16 julho 2012

Curtas de Animação às Segundas - "O Trovão"

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação de qualidade, sejam estas conhecidas do grande público ou relativamente desconhecidas. Por este espaço tanto podem passar curtas de animação portuguesas como estrangeiras, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores. Importa salientar que por este espaço já passaram curtas como Bats in the Belfry; Sem Dúvida Amanhã (2006); "The Old Lady and the Pigeons"; "História Trágica Com Final Feliz", "Vincent", entre outras.

O post desta Segunda-Feira é dedicado à curta-metragem de animação portuguesa, "O Trovão", realizada por Álvaro Barbosa, através do argumento de Paulo da Rosária, e produção de Álvaro Barbosa e João Rema. A curta foi exibida em diversos festivais e mostras de cinema, entre os quais, "Festival Cinanima" (2008), "Fantasporto 2009 - Festival Internacional de Cinema do Porto", "Cineclube Komba Kanema" (2009), "Broadway International Film Festival" (2009), entre muitos outros.

O enredo de "O Trovão" parte de uma antiga lenda Portuguesa que salienta a possibilidade da prata atrair o raio de uma tempestade e assim atrair algo mau atrás dos espelhos das casa. A historia acompanha um indivíduo idoso, que vive numa pequena cidade, e decidiu comprar uma das primeiras televisões alguma vez produzidas. Este acredita no progresso e recusa aceitar as velhas superstições, algo que não acontece com a sua mulher e a neta, que acreditam na possibilidade das lendas e superstições fazerem parte da natureza e existirem por alguma razão.Será que estas duas terão razão?

"O Trovão" é uma curta bem conseguida que coloca em oposição as tradições populares e o pragmatismo, através de um casal de idosos com ideias muito diferentes. Álvaro Barbosa tem em "O Trovão" uma curta leve e bem conseguida, onde se nota um bom trabalho a nível da animação do argumento. Ao terminarmos de visionar a curta percebemos o porquê desta ter sido seleccionada para um conjunto tão variados de mostras e festivais de cinema, sendo um bom exemplo das curtas de animação nacionais que se fazem em Portugal.

 Aproveito ainda este post para dar os parabéns ao site http://filmesportugueses.com/, pelo excelente trabalho que tem efectuado em divulgar o cinema português, tendo sido a partir daqui que tomei conhecimento da curta.

Sem comentários: