23 abril 2014

Estreias da semana - 24 de Abril de 2014

Boa-tarde caros leitores e bem-vindos a mais um post das estreias.

A partir de amanhã vão estrear dez (!) novos filmes nas salas de cinema portuguesas, de diferentes géneros e nacionalidades. Como de costume há alguns que vamos dar maior destaque, e outros que nem por isso.

Um dos filmes que achamos por bem evidenciar é "Prince Avalanche", uma obra protagonizada por Paul Rudd e Emile Hirsch, que tanto eu como o Aníbal vimos e gostámos. O Aníbal já lhe escreveu uma crítica, e eis um excerto da mesma: «O que faz todo o sentido é salientar que David Gordon Green acertou ao desenvolver este remake de "Either Way" (Á annan veg), um filme islandês, que ganhou elementos próprios do cineasta, que decidiu filmar o mesmo às escondidas, com um orçamento de 60 mil dólares, comprovando que o cineasta fica melhor fora dos grandes estúdios, após ter realizado os fracassados "Your Highness" e "The Sitter". Green deixa dois homens perante a natureza, confrontados com as suas limitações, defeitos e qualidades, enquanto revelam segredos e expressam emoções. Não são os seres mais perfeitos, tal como o filme que protagonizam não é uma perfeição e como nós não o somos. No entanto, são dois seres humanos interessantíssimos de acompanhar, que beneficiam de um argumento bem escrito e dois intérpretes à altura, que protagonizam uma das grandes surpresas de 2013. Entre o drama e a comédia, "Prince Avalanche" revela-se uma obra sublime, composta por dois personagens que facilmente nos conquistam e dão a Paul Rudd e Emile Hirsch duas interpretações de grande nível, numa obra gratificante, que nos conquista pela sua simplicidade e enorme humanidade

"Prince Avalanche" foi realizado por David Gordon Green ("The Sitter") e conta com Paul Rudd ("Role Models") e Emile Hirsch ("Into the Wild") como protagonistas.

O enredo de "Prince Avalanche" centra-se em Alvin, um indivíduo relativamente ponderado e Lance, o inseguro irmão da namorada do primeiro, uma dupla que sai da cidade tendo em vista a repintar as linhas das estradas. Alvin e Lance acabam por descobrir mais do que pretendiam sobre ambos e as suas próprias limitações, algo que aos poucos os leva a desenvolver uma amizade improvável neste peculiar Verão das suas vidas.

Trailer





Outra obra que merece todo o nosso apoio é o documentário brasileiro "Tropicália", que também já foi visto pelo Aníbal. Eis a conclusão da crítica que ele lhe escreveu: «Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, entre muitos outros nomes que povoaram o documentário foram fulcrais no “movimento tropicalista” que marcou gerações, um movimento que foi “a soma de todos os defeitos”, uma mescla de várias culturas (brasileira, africana, norte-americana) que inspiraram outras artes (foram uma inspiração para o cineasta Glauber Rocha), embora tivessem gerado algumas críticas negativas por parte de outros meios artísticos, em grande parte devido ao carácter popular e apolítico destes artistas. “Tropicália” não só consegue transmitir parte da relevância do movimento tropicalista, mas também apresentar de forma cativante a história de vários dos elementos que integraram este denominado grupo, ao mesmo tempo que apresenta um pouco da realidade política, social e cultural da época. Recheado de informação relevante, uma estrutura narrativa cativante, material de arquivo paradigmaticamente utilizado, cor, ilusão, ritmo e muita música, Marcelo Machado tem em “Tropicália” um documentário que faz justiça a vários dos elementos que retrata ao apresentar um documentário relevante, emotivo e apaixonante.»

"Tropicália" foi realizado por Marcelo Machado, escrito por Di Moretti, a.c. e Marcelo Machado, e produzido por Denise Gomes e Paula Cosenza.

Sinopse (Sapo): Numa panorâmica construída de forma afectiva, a partir de uma miscelânea de referências, entrevistas, material de arquivo, imagens e, claro, canções, somos levados numa viagem pelo movimento pela mão de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, entre outros.

Trailer





Achamos ainda por bem destacar a estreia de "Marretas Procuram-se", a segunda parte da franquia que, desta vez, é protagonizada por Ricky Gervais, ao invés de Jason Segel.

O filme foi realizado por James Bobin e conta com o argumento de Nicholas Stoller (dupla de "The Muppets"). "Muppets Most Wanted" conta no elenco com Tina Fey, Ricky Gervais, Ty Burell, Ray Liotta, entre outros.

"Muppets Most Wanted" coloca o grupo num grande espectáculo ao redor da Europa, em locais como Berlim, Madrid e Londres", mas acabam por se envolver em problemas quando encontram Constantine, o duplo de Cocas. Este antagonista é o criminoso mais procurado ao redor do Mundo e promete dificultar a vida dos Marretas.



Trailer





Vai ainda estrear "Laços de Sangue", um thriller/drama com um elenco muito sólido, apesar de não ter conquistado a crítica norte-americana, de um modo geral.

O filme é realizado por Guillaume Canet ("Les petits mouchoirs") e conta no elenco com Clive Owen ("Children of Men"), Billy Crudup ("Watchmen"), Zoe Saldana ("Avatar"), Marion Cotillard ("Contagion"), Mila Kunis ("Black Swan"), Noah Emmerich ("Super 8"), Matthias Schoenaerts ("Rust & Bone"). O argumento do filme foi co-escrito por Canet e James Gray ("We Owe the Night").

"Blood Ties" é um remake de "Les liens du sang", um filme protagonizado por Canet e realizado por Jacques Maillot, que acompanha dois irmãos no lado oposto da lei. Crudup irá interpretar o irmão mais novo, um polícia, enquanto Owen interpreta o irmão mais velho, um antigo presidiário. Embora tente evitar regressar à sua antiga vida, o personagem de Clive Owen é forçado a regressar ao mundo do crime para salvar a vida do seu irmão. Para piorar a situação, o personagem de Crudup apaixona-se pela mulher do criminoso que o irmão mais velho ajudou a colocar na prisão.

Trailer





Teremos também em sala o franco-germânico "Diplomacia", um drama histórico realizado por Volker Schlöndorff.

O argumento do filme foi escrito pelo próprio Schlöndorff em parceria com Cyril Gely. André Dussollier, Niels Arestrup, Robert Stadlober, Burghart Klaussner e Charlie Nelson integram o elenco do filme.

Sinopse (Sapo): A noite de 24 para 25 de Agosto de 1944. O destino de Paris encontra-se nas mãos do general Von Choltitz, que a ordens de Hitler se prepara para fazer explodir a cidade. Descendente de uma antiga linha de militares prussianos, o General não apresenta qualquer tipo de hesitação em cumprir as suas ordens. Esta é a principal preocupação do cônsul Sueco nos instantes em que sobe as escadas da suite do hotel Meurice, onde está hospedado o General. Tanto as pontes do Sena como os principais monumentos de Paris o Louvre, a Notre-Dame, a Torre Eiffel, estão rodeados de explosivos prontos a explodir. Utilizando todas as armas e argumentos diplomáticos, o cônsul é a única pessoa que poderá convencer Von Choltitz a não executar a sua ordem de destruição.

Trailer





Realçamos ainda a estreia do drama britânico "Por Aqueles em Perigo", que chegou a ter diversas nomeações para alguns prémios respeitáveis, principalmente para os BAFTA.

O filme foi escrito e realizado por Paul Wright e do seu elenco fazem parte George MacKay, Kate Dickie, Michael Smiley, Nichola Burley, Brian McCardie, entre outros.

Sinopse (Sapo): Aaron, um jovem pescador que vive numa remota comunidade escocesa, é o único sobrevivente de um estranho naufrágio onde o irmão perdeu a vida. Instigada pelo folclore marítimo e a superstição local, a aldeia culpa Aaron e faz dele um pária entre a sua própria gente. Recusando-se a acreditar que o irmão morreu, decide ir procurá-lo.




Trailer




Para além das obras aqui expostas vão ainda estrear o francês "100% cachemire", escrito e realizado por Valérie Lemercier; a comédia romântica "Não Há Duas Sem Três", protagonizada por Cameron Diaz; o filme de acção "Sabotagem", com Arnold Schwarzenegger, Sam Worthington e Terrence Howard; e o português "Pecado Fatal", que o Aníbal já viu e não gostou, nem um bocadinho.

Sem comentários: