23 agosto 2013

Divulgado o trailer norte-americano de "Wadjda", o primeiro filme da Arábia Saudita realizado por uma mulher

Já saiu o trailer norte-americano e um clip de "Wadjda", o primeiro filme da Arábia Saudita a ser realizado por uma mulher, Haifaa Al-Mansour.

A história do filme segue Wadjda, uma rapariga de dez anos que faz mixtapes e que gosta de ténis da Converse e que tem sonhos que não se restringem ao que é esperado das mulheres na sociedade do seu país. Por enquanto, porém, a jovem limita-se a desejar andar de bicicleta com o seu amigo Abdullah. Depois de a sua mãe recusar-se a comprar-lhe uma, a inventiva Wadjda não desiste e, após fazer o proprietário de uma loja prometer-lhe que não vai vender a bicicleta em que ela está interessada, vai começar a angariar dinheiro para comprá-la, entrando numa competição de trivia do Corão cujo prémio principal lhe irá permitir comprar o tão almejado veículo, e não só.

Esta história permitiu a Al-Mansour retratar as vidas das mulheres no país em que se desenrola o filme, e com muito sucesso, tendo sido muito elogiado pela crítica e ganhando uma diversidade de prémios em festivais como os de Veneza, Dubai, Friburgo, Gotemburgo, Los Angeles, Palm Springs, Roterdão, Talinn, Tromso e Durban.

Para além de realizar, Haifaa Al-Mansour também escreveu o argumento do filme. No seu elenco constam Reem Abdullah, Waad Mohammed, Ahd, Abdullrahman Al Gohani, Sultan Al Assaf, entre outros.

Para verem o trailer e o clip basta carregarem em ler mais.





Sem comentários: