28 setembro 2012

MOTELx 2012 com 13,538 participantes

Apesar da crise e dos vários problemas que assolam o país, a 6ª edição do MOTELx revelou-se praticamente imune a estes problemas e contou com um número considerável de participantes. De acordo com as informações avançadas pela assessoria de imprensa do festival, o MOTELx 2012 contou com 13,538 participantes, no total dos cinco dias do certame.

Entre os participantes encontram-se 12,258 espectadores nas sessões de cinema, 826 participantes nas masterclasses e 474 nos eventos paralelos, algo que mostra paradigmaticamente o apelo que este magnífico festival tem obtido junto do público.

 Entre os dias 12 e 16 de Setembro de 2012, o MOTELx exibiu mais de 60 filmes, com muitas sessões esgotadas, proporcionando também vários eventos paralelos, entre os quais, masterclasses, workshops, uma assombrosa Noite de Jogos de Terror e uma Tarde de Jogos (Pouco) Assustadores, para famílias, e ainda reuniu ainda três centenas de pessoas numa festa dedicada ao terror no Ritz Clube com a presença dos The Macaques, DJ A Boy Named Sue e Bandidos.

No entanto, o grande chamariz do festival foi o lendário Dario Argento, um dos maiores mestres do cinema de terror do velho continente ainda em actividade, que foi o convidado de honra do festival. É verdade, esta lenda viva esteve pelo cinema São Jorge, não só para a Masterclass, mas também para apresentar "Suspiria", uma das suas obras-primas. Estiveram também presentes em Lisboa, como convidados internacionais do festival, Pål Sletaune, membro do júri do prémio MOTELx e realizador do filme "Babycall", Julien Maury ("Livid", entrevistado pela Take Cinema Magazine), Jonathan Zarantonello ("The Butterfly Room"), Alex Chandon ("Inbred") e Pascal Laugier ("The Tall Man").

Entre os 10 filmes nomeados para o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2012, a única secção competitiva do festival, o galardão foi atribuído pelo júri ao filme «A Bruxa de Arroios» de Manuel Pureza.

Por aqui procurámos acompanhar  o festival, que tive a oportunidade de cobrir pela Take Cinema Magazine. Podem ler os posts dedicados ao MOTELx na Take e no Rick´s Cinema nos seguintes links:
Rick´s Cinema - MOTELx
Take Cinema Magazine - MOTELx

Sem comentários: