31 agosto 2012

Peter Tordenskiold, nobre e oficial da marinha do século XVIII, vai ter direito a dois filmes centrados na sua pessoa

A popularidade do nobre e oficial da marinha do século XVIII Peter Wessel Tordenskiold, de nacionalidades dinamarquesa e norueguesa, nunca esteve tão elevada, tendo em conta a notícia recente de que estão dois filmes a ser desenvolvidos sobre esta lenda náutica da Idade Moderna.

O primeiro, produzido por John M. Jacobsen, da Filmkameratene AS, que terá um orçamento de 9,6 milhões de euros e que irá centrar-se na vertente dramática, e um segundo, produzido por Lars Bredo Rahbek, da dinamarquesa Nimbus Films Aps, que pretender ser um filme épico, contando para isso com um orçamento de 6 milhões.

O primeiro está a ser escrito pelos dinamarqueses Mikael Olsen ("Domeren") e Gert Duve Skovlund ("At klappe med een hånd"), será realizado pelo norueguês Morten Tyldum ("Hodejegerne") e as suas filmagens deverão começar no próximo verão.

O segundo projecto será escrito pelo norueguês Erlend Loe ("Norte") e realizado pelo islandês Dagur Kári ("Nói, o Albino"), que fez questão de dar o seu aval ao projecto: «Sempre pensei que nunca devemos fazer filmes sobre uma época em que a câmara ainda não tinha sido inventada, mas o guião do Loe dá-nos uma nova perspectiva ao género. O colete de forças do mito, muitas vezes, sobrepõe-se ao verdadeiro ser humano; queremos descrever um homem que está mais próximo de nós do que pensamos».

Segundo a grandiosa wikipédia, Peter Tordenskiold (1690 - 1720) era um nobre e um oficial da marinha real dinamarquesa-norueguesa. Tordenskjold, como é conhecido, ascendeu à posição de vice-almirante pelos seus serviços na Grande Guerra do Norte, sendo ainda conhecido pela sua audácia e coragem. A sua façanha mais conhecida passou pela destruição de uma frota de provisões do rei Carlos XII da Suécia, na Batalha de Dvnekilen. Em 1720, porém, com 29 anos, o marinheiro foi morto ingloriamente num duelo.

Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Sem comentários: