27 junho 2012

Fora de Tempo: Trecho de "Arma Mortífera 3"

A saga "Arma Mortífera" alcançou um sucesso bastante considerável junto do público, continuando a permanecer no imaginário colectivo de vários cinéfilos, embora vários anos tenham passado desde a estreia dos quatro filmes da saga.

No terceiro filme da saga, intitulado "Lethal Weapon 3" ("Arma Mortífera 3"), a dupla formada por Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover) revelava-se mais popular do que nunca, com o filme a alcançar o melhor resultado de bilheteira da saga, nomeadamente 321 milhões de dólares ao redor do Mundo (valores que ultrapassam e muito os 35 milhões do seu orçamento. Realizado por Richard Donner (o mesmo dos dois primeiros filmes da saga), através do argumento de Jeffrey Boam e Robert Mark Kaman, o filme contava com os regressos de Mel Gibson, Danny Glover e Joe Pesci, e a adição de Rene Russo.

O enredo de "Arma Mortífera 3" coloca Riggs (Mel Gibson) e Murtaugh (Danny Glover), em busca de um perigoso grupo de criminosos que encontra-se a traficar armas e a coloca-las nas ruas. Este grupo é liderado por Jack Travis (Stuart Wilson), um antigo tenente da polícia, que aproveita os seus conhecimentos na polícia para evadir-se de tudo e de todos. No entanto, Travis terá de lidar com a dupla carismática de polícias, que não parece estar na disposição de abrandar, mesmo que Murtaugh esteja cada vez mais próximo da reforma. A ajudar Riggs e Murtaugh encontra-se o ex-contabilista da Máfia Leo Getz (Joe Pesci), e Lorna Cole (Rene Russo), uma bela e destemida agente dos Serviços Internos.

No terceiro filme da saga, Richard Donner não inventa e obedece a uma estrutura pré-estabelecida, onde não faltam as cenas de acção intensas, perseguições emocionantes, momentos de algum drama familiar no seio da família de Murtaugh, muito humor, e dois protagonistas carismáticos que apresentam uma dinâmica capaz de conquistar o público.

Para o octogésimo oitavo post da rubrica "Fora de Tempo" decidi colocar um trecho de "Arma Mortífera 3", onde é possível vermos Riggs e Murtaugh numa frenética perseguição. Esta é uma das muitas cenas de acção do filme, um dos pontos fortes da saga, com Richard Donner a mostrar-se bastante competente neste quesito:

Sem comentários: