28 maio 2014

Estreias da semana - 29 de Maio de 2014

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 29 de Maio, vão estrear cinco novos filmes nas nossas salas de cinema, de vários géneros e nacionalidades.

Um desses filmes é o brasileiro "A Erva do Rato", realizado por Júlio Bressane e escrito pelo próprio e por Rosa Dias. O Aníbal já o viu, gostou dele apesar de algumas limitações, e eis parte do que ele escreveu na respectiva crítica: «“A Erva do Rato” estreou no Brasil em apenas uma sala e em Portugal prepara-se para estrear comercialmente passado cinco anos da sua estreia, sem grande alarido e pronto a passar ao lado do público, algo que tem sido sintomático do tratamento maioritariamente dado ao cinema brasileiro no nosso país. Não estamos perante um filme que pareça de todo comercialmente rentável, mas merecia um tratamento mais condizente com o seu valor cinematográfico, com Júlio Bressane a realizar uma obra que é tudo menos nula. Bressane trabalha com cuidado as imagens e o som, explora as sombras e os seus significados, tira duas interpretações minimalistas e sublimes à sua dupla de protagonistas, enquanto nos deixa perante um filme merecedor de alguma atenção

Alessandra Negrini e Selton Mello, com duas fortes interpretações, compõem o elenco do filme.

Sinopse (Filmspot): Ele e Ela caminham por um cemitério à beira mar. Os pronomes são os seus nomes. Os dois não se conhecem e são os únicos seres vivos no local.
Num certo momento, entretanto, ao pisar uma pedra solta no chão, Ela tropeça e cai e neste momento é socorrida por Ele.
Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele propõe cuidar d'Ela enquanto for vivo. Esse é o início de uma estranha relação.

Trailer





Estreia igualmente "O Chef", uma obra simpática escrita e realizada e ainda protagonizada por Jon Favreau, que o Aníbal já viu, e até achou piada. Podem comprová-lo através de um excerto da crítica que ele lhe escreveu: «Veja-se a atenção dada à camaradagem no local de trabalho, à felicidade que se pode sentir a criar algo que amamos, com Jon Favreau a conseguir mostrar que teve aqui a oportunidade de ganhar algum fôlego para a sua carreira. Já se encontra ligado a uma nova adaptação de "The Jungle Book", uma obra que acarretará um maior orçamento e provavelmente um maior coartar das liberdades que este supostamente aprecia. O que pelo menos conseguiu provar em "Chef" é que é capaz de pegar em algo aparentemente anódino e tornar bastante aprazível ao espectador, embora por vezes fique a ideia que fica a faltar uma maior problematização a nível temático. Jon Favreau não nos oferece um prato requintado, mas sim uma refeição simples, confeccionada com algum amor à sua arte e ao trabalho, que satisfaz de forma moderada, estando longe de ambicionar algo mais do que isso

"Chef" conta no elenco com Jon Favreau, Dustin Hoffman ("Luck"), Bobby Cannavale ("Win Win"), Scarlett Johansson ("The Avengers"), Robert Downey Jr. ("Iron Man"), Sofia Vergara ("Machete Kills"), John Leguizamo ("Ice Age"), entre outros.

O enredo de "Chef" centra-se em Carl Casper (Favreau), um temperamental chef de cozinha de um restaurante de Los Angeles que perde o seu emprego. Este decide apostar numa roulotte, onde tem a esperança de restabelecer as suas promessas artísticas, enquanto procura voltar a relacionar-se com os seus familiares.

Trailer





Vamos ter ainda o blockbuster monumental em aparência "No Limite do Amanhã", uma obra ambiciosa protagonizada por Tom cruise e Emily Blunt. O Aníbal também já o viu, e não ficou muito convencido. Eis parte do que lhe escreveu na sua crítica ao filme: «É um filme irregular, que está longe de ser tão inteligente e inovador como quer fazer parecer, apesar de também não nos fazer dar o nosso tempo como totalmente perdido, sendo apenas mais um blockbuster como muitos outros que estreiam todos os Verões, pecando pelas redundâncias, por nos apresentar um conjunto de extraterrestres unidimensionais e um conflito pouco elaborado a nível do conteúdo. "Edge of Tomorrow" não é uma nulidade, sendo capaz de entreter ao longo da sua duração, contando com uma premissa interessante e momentos de humor que resultam, embora isso não chegue para tirar o filme do limite entre a mediania e a banalidade

"Edge of Tomorrow" foi realizado por Doug Liman, através do argumento de Christopher McQuarrie, Jez Butterworth e John-Henry Butterworth. O filme conta no elenco com Tom Cruise ("Oblivion"), Emily Blunt ("The Adjustment Bureau"), o rapper T.I. (aka Clifford Joseph Harris), Charlotte Riley ("The Take"), Bill Paxton ("Haywire"), Marianne Jean-Baptiste ("RoboCop") e Jeremy Piven ("Entourage").

O enredo de "Edge of Tomorrow" é inspirado na obra literária "All You Need is Kill" de Hiroshi Sakurazaka. O livro tem a seguinte sinopse: Existe uma coisa pior do que morrer. É voltar do mundo dos mortos e voltar a morrer... vezes sem conta...
Quando um povo extra-terrestre, conhecido como Gitai, invade a Terra, Keiji Kiriya (no filme Bill Cage) é apenas um entre os muitos soldados que são recrutados entre os civis, equipados e armados a preceito, e enviados para matarem os invasores. Durante o conflito, Keiji acaba por ser morto no campo de batalha. No entanto, Kenji acaba por renascer na manhã seguinte e percebe que está destinado a morrer e a renascer, vezes sem conta, enquanto durar o conflito. Durante a 158ª vez em que renasce, Kenji encontra algo de diferente, uma mulher soldado, que poderá significar a sua fuga da maldição, ou a morte definitiva.

Trailer





Destacamos ainda a estreia do novo documentário de Gonçalo Tocha (realizador do simpático "É Na Terra Não É Na Lua"), "A Mãe e o Mar".

Sinopse (Filmspot): Documentário filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, conta a história das mulheres "pescadeiras" desse lugar representadas agora por Glória, a única mulher que ainda vai ao mar.

Através de conversas, o filme revela como as predecessoras de Glória desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas à pesca e ao amor pelo mar.

"Sobram nove barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão pelo mar."

Trailer





Estreia ainda o filme francês "Ela está de Partida", protagonizado por Catherine Deneuve.

A obra foi realizada por Emmanuelle Bercot, e escrita pela própria em parceria com Jérôme Tonnerre.

Para além de Deneuve, o elenco é composto por Nemo Schiffman, Gérard Garouste, Mylène Demongeot, Paul Hamy, Claude Gensac, Hafsia Herzi, entre outros.

Sinopse (Sapo): Bettie já tem cerca de 60 anos. Um dia, abandona repentinamente o seu quotidiano. Ao volante do seu carro, deixa para trás um restaurante à beira da falência e um companheiro que a traiu com uma mulher mais nova. À odisseia de Bettie junta-se depois o seu neto problemático, que ela mal conhece. Mas também surgem novas amizades e rostos familiares e há até tempo para uma reunião de antigas Misses. À medida que vai ficando mais distante de sua casa, Bettie vai ficando mais próxima da mulher que quer ser.

Trailer





Por fim vamos ter a estreia do filme de animação "Matraquilhos", realizado por Juan José Campanella, que até tem tido alguma aceitação, até agora, por parte de quem o viu.

O argumento da obra foi escrito por Campanella, Gastón Gorali e Eduardo Sacheri. O seu elenco vocal é composto por Juan José Campanella, Diego Ramos, Pablo Rago, Axel Kuschevatzky, David Masajnik, Mariana Otero, Diego Mesaglío, entre outros.

Sinopse (Filmspot): Amadeu (voz de Diogo Valsassina) é um adolescente popular com muitas aventuras e amigos fora do normal, que joga matraquilhos como um campeão. Ele tem uma vida fantástica e duas grandes paixões: os matraquilhos e a Laurita (voz de Ana Guiomar). Mas um dia tudo muda quando Amadeu tem de voltar a enfrentar o seu mais temível rival, El Macho, desta vez num jogo de futebol a sério.
El Macho está decidido a vencer Amadeu e tirar-lhe tudo aquilo que ele ama: A vila onde vive, o bar onde trabalha, a sua mesa de matraquilhos e o coração de Laura, por quem Amadeu está secretamente apaixonado.
Na companhia de um grupo improvável de divertidos matraquilhos e determinados em vencer, com a ajuda de Capi, o capitão da sua equipa, de "Liso" (voz de NUNO GOMES), o líder da equipa adversária e dos restantes matraquilhos, Amadeu inicia uma aventura espetacular para salvar Laura e o sonho de todos.
Juntos, irão descobrir que aqueles que são seus rivais dentro de campo, se podem transformar em amigos incondicionais fora dele.

Trailer

Sem comentários: