31 março 2013

Steven Soderbergh planeia a adaptação de uma mini-série de 12 episódios baseada em "The Sot-Weed Factor", de John Barth

Apesar de Steven Soderbergh ter anunciado a sua retirada da realização de filmes após a produção da sua biopic de Liberace, que vai estrear no dia 26 de Maio na HBO, parece que o cineasta vai continuar tão activo como de costume ao desempenhar outras funções, e o seu último projecto, anunciado pela EW, vai ser a adaptação a uma mini-série de 12 episódios do romance The Sot-Weed Factor, da autoria de John Barth, publicado originalmente em 1960.

A história do livro - uma sátira - desenrola-se nos finais do século XVII, em Londres e na costa oriental da colónia de Maryland, e conta a história de um poeta inglês chamado Ebenezer Cooke a quem é dado o título de "Poeta Laureado de Maryland" - algo como o poeta oficial da terra - por Charles Calvert, o governador da colónia. Cooke vai enfrentar inúmeros obstáculos, tanto na sua jornada até Maryland, como quando lá chegar, ultrapassando-os ao mesmo tempo que vai tentando manter a sua inocência, isto é, a sua virgindade. O título do livro baseia-se no poema que Cooke irá compor através da história, feito inicialmente com o intuito de elogiar e lisonjear Maryland, acabando porém como uma sátira mordaz baseada nas suas experiências surreais.

O maior desafio, segundo Soderbergh, será fazer o projecto sem um orçamento demasiado elevado, mas aparentemente há uma solução aparentemente inovadora. Nas suas palavras: «Penso que arranjei uma maneira de fazê-lo barato. É arriscado. Se funcionar, vai ser super fixe. E se não, não vais conseguir ver 10 minutos sequer disso. Não quero fazer uma comédia de 12 horas e de 85 milhões de dólares passada em 1600. É por isso que comecei a pensar desta forma.»

Recordamos que para além de estar envolvido neste projecto, Soderbergh está também envolvido na elaboração de adaptações a peças musicais de "Magic Mike" e "Cleopatra", indo ele próprio a dirigir outra peça no Outono. O cineasta referiu ainda que se vai dedicar à pintura, à escrita de livros, estando ainda focado num site que ainda não se sabe o que é ao certo, mas que podem ver neste link.

Sem comentários: