experiência.
Baseado nos diários do poeta curdo-iraniano Sadegh Kamangar

Trailer





O outro é "As Crianças do Sacerdote", uma comédia croata que ganhou o Golfinho de Ouro no Festróia de 2013. O Aníbal escreveu-lhe uma crítica, já publicada, que diz o seguinte: «"Svećenikova djeca" sobressai ainda na exposição e aproveitamento da beleza do cenário desta ilha croata, um espaço quase à parte do resto da humanidade, que até chega a ser visto como um destino para turismo de casais que pretendem ter filhos, devido à fama internacional que cria graças ao elevado número de nascimentos. Quem também alcançou alguma fama foi esta obra cinematográfica bastante bem recebida pelo público da Cróacia, tendo sido exibido em vários festivais de cinema internacionais e granjeado alguma simpatia por parte da crítica internacional, algo que não surpreende ou não estivéssemos perante uma proposta bem intencionada, marcada por algum humor, dramatismo e irreverência. Veja-se quando coloca Fabijan a dirigir-se ao espectador, mas também a premissa do filme e até os comentários sobre a Igreja, enquanto encontramos este padre a lidar com os actos da peculiar decisão que tomou. "Svećenikova djeca" chega às salas de cinema nacionais após ter vencido o Golfinho de Ouro na edição de 2014 do Festróia, surgindo como uma proposta relativamente agradável, embora raramente saia da mediania. No entanto, algo parece certo, depois de ver este filme será praticamente impossível não procurar pela existência de furos nas caixas dos preservativos

O filme foi realizado por Vinko Bresan, e co-escrito pelo próprio e por Mate Matisic. No elenco poderemos encontrar Kresimir Mikic, Niksa Butijer, Marija Skaricic, Inge Appelt, Petar Atanasoski, entre outros.

Sinopse (Filmspot): Don Fabijan é um jovem padre que vai servir uma paróquia numa pequena ilha do Adriático. De forma a aumentar a taxa de natalidade na ilha, decide furar todos os preservativos antes de serem vendidos. Paral tal, forma equipa com o lojista Petar e o farmacêutico Marin. Mas após abolirem todas as formas de controlo de natalidade, as consequências tornam-se progressivamente mais complicadas...

Trailer





Vai ainda estrear "Agentes Universitários", o regresso da franquia "21 Jump Street" protagonizada por Jonah Hill e Channing Tatum, que até tem sido relativamente bem recebida pela crítica e pelo público norte-americanos.

O filme foi realizado por Chris Miller e Phil Lord (dupla de “21 Jump Street”), através do argumento de Jonah Hill e Michael Bacall.

"22 Jump Street" conta no elenco com Jonah Hill, Channing Tatum, Nick Offerman, Amber Stevens, Craig Roberts, Wyatt Russell, entre outros.

O enredo coloca Jenko (Tatum) e Schmidt (Hill) a trabalharem infiltrados numa faculdade para resolverem um caso. Quando Jenko (Tatum) mistura-se com a equipa de futebol americano e Schmidt (Hill) adere à cena artística-boémia local, a dupla de protagonistas passa a questionar sua parceria.


Trailer





Teremos também o thriller independente norte-americano "Night Moves", premiado nos festivais de Valladolid e Deauville, que até tem tido críticas positivas por aí fora.

O filme foi realizado e escrito por Kelly Reichardt ("Meek´s Cutoff").

O seu elenco conta com Jesse Eisenberg ("Zombieland"), Dakota Fanning ("The Runaways"). Peter Sarsgaard ("Orphan"), Traber Burns, Autumn Nidalmia, Barry Del Sherman, entre outros.

O enredo de "Night Moves" centra-se num trio de eco-terroristas que planeia explodir uma barragem. Eisenberg interpreta o líder do grupo, Fanning interpreta uma rapariga abastada que financia o projecto, enquanto Sarsgaard dá vida ao mentor desta operação.




Trailer





Vamos ter igualmente nos cinemas outra obra norte-americana com protagonistas respeitáveis, como é o caso de "Na Terceira Pessoa", um drama/romance que não foi particularmente do agrado da crítica, e pelos vistos nem do público.

A obra foi escrita e realizada por Paul Haggis ("Crash") e conta no elenco com Mila Kunis ("Ted"), Olivia Wilde ("Tron: Legacy"), Liam Neeson ("Wrath of the Titans"), James Franco ("The Letter"), Casey Affleck ("Tower Heist"), Kim Basinger ("Cellular"), Adrien Brody ("Giallo") e Maria Bello ("Abduction").

Em Abril de 2012, Paul Haggis revelou ao Vulture que o enredo de "Third Person" apresenta "três histórias diferentes, três histórias de amor, três relacionamentos em cidades diferentes que reúnem-se de uma forma muito estranha: Nova Iorque, Paris e Roma".
Posteriormente, o Coming Soon revelou que as três narrativas são descritas da seguinte forma:
- "Paris - Michael, um escritor que recentemente deixou a sua mulher recebe a visita de Anna, a sua amante. A história explora a complicada relação de Michael e Anna e a inabilidade de ambos em comprometerem-se, em grande parte devido a um terrível segredo.
- Nova Iorque - Julia foi recentemente acusada de ter tentado assassinar o seu filho, uma acusação que esta desmentiu categoricamente. Como resultado dessa acusação, o seu filho encontra-se na guarda do pai que tudo irá fazer para que o rapaz não conviva com a mãe. Por sua vez, Julia vai procurar a todo custo reconquistar a custódia do filho.
- Roma -Sean, um homem de negócios norte-americano viaja para Itália e apaixona-se por Mónica, uma bela italiana. Ao envolver-se com Monica, Sean acaba por ser arrastado para um enredo caótico, onde terá de ajudar a libertar o filho da amada, visto que este foi raptado por um mafioso que exige um elevado resgate. As emoções ficam ao rubro e aos poucos Sean começa a desconfiar da veracidade do rapto.

Trailer





Por fim irá estrear o angolano-português "Njinga Rainha de Angola", sobre o qual ainda não há muitas opiniões divulgadas.

A obra foi realizada por Sérgio Graciano ("Assim Assim") e escrita por Joana Jorge ("Olhos nos Olhos").

Lesliana Pereira, Ana Santos, Erica Chissapa, Sílvio Nascimento, Miguel Hurst e Jaime Joaquim fazem parte do seu elenco.

Sinopse (Filmspot): No século XVII, uma mulher guerreira luta durante 40 anos pela independência do Ndongo e da Matamba. Depois do assassinato do filho, Njinga concentra a sua energia na libertação dos povos mbundo personificando o lema: "Quem ficar luta até vencer".




Trailer

Sem comentários: