24 março 2013

Resenha Crítica: "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s"

 Documentário indispensável para quem queira conhecer, seja interessado, fã ou mero curioso em relação ao poliziottesco, "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s" apresenta-nos vários elementos fundamentais sobre este subgénero ao longo dos seus sete capítulos recheados de interesse. Desde a inspiração em obras norte-americanas (como Dirty Harry e The French Connection), passando pelo boom de popularidade na década de 70, pelo profícuo e inventivo contexto da produção cinematográfica italiana da época, a forma como o contexto social (máfia, terrorismo) influenciou a elaboração deste subgénero de filmes, os motivos que levaram ao esgotamento do poliziottesco, as principais temáticas destes filmes, o trabalho de dobragem destas obras, várias são as temáticas abordadas ao longo do documentário. 
 Acompanhado por comentários deliciosos de alguns dos intervenientes destes filmes, trechos das obras, posters e muita música a rigor, "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s" consegue não só apresentar de forma fluída este subgénero, mas também despertar a atenção para muitas das obras apresentadas. Nascido no interior de uma grande produtividade cinematográfica italiana, herdeiro de um spaghetti western em declínio, o poliziottesco exibe a qualidade que os italianos tinham neste período em pegarem em elementos de géneros populares norte-americanos, subverterem-nos e transformarem-nos em obras suas, algo que resultou neste subgénero muito popular na década de 70 e marcante para uma geração. Recheados de violência, misoginia, crime, polícias violentos e solitários que lutam contra o sistema, mafiosos, sexo, sangue, imprevisibilidade e perseguições de carros cheias de estilo, estes filmes não tinham a mesma popularidade que os spaghetti westerns nos Estados Unidos da América, mas têm vindo a ser redescobertos com o passar do tempo e têm neste documentário um meio paradigmático de divulgação. 
 Com depoimentos do lendário Franco Nero, Henry Silva, John Saxon, Fred Williamson, o peculiar Antonio Sabato, Joe Dellasardo, do realizador Enzo G. Castellari, entre muitos outros, "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s" surge como um documentário de riqueza extrema, que serve de aperitivo e guia para um subgénero apelativo e pronto a conquistar novos públicos. Apesar de por vezes se estender em demasia, derivado de uma clara reverência e paixão do realizador Mike Malloy para com o poliziottesco, "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s revela-se um documentário imperdível, que deixa o espectador com uma vontade indómita de ver várias das pérolas citadas ao longo da obra. 

Classificação: 4 (em 5). 
 
Título: "Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled the '70s"
Realizador: Mike Malloy.
Argumento: Mike Malloy.
Elenco/Convidados: :Franco Nero, Enzo Castellari, Joe Dallesardo, Claudio Fragasso, Jon Saxon.

Sem comentários: