20 novembro 2012

Kevin Eastman, co-criador das Tartarugas Ninja, está 1000% a bordo do reboot

O reboot de "Teenage Mutant Ninja Turtles", ainda em preparações, já tem estado envolto em alguma polémica, perante o cepticismo relacionado com a direcção que irá tomar, ao alterar a mitologia ligada às personagens. De forma a serenar os ânimos, como já o tinha feito há alguns meses, Kevin Eastman, o co-criador das famosas tartarugas, manifestou a sua admiração pelo projecto, numa entrevista ao Examiner.com.

Nas palavras de Eastman: «Isto vai ser um grande filme das Tartarugas Ninja. Tal como muitos conceitos de há trinta anos atrás, as TMNT foram re-inventadas algumas vezes, algumas vezes de mais do que outras, mas se olharmos ao que a Viacom/Nickelodeon tem feito/permitido fazer com os novos desenhos animados das tartarugas e com as novas séries de banda desenhada, cada uma tem uma abordagem revigorada e ligeiramente nova do "conceito base, e o novo filme vai ser igual, um filme bem colocado no universo das TMNT, que os fãs irão gostar. Se não aprendemos mais nada com um dos meus filmes favoritos baseados numa banda desenhada, "Os Vingadores", há muito a ser dito sobre nunca nos esquecermos do conceito base e da base de fãs

Falando, em concreto, sobre o argumento: «Pelo que vi do argumento, é fantástico. O Michael Bay tem feito filmes grandiosos e intensos. Estamos a falar de nos inspirarmos em filmes como "The Avengers" relativamente à abordagem e à origem das raízes, a "The Raid: Redemption" relativamente às cenas de luta e a "Rise for the Apes" pelo estilo de qualidade computadorizada.»

 Referindo ainda o papel de Eastman no filme: «Consultor criativo para a maior parte, o que é porreiro pois posso vestir uma série de chapéus. Desde dar algumas opiniões em algumas partes da narrativa com os excelentes argumentistas, Josh Appelbaum e Andre Nemec, aqui e acolá, até fazer uns rascunhos de personagens para o realizador Liebesman, eles chamam-me regularmente para me mostrar o mais recente ponto de situação e para saber a minha opinião, e, até agora, estou 1000% a bordo! E sei que vai ser um filme espectacular e o começo de uma nova franquia fantástica para a Viacom.»

Relembramos que a polémica tem-se relacionado com as alterações que serão efectuadas à mitologia clássica dos personagens. De acordo com Michael Bay, as famosas tartarugas deixam de ser representadas como mutantes, mas sim como seres de origem alienígena. Durante uma conversa no Nickelodeon Upfront em Nova Iorque, realizada em Março de 2012, Bay revelou que "Quando virem este filme, as crianças vão acreditar que um dia estas tartarugas realmente existiram. Estas tartarugas pertencem a uma raça extraterrestre e vão ser duras, engraçadas e completamente adoráveis".

"Teenage Mutant Ninja Turtles" será realizado por Jonathan Liebesman ("Battle: Los Angeles"). O argumento do reboot foi originalmente escrito por Art Marcum e Matt Holloway (dupla de "Iron Man") e rescrito por Andrew Nemec e Josh Appelbaum ("Mission: Impossible - Ghost Protocol").

As "Tartarugas Ninja" foi uma das séries animadas com maior sucesso no final dos anos 80 e inicio dos anos 90. A franquia foi criada originalmente em 1984, por Kevin Eastman e Peter Laird, na série de comics, "Teenage Mutant Ninja Turtles". Posteriormente foram criadas duas séries de animação, a primeira que foi transmitida originalmente entre 1987 e 1996, sendo a segunda transmitida entre 2003 a 2009. Para além das séries de animação, as famosas tartarugas tiveram ainda direito a uma série televisiva live-action, transmitida entre 1997 e 1998, que não logrou cativar o público. Por fim resta fazer referência a quatro obras cinematográficas inspiradas nos comics de Eastman e Laird, as três primeiras em live-action produzidas em live-action, a quarta em CGI lançada em 2007, que não teve o sucesso esperado pela Warner Bros.

Sem comentários: