26 setembro 2013

Estreias da semana - 26 de Setembro de 2013

Boa-noite e bem-vindos a mais um post das estreias. Uma vez que esta semana vão estrear dez novos filmes, e para evitar elaborar um post demasiado extenso e trabalhoso, vou-me ficar por referir as informações essenciais das obras que achamos merecedoras de destaque da nossa parte.

Começo por "Like Someone in Love", o novo filme do iraniano Abbas Kiarostami, que tanto eu como o Aníbal já vimos, gostámos e recomendamos vivamente. Já temos uma crítica no blog, e eis o que diz a sua conclusão: «Akiko é um exemplo dessa imprevisibilidade da vida, deixando-se guiar pelo destino, enquanto procura erraticamente o seu lugar no Mundo, no interior de um Japão representado com alguma melancolia e figuras solitárias que não se conseguem adaptar à sua sociedade e à alienação proporcionada por esta. Abbas Kiarostami procura integrar o seu estilo de filmar com os valores nipónicos, algo que resulta numa obra marcada por mentiras, drama, romance, algum humor, violência, tensão, longos diálogos e um enorme realismo, que esconde no interior da sua aparente passividade um vulcão de emoções prestes a rebentar e a surpreender o espectador. "Like Someone in Love" pode não nos deixar profundamente apaixonados pela sua história, mas revela-se uma interessante incursão do prestigiado Abbas Kiarostami no Japão, num casamento que funciona bem e nos dá um drama profundamente humano, onde um conjunto de personagens ficcionais invade a realidade, resultando numa obra digna de merecer a nossa atenção

Temos também "Metallica: Through the Never", uma obra cinematográfica que mistura um concerto dos Metallica em IMAX com uma curta metragem protagonizada por Dane DeHaan. Tal como sucedeu com o filme de Kiarostami, eu e o Aníbal já visualizámos esta obra, e mais uma vez estamos de acordo. Achámos as imagens do concerto fantásticas, e a curta uma distração desnecessária, que não faz mais do que obrigar-nos a passar constantemente, no espaço de meio minuto, de um momento de emoção para um estado de «WTF?!». O Aníbal também já escreveu uma crítica ao filme, e eis um excerto da mesma: «Não nos enganemos, este é um filme feito para fãs dos Metallica e apenas para estes, que certamente terão alguns problemas em controlar-se silenciosamente na sala sem repetir algumas das letras das canções que mais gostam, pelo que a procura de Nimród Antal em inserir lá pelo meio uma historieta torna-se desnecessária, embora esta esteja bem realizada e Dane DeHaan não tenha um mau desempenho, mas acaba por nunca atingir o nível de interesse do concerto. Percebemos que existe uma tentativa de homenagear o “pessoal invisível” que trabalha de forma incansável nos bastidores do espectáculo e se depara com adversidades várias, que procuram expor na narrativa os ideais de transgressão dos Metallica, latente no confronto entre os elementos amotinados e a polícia, mas esses valores surgem expostos de forma bem mais paradigmática nas músicas e atitudes dos elementos da banda, enquanto estes últimos dão uma lição de como controlar um concerto, não perder o público e sempre sem desafinarem. Ficamos assim perante um filme-concerto para os fãs mais acérrimos, que apresenta alguns momentos de grande fulgor e emoção, mas que se perde quando nos resolve "agraciar" com uma história pueril em paralelo com o concerto, resultando numa obra que nunca chega a atingir o nível de excelência que os Metallica mereciam

Salientamos ainda "2 Tiros", um filme de acção protagonizado por Mark Wahlberg e Denzel Washington, que o Aníbal viu e achou engraçado. Eis o que ele escreveu: «Não são apenas as mulheres que não estão em destaque, também os antagonistas são do mais unidimensional possível, com Edward James Olmos a sobressair como um traficante mexicano estereotipado e meio caricatural, cujo desenvolvimento ao longo da narrativa é praticamente nulo. Sem um argumento elaborado, muita acção, bom humor e uma história despretensiosa, "2 Guns" sobressai devido à sua dupla de protagonistas, com Wahlberg e Washington a proporcionam alguns momentos bastante agradáveis ao espectador

Decidimos também realçar a estreia de "Ouro", um western germano-canadiano realizado por Thomas Arslan, nomeado para um Urso de Ouro no Festival de Berlim e protagonizado por Nina Hoss, e "Diana", possivelmente o filme mais publicitado da semana, protagonizado por Naomi Watts, o qual tem deixado uma impressão péssima na imprensa e no público que já o viu.

Entre as restantes estreias constam "A Deusa", um filme protagonizado por Ronan Keating (esse mesmo); "A Minha Vida Dava um Filme", com Kristen Wiig e Matt Dillon; "De Coração Aberto", com Juliette Binoche; "Paz, Amor & Outras Confusões", protagonizado por Jane Fonda, Catherine Keener e Elizabeth Olsen, e finalmente o grandioso "Cães Astronautas".

Like Someone in Love

Género: Drama

Realização: Abbas Kiarostami ("Ten")

Argumento: Abbas Kiarostami

Elenco: Tadashi Okuno, Rin Takanashi, Ryo Kase, Denden, entre outros.

Imdb (6,8) / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (4)

Sinopse: Uma jovem mulher e um idoso encontram-se em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele, ele pensa que a conhece. Ele recebe-a em sua casa e ela oferece-lhe o seu corpo. Mas a teia que se tece nas vinte e quatro horas seguintes supera as circunstâncias do seu encontro.


Trailer





Metallica: Through the Never

Género: Acção / Música

Realização: Nimród Antal

Argumento: Nimród Antal, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, Robert Trujillo

Elenco: Dane DeHaan,  James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, Robert Trujillo.

Imdb (6,8) / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (3)

Sinopse:  Tendo como protagonistas os Metallica, um elenco de milhares dos seus fãs e a estrela em ascensão Dane DeHaan (Chronicle, The Amazing Spider-Man 2), Metallica Through the Never é escrito e realizado pelo muitas vezes premiado cineasta Nimrod Antal (Predators, Kontroll) e produzido pela ex-produtora de filmes em IMAX Charlotte Huggins (Journey to the Center of the Earth). O filme casa de forma incrível imagens de concerto e técnicas de edição com uma narrativa emocionante, na qual um roadie (interpretado por DeHaan) é enviado numa missão durante um atroador concerto dos Metallica, numa arena cheia até às costuras. Durante esta missão, inesperadamente, o jovem vai ter a sua vida virada de pernas para o ar.

Trailer





2 Tiros

Título original: 2 Guns

Género: Acção / Comédia / Crime

Realização: Baltasar Kormakur ("Contraband")

Argumento: Blake Masters (da série de culto “Brotherhood”) e David O. Russell ("Three Kings")

Elenco: Paula Patton ("Mission: Impossible - Ghost Protocol"), Bill Paxton ("Hatfields & McCoys"), Edward James Olmos ("Dexter"), James Marsden ("Straw Dogs") e Fred Ward ("30 Minutes or Less").

Imdb (7,1) / Rotten Tomatoes (63%) / Rick's Cinema (3)

Sinopse: Denzel Washington e Mark Wahlberg lideram um elenco repleto de estrelas em 2 Guns, um explosivo filme de acção que segue dois agentes que são forçados a fugir. Mas há um grande problema com esta singular aliança: Nenhum sabe que o outro é um agente federal à paisana.
 Nos últimos 12 meses, o agente do DEA Bobby Trench (Washington) e o agente de espionagem da marinha norte-americana Marcus Stigman (Wahlberg) têm sido relutantemente associados um ao outro. Ao trabalharem, secretamente, como membros de um sindicato de narcóticos, cada homem tem tanta confiança no seu parceiro como nos criminosos que tem como dever levar à prisão.
 Quando a tentativa de ambos de se infiltrarem num cartel de droga mexicano e recuperar milhões de dólares corre mal, Trench e Stigman são, subitamente, abandonados pelos seus superiores. Agora que todos os querem na prisão ou mortos, a única pessoa em quem podem confiar é um no outro. Infelizmente para os seus perseguidores, quando dois homens bons gastam anos a fingir serem maus, acabam por aprender alguns truques pelo caminho.

Trailer





Ouro

Título original: Gold

Género: Aventura / Drama / Western

Realização: Thomas Arslan

Argumento: Thomas Arslan

Elenco: Nina Hoss, Marko Mandic, Peter Kurth, entre outros.

Imdb / Rotten Tomatoes

Sinopse (Sapo): Canadá. Verão de 1898. Um grupo de exploradores alemães atravessa o país em direcção ao norte, em carroças carregadas com os seus bens reduzidos. Juntamente com o seu líder, o exuberante comerciante Wilhelm Laser, todos eles procuram encontrar a sua fortuna nas recém-descobertas minas de ouro de Dawson, mas nenhum deles tem ideia dos perigos que se encontram à sua frente numa jornada de mais de 2500 km. Mas a incerteza, o mau tempo e a exaustão começam a tomar conta destes homens e mulheres e os conflitos escalam. A viagem destes exploradores depressa se torna num mundo cada vez mais selvagem e ameaçador.

Trailer




Diana

Género: Biografia / Drama

Realização: Oliver Hirschbiegel ("A Queda")

Argumento: Steven Jeffreys ("The Libertine")

Elenco: Naveen Andrews ("Lost"), Naomi Watts ("Fair Game"), Douglas Hodge, Geraldine James, entre outros.

Imdb / Rotten Tomatoes

Sinopse: O enredo de "Diana" centra-se nos últimos dois anos da vida da Princesa Diana (Naomi Watts), um período no qual esta procurou encontrar a felicidade pessoal e transformou-se numa humanitária de reconhecido valor. A história irá acompanhar os casos amorosos da "Princesa do Povo", nomeadamente a sua relação com Hasnat Kahn (Andrews) e Dodi Al-Fayed.

Trailer

Sem comentários: