30 janeiro 2013

Estreias da semana - 31 de Janeiro de 2013

Boa-tarde e bem-vindos a mais um post das estreias da semana. A partir de amanhã, último dia do mês de Janeiro, vamos ter cinco novos filmes nas nossas salas de cinema, e sobre eles há uma curiosidade deveras engraçada. É que três destas cinco obras parecem ser sérias candidatas ao top do final de ano relativo aos piores filmes de 2013. Mas já lá vamos. Em primeiro lugar, fiquemo-nos pelos que merecem maior destaque.

O primeiro é, logicamente, "Lincoln", o novo filme de Steven Spielberg e um dos maiores candidatos aos Óscares, principalmente na categoria de melhor actor, devido à irrepreensível interpretação de Daniel Day-Lewis. O Aníbal, logicamente, já viu o filme, e eis um excerto da sua crítica: «Steven Spielberg realiza "Lincoln" como se estivesse a arrumar uma loja de porcelanas caras, procurando arrumar tudo cuidadosamente nos seus locais, sempre com receio de que algo saia do sítio e se possa partir, surgindo como o anti-Tarantino, algo que resulta numa biopic sensaborona, com bons diálogos, boas interpretações, mas com nada que entusiasme, que problematize, que arrisque a fazer partir uma porcelana. Em "Django Unchained", Tarantino resolveu pegar nas porcelanas caras dos tabus norte-americanos e partir tudo, não tendo problema em poder chocar e dividir opiniões, apresentando a escravatura como aquilo que ela era: desumana. Em “Lincoln”, Spielberg resolve dar um filme certinho e arrumadinho, que procura melindrar o menos possível, acabando apenas por causar indiferença

Teremos ainda o premiado "Barbara", um filme alemão realizado e escrito pelo reputado Christian Petzold, que gostaríamos de recomendar. Aqui está mais um excerto de outra crítica do Aníbal! «Ver um filme alemão a estrear em circuito comercial nas salas de cinema nacionais é uma raridade, sendo o país germânico muitas das vezes referido em Portugal não pelo seu cinema, mas sim pela influência da senhora Merkel. "Barbara" prova que estamos a perder algumas boas obras de cinema alemão e que poderíamos apostar numa troca. A influência de Merkel poderia ficar pela Alemanha, enquanto o bom cinema do seu país pode ser exportado para Portugal. Os cinéfilos agradecem.»

Os três filmes restantes são os que mencionei no início do post. Prometem muita acção, tiroteios e pancadaria, mas todos têm gerado críticas mesmo muito negativas.

Um deles é "Paker", protagonizado por Jason Statham e Jennifer Lopez. Apresento-vos um pedaço da crítica do Aníbal ao filme: «A narrativa é apresentada de forma atabalhoada, falhando em desenvolver uma história aparentemente simples, as cenas de acção não entusiasmam, o sentimento de descrença que pede ao espectador é enorme, mesmo para os filmes do género, os personagens secundários são completamente unidimensionais (deixem o Michael Chicklis ficar pelas séries; Emma Booth surge como uma "coisinha sem sal"), entre outros elementos que aqui poderiam ser apontados mas entram na parte do spoiler. Não deixa de ser curioso que Parker repita várias vezes que se pretende vingar pelos valores morais que defende e não pelo dinheiro. Se não fosse pelo facto de regerem-se pelo dinheiro ao invés dos seus valores morais, será que alguns dos envolvidos teria participado neste filme? Provavelmente não

Outro é "Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas", encabeçado por Jeremy Renner e Gemma Arterton, que mereceu uma gloriosa estrela por parte do Aníbal: «Em 2009, Tommy Wirkola salientou ao Shock Till You Dropp que "Hansel & Gretel: Witch Hunters", "it's an action-adventure horror movie (...)". Verdade seja dita. De terror tem muito pouco para além do conceito (surgem mais risos do que sustos), a acção tem momentos interessantes mas esbatem-se nos seus efeitos especiais pouco conseguidos e pior do que tudo a história nunca é devidamente desenvolvida. Se tivesse assumido a sua faceta de filme de série b e não se tivesse levado a sério, "Hansel & Gretel: Witch Hunters" poderia ter sido uma boa dose de entretenimento onde colocamos o cérebro de lado e divertimo-nos com a sua inocuidade, algo que nunca acontece ao longo da obra. Hansel pode sofrer da "doença do açúcar", mas "Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas" sofre de uma doença ainda mais grave: a falta de criatividade

 O último é "Freelancers", protagonizado por Roberto De Niro, Forest Whitaker e 50 Cent, e não o tendo visto, julgado pelas críticas de que tem sido alvo, não é uma obra na qual estejamos particularmente interessados em visionar.

E, por agora, é tudo. Boas estreias a todos e até para a semana.

Lincoln

Género: Biografia / Drama / História

Realização: Steven Spielberg

Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, David Strathairn, Walton Goggins, Lee Pace, Tim Blake Nelson, Bruce McGill, Joseph Cross, David Costabile, Byron Jennings, Dakin Matthews, Boris McGiver, Gloria Reuben, Jeremy Strong, David Warshofsky, Jackie Earle Haley, David Oyelowo e Jared Harris.

Imdb (7,9) / Rotten Tomatoes (90%) / Ebert (4) /  
Rick's Cinema (3)

Sinopse: O enredo do filme é inspirado na obra literária vencedora do Pulitzer, "Team of Rivals", da autoria de Doris Kearns Goodwin. O argumento é da autoria de Tony Kushner, vencedor de um Prémio Pulitzer e de um Tony Award. "Lincoln" irá centrar-se nos últimos quatro meses da vida de Abraham Lincoln, e acompanha a luta deste pela abolição da escravatura e a forma como conduz o Norte à vitória na Guerra da Secessão.

Trailer





Barbara

Género: Drama

Realização: Christian Petzold

Elenco: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Mark Waschke, Rainer Bock, Christina Hecke, entre outros.

Imdb (7,2) / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (4)

Sinopse (goethe): Verão de 1980 na RDA: a doutora Barbara solicitou uma autorização para sair do país. Mas em vez disso, é sujeita a um processo disciplinar e transferida da capital para um pequeno hospital de província. Jörg, o seu amante da Alemanha Ocidental, prepara a fuga de ambos pelo Mar Báltico. Barbara espera. A sua nova casa, os vizinhos, o Verão e o campo, já não exercem grande influência obre ela. Barbara trabalha na secção de cirurgia infantil sob a direcção do seu novo chefe André. É atenciosa para com os pacientes, mas distante com os seus colegas. O futuro de Barbara começa mais tarde. Mas André causa-lhe confusão. A sua confiança nas aptidões profissionais dela, a sua dedicação, o seu sorriso. Porque que é que ele esconde a sua preocupação com a fugitiva Stella? Estará ele incumbido de a vigiar? Ou apaixonado por ela? Barbara começa a perder o controle. Sobre si própria, sobre os seus planos, sobre o amor. E o dia da planeada fuga aproxima-se cada vez mais depressa.

Trailer





Freelancers

Género: Acção / Crime / Drama

Realização: Jessy Terrero

Elenco: Robert De Niro, Dana Delany, Forest Whitaker, Beau Garrett, Curtis "50 Cent" Jackson, Malcolm Goodwin, entre outros.

Imdb (4,3) / Rotten Tomatoes

Sinopse (take): Em Freelancers, quando um oficial da Policia de Nova Iorque é assassinado em serviço, o seu filho decide inscrever-se na polícia, acabando por se associar ao antigo parceiro do seu pai e a uma equipa de polícias corruptos. Sarcone, o seu novo chefe, decide avaliar se ele tem o que é preciso através de provas e testes de lealdade, confiança e respeito. Quando a verdade sobre a morte do seu pai é revelada, ele decide vingar-se até que seja feita justiça.
Freelancers conta com as interpretações, nos principais papéis, de Robert De Niro, Forest Whitaker e Curtis '50 Cent' Jackson.

Trailer





Parker

Género: Acção / Crime / Thriller

Realização: Taylor Hackford ("Ray")

Elenco: Jason Statham, Jennifer Lopez, Clifton Collins Jr., Wendell Pierce, Michael Chiklis, Nick Nolte, entre outros.

Imdb (6,3) / Rotten Tomatoes (37%) / Ebert (1,5) /  
Rick's Cinema (1.5)

Sinopse: O argumento de "Parker" é inspirado na série literária de Donald E. Westlake (com o nome Richard Stark), iniciada com "The Hunter". O enredo centra-se em Parker, um criminoso que conta com o seu próprio código de ética, que inclui nunca magoar inocentes. Este valoriza a sua palavra de honra e vai com toda a certeza vingar-se de quem o trair. O personagem já foi adaptado de forma livre em vários filmes. Lee Marvin interpretou o equivalente a Parker em "Point Blank", Chow Yun-fat em "Full Contact" e Mel Gibson em "Payback".

Trailer





Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas

Título original: Hansel & Gretel: Witch Hunters

Género: Acção / Fantasia / Terror

Realização: Tommy Wirkola ("Død snø")

Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Famke Janssen, Peter Stormare, Derek Mears, entre outros.

Imdb (6,5) / Rotten Tomatoes (18%) / Rick's Cinema (1)

Sinopse: O enredo de "Hansel and Gretel: Witch Hunters", desenrola-se quinze anos após os traumáticos eventos ocorridos na casa de gengibre. Os dois tornaram-se em caçadores de bruxas implacáveis, prontos a exterminar todas as bruxas que encontrarem.

Trailer


Sem comentários: