27 março 2014

Estreias da semana - 27 de Março de 2014

Boa-tarde, caros leitores, e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de hoje, dia 27 de Março, estreiam oito novos filmes nas salas de cinema portuguesas, de várias nacionalidades e géneros. Como é costume vamos escolher algumas obras em particular para debitar um bocado, porque por uma razão ou por outra achamo-las merecedoras da nossa atenção.

O primeiro filme que achamos por bem destacar é "Mãe e Filho", uma obra romena que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim do ano passado, e que daqui a umas horas terá uma crítica publicada por este que vos escreve, neste mesmo espaço. Posso portanto dizer que é um filme muito recomendável e interessante e que vale bem a pena visionar.

O filme foi realizado por Calin Peter Netzer e co-escrito pelo próprio em colaboração com Razvan Radulescu. Do seu elenco fazem parte Luminita Gheorghiu, Bogdan Dumitrache, Natasa Raab, Ilinca Goia, Florin Zamfirescu, Vlad Ivanov, entre outros.

Sinopse (Sapo): Cornelia tem 60 anos: o filho, Barbu, com 34 anos, desafia a sua autoridade para ganhar independência. Mas quando ele está envolvido num trágico acidente, o instinto materno é maior. A mãe usa então todas as suas competências, os seus amigos no poder e o dinheiro, para evitar que o seu filho acabe na prisão. Na esperança que a criança dependente que ele já foi regresse. Mas a fronteira entre o amor materno e a manipulação é ténue... Será que conseguirá deixar o filho viver a vida que ele pretende?

Trailer





Realçamos ainda a estreia de "Capitão América: O Soldado do Inverno", uma obra que dispensa de apresentações e que até tem sido bastante bem recebida pela crítica norte-americana.

O filme foi realizado por Anthony e Joe Russo ("You Me and Dupree"), através do argumento de Christopher Markus e Stephen McFeely (dupla de "Captain America: The First Avenger"). "Captain America: The Winter Soldier" conta no elenco com Chris Evans (“Captain America: The First Avenger”), Scarlett Johansson (“Iron Man 2”), Samuel L. Jackson (“Marvel’s The Avengers"), Robert Redford ("The Company You Keep") como o Agente Alexander Pierce, entre outros.

Sinopse: "Captain America: The Winter Soldier” começa pouco depois dos acontecimentos de “Marvel’s The Avengers”, com Steve Rogers a lutar para abraçar o seu papel no Mundo Moderno. Este junta-se a Natasha Romanoff, aka Black Widow, para uma batalha contra um inimigo que se encontra escondido nas sombras, nos dias de hoje, em Washington, D.C.

Trailer





Estreia ainda "J. A. C. E.", uma co-produção entre a Grécia, Portugal, Turquia, Holanda e Macedónia realizada por Menelaos Karamaghiolis e co-escrita pelo próprio e por Nicholas Panoutsopoulos.

Alban Ukaj, Stefania Goulioti, Argyris Xafis, Ieronymos Kaletsanos, Minas Hatzisavvas, Kora Karvouni e Diogo Infante (é isso mesmo) integram o elenco do filme.

Sinopse (Sapo): Um thriller situado entre os bastidores e o submundo do circo, conta a história de uma criança raptada por uma rede de tráfico infantil nos novos Balcãs. Com a participação de Diogo Infante, o filme é uma co-produção da Grécia, Turquia e Macedónia.




Trailer





Realçamos igualmente "Palácio das Necessidades", um filme francês que chegou a vencer o prémio de melhor argumento no Festival de San Sebastián.

A obra foi realizada por Bertrand Tavernier ("A Princesa de Montpensier") e escrita por Christophe Blain e Abel Lanzac. No seu elenco podemos encontrar Thierry Lhermitte, Raphaël Personnaz, Niels Arestrup, Bruno Raffaelli, Julie Gayet, Anaïs Demoustier, Thomas Chabrol, entre outros.

Sinopse (Sapo): Alto e imponente, Alexandre Taillard de Worms é um homem cheio de estilo muito do agrado feminino. Acresce que é também Ministro dos Negócios Estrangeiros do país das luzes: a França. Com a sua cabeleira prateada e o seu corpo atlético ligeiramente bronzeado, movimenta-se nos palcos mundiais, desde a tribuna das Nações Unidas em Nova Iorque a Oubanga, um pequeno barril de pólvora. Aí, ele reúne os poderosos e invoca as potências no sentido de trazer a paz, acalmar os ânimos e reforçar a sua aura de futuro Prémio Nobel da Paz cósmica. Alexandre Taillard de Worms é uma força a considerar, travando a sua própria guerra sustentado na sua trindade de conceitos diplomáticos: legitimidade, unidade e eficácia. Ele enfrenta os neoconservadores americanos, os russos corrompidos e os gananciosos chineses. O mundo até pode não merecer a magnanimidade da França, mas a sua arte seria desperdiçada se se confinasse ao território francês. É neste contexto que surge Arthur Vlaminck, um jovem universitário que prepara a sua tese. Arthur é contratado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na verdade, cabe-lhe redigir os discursos do Sr. Ministro, mas também tem de aprender a gerir as sensibilidades do seu chefe e respetiva comitiva, encontrar o seu lugar entre o diretor do Gabinete e os consultores que gravitam num Quai d’Orsay - a sede do ministro - em que o stress, a ambição e as trapaças são uma prática diária. Mas quando ele pensa que consegue influenciar o destino do mundo, tudo parece ameaçado pela inércia dos burocratas.

Trailer





Vamos, por fim, salientar a estreia de "Centurião", uma obra de 2010, que o Aníbal já viu, não gostou particularmente, mas sobre a qual já escreveu e publicou uma crítica. Eis parte da sua conclusão: «Michael Fassbender é um actor acima da média e já o provou várias vezes, mostrando isso mesmo em "Centurion", destacando-se ainda uma muito secundária Imogen Poots, que no pouco tempo de antena consegue ter uma personagem mais densa do que elementos como David Morrissey, Riz Ahmed, Dimitri Leonidas, Liam Cunningham, entre outros que raramente escapam dos lugares-comuns. Poots interpreta Arianne, uma mulher expulsa pelos pictos devido a ser considerada uma bruxa, que ajuda Quintus, Bothos e Brick, formando uma relação de alguma proximidade com o primeiro. Não chega a ser estabelecido um romance propriamente dito, mas assistimos a uma tensão romântica e alguma candura nos momentos entre ambos, com a doçura de Arianne a contrastar com a ferocidade de Etain. Olga Kurylenko tem pouco ou nenhum material para explorar, com a descrição da sua Etain a ter que chegar pelas várias narrações em off efectuadas pelo protagonista e pelos comentários de alguns personagens. Neil Marshall tem em "Centurion" um filme irregular, onde a acção e violência sobressaem, bem como o cuidado guarda-roupa, mas não chega para dizermos que estamos perante algo minimamente coeso, com o cineasta a deixar em Michael Fassbender o "fardo" de agarrar muitas das vezes o filme

O filme foi realizado por Neil Marshall a partir de um argumento do próprio. No seu elenco constam Michael Fassbender, Olga Kurylenko, Dominic West, Noel Clarke, David Morrissey, entre outros.

Sinopse (Sapo): Quintus, o único sobrevivente de um ataque selvagem a uma fortificação romana de fronteira, na Inglaterra dos pirmeiros anos da era Cristã, decide alistar-se na IX legião do General Virilus e juntar-se à missão de exterminar as terríveis tribos conhecidas como Pictos. Quando a legião sofre um ataque surpresa e Virilus é capturado, Quintus e os poucos soldados que restam acabam por lutar pela sobrevivência em campo inimigo enquanto procuram salvar o seu general, escapar ao inimigo, à tortura e à morte certa.

Trailer




Para além destas obras que achámos por bem destacar vão ainda estrear o famoso "Filho de Deus", uma biopic centrada na história do treinador do Benfica, interpretado por Diogo Morgado; "Cadências Obstinadas", uma obra franco-portuguesa escrita e realizada por Fanny Ardant; e "Safari em África", um documentário sobre a vida animal no referido continente.

Sem comentários: