29 julho 2012

Crítica: "Burn Notice" S06E04 - "Under the Gun"

Embora não esteja directamente presente em "Under The Gun", Anson Fullerton (Jere Burns) continua a procurar travar a todo o custo os planos de Michael Western (Jeffrey Donovan) em conseguir tirar Fiona (Gabrielle Anwar) da prisão e assim atacar aqueles que o agente mais gosta. No episódio anterior, Fiona revelou a Michael que alguém está a tentar assassina-la no interior da prisão e as pistas acabam por conduzir o espião e Max (Bruce Campbell) a uma velha conhecida, Rebecca (Kristanna Loken), uma antiga agente da CIA, que traiu a agência para colaborar Anson.
Ao longo de “Under The Gun”, Rebecca demonstra mais uma vez o porquê de um dia ter sido considerada como uma agente com um futuro promissor e rapidamente consegue livrar-se de Michael e raptar Sam, enquanto procura encetar uma fuga frenética que envolve roubar um carro, conseguir enganar a polícia, tiroteios, entre outros, enquanto Michael e Jesse (Coby Bell) procuram a todo o custo resgatar Sam e evitar que este último seja assassinado pela antiga agente.
Enquanto Michael e Jesse procuram desesperadamente encontrar Sam e Rebecca, Fiona continua a lidar com os vários perigos da prisão, com várias das prisioneiras a quererem tirar-lhe a vida e assim cumprirem as ordens dadas por alguém no interior da prisão. Tal como no episódio anterior, Fionna volta a confiar em Ayn (Zabryna Guevara) que pede um favor à irlandesa, em troca de conseguir incriminar as prisioneiras que tentaram assassinar Fiona.
“Under The Gun” coloca Michael Western na rota de uma velha conhecida, que parece também contar com os seus problemas pessoais com Anson, algo que promete ter desenvolvimentos nos próximos episódios, com Michael e companhia a estarem envolvidos no caso. O quarto episódio de “Burn Notice” voltou a não contar com a presença directa de Anson, mas sim com as consequências dos actos e das ordens cometidas por este, com Matt Nix e companhia a estarem a reservar o confronto entre Anson e Michael Western para uma fase mais avançada da temporada, enquanto aos poucos vão apresentando alguns desenvolvimentos na narrativa.
Ao invés de termos o habitual caso da semana para a “equipa Western” resolver, no quarto episódio da sexta temporada de “Burn Notice” encontrámos Michael e Jesse a efectuarem uma perseguição implacável a Rebecca, enquanto Sam exibiu a sua habilidade em lidar numa situação com reféns, e Rebecca revelou-se uma personagem que adicionou alguma emoção ao episódio.
A presença da personagem de Kristanna Loken não só permite voltar a relembrar as consequências dos acontecimentos ocorridos em “Fail Safe”, mas também refrescar um pouco a narrativa com mais uma personagem feminina forte, que revela ser bem mais ambígua do que inicialmente previsto. Esta é um bom exemplo de como Anson tece uma teia à sua volta, de forma a conseguir os seus objectivos, com Michael a ter notórias dificuldades em superar o antagonista, mesmo quando este actua nas sombras. A personagem de Loken rapta Sam Axe, algo que proporciona a Bruce Campbell poder ter mais relevância no enredo do episódio, e mostrar mais uma vez o grande à vontade que tem neste papel, ao mesmo tempo que o seu personagem mostra as suas habilidades e experiência em lídar em situações de grande intensidade emocional.
Se Sam teve de recorrer à sua experiência para lidar com Rebecca, já Michael e Jesse tiveram de desenvolver a perseguição à antagonista, enquanto procuravam a todo o custo manter Sam vivo. Quem continua a fazer todos os esforços para ficar viva é Fiona, que continua a não ter vida fácil na prisão. A decisão da equipa criativa de “Burn Notice” em colocar Fiona na prisão tem-se revelado acertada, com a personagem a ter um arco narrativo próprio, que permite a Gabrielle Anwar desenvolver mais a sua personagem e mostrar como esta consegue sobreviver fora da protecção de Michael e do grupo.
“Under the Gun” rompeu um pouco com a rotina do caso da semana em “Burn Notice”, com o episódio a focar-se não só no rapto de Sam Axe, mas também nas dificuldades de Fiona na prisão. A adição de Kristanna Loken permitiu refrescar um pouco narrativa, ao mesmo tempo desenvolver um pouco as ramificações dos acontecimentos ocorridos em “Fail Safe”. As cenas de Fiona na prisão voltaram a revelar-se emotivas, enquanto Michael, Sam e Jesse continuam a tentar fazer de tudo para tirar a irlandesa da prisão, embora Anson continue nas sombras a agir para contraria o desiderato da “equipa Western”, com Axe a ser raptado. “Under The Gun” continua a provar a vitalidade de “Burn Notice”, num episódio onde não faltou acção, drama, emoção e alguns momentos de bom humor, ou seja, os ingredientes típicos da série.

Classificação: 7

Sem comentários: