12 maio 2012

Entrevista a Sofia Reis sobre "Além de Ti"

A 3ª Edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, mais conhecido por FESTin, encontra-se a decorrer entre os dias 9 a 16 de Maio de 2012. Entre os filmes presentes em competição na secção de longas-metragens encontra-se "Além de Ti", um filme independente, escrito e realizado por João Marco.

Com o filme quase a estrear, o Rick´s Cinema teve a oportunidade de entrevistar on-line a actriz Sofia Reis ("Faminto"), uma das protagonistas do filme. Desde já aproveitamos para agradecer a disponibilidade da Sofia Reis em responder às nossas perguntas e aproveitamos para desejar os votos de maior sucesso para "Além de Ti".

Rick´s Cinema: Cara Sofia Reis, muito obrigada por ter concedido esta entrevista, é um prazer poder entrevistá-la. A Sofia Reis conta com uma carreira bastante interessante, onde constam curtas-metragens, longas-metragens e séries televisivas. Como surgiu a hipótese de integrar o elenco de “Além de Ti”?

Sofia Reis: O prazer é todo meu. Muito obrigada pelo convite. Eu conheci o João Marco pessoalmente nas filmagens da curta-metragem FAMINTO no ano passado, onde ele integrou também a equipa.
No entanto já conhecia antes o João porque já tínhamos falado pela net e ele já me tinha falado do seu projeto “Além de Ti” e já me tinha convidado para fazer a personagem Sofia.

Rick´s Cinema: O que cativou a sua atenção no projeto de João Marco?

O que me cativou logo no projeto do João, foi o facto de este ter um guião muito interessante e original, que permite explorar muito bem a densidade psicológica e emocional das personagens tornando-as atrativas para um ator as encarnar.

Rick´s Cinema: A Sofia Reis interpreta Sofia, a protagonista do filme. Pode falar-nos um pouco sobre a sua personagem?

Sofia Reis: A Sofia é a mulher de Tomás. Estão casados há 5 anos. É uma pessoa muito dependente do bem-estar da sua vida conjugal e vive em função do marido. É ela que o incentiva a perseguir o seu maior sonho que é ser pintor. No entanto, a sua força, a sua alegria e positividade começam gradualmente a ser comprometidas a partir do momento em que Tomás perde o seu emprego. As crises psicológicas e emocionais do marido contagiam-na e fazem com que as suas fragilidades venham ao de cima e a sua sanidade mental seja colocada em causa até chegar ao limite que se pode observar no início e final do filme.

Rick´s Cinema: Quais foram os maiores desafios que encontrou para interpretar Sofia?

Sofia Reis: Um dos maiores desafios foi conseguir viver a vida da personagem sobretudo na fase de desentendimento entre o casal. Em que passaram a ser dois estranhos e ela começa a perder a sua sanidade mental. Foi um trabalho de atriz muito enriquecedor mas também muito doloroso porque afetou-me muito em termos emocionais. Nunca tinha representado uma personagem tão densa em termos psicológicos no cinema. Foi um presente fazer este papel.

Rick´s Cinema: A relação entre Sofia e Tomás já conheceu melhores dias. Como define a relação deste casal?

Sofia Reis: A relação entre eles é excelente no início do filme. São muito unidos e a Sofia é como Tomás diz ao amigo Raul “o seu anjo da guarda”. No entanto, com as contrariedades da vida que não dependem deles, neste caso a perda do emprego de Tomás, vai despoletar um declínio gradual de cada um e consequentemente da sua relação como casal. Passam a ser dois estranhos debaixo do mesmo teto, que se procuram um ao outro mas que já não se conseguem reencontrar e ficarem novamente unidos.

Rick´s Cinema: Ao longo do filme contracena bastante com Mário Spencer. Como foi trabalhar com o Mário?

Sofia Reis: Eu não conhecia o Mário Spencer antes deste projeto, no entanto foi um excelente colega e ficámos amigos.

Rick´s Cinema: O que o público pode esperar de “Além de Ti”?

Sofia Reis: O público pode esperar ver um filme muito original, poético e humano.
Na minha opinião permite que cada espectador o interprete de forma diferente pois não “impinge” uma estrutura simples e linear como estamos habituados na maior parte dos filmes mais comerciais. Todo o desenvolvimento da maior parte da história do “Além de Ti” é a chave para justificar a cena inicial e a final, as cenas da tentativa de suicídio de Sofia.
E utiliza uma variedade de expressões artísticas, como a representação, a dança, as artes plásticas e a música como ingredientes para o todo.

Rick´s Cinema: Como foi trabalhar com o realizador João Marco? Espera voltar a repetir a parceria profissional no futuro?

Sofia Reis: Adorei trabalhar com o João Marco pois ele dá-nos uma liberdade imensa para explorarmos a personagem como quisermos, sem no entanto comprometer a sua visão final para o filme que para mim foi uma agradável surpresa. Superou as minhas expectativas. Ele é uma pessoa que aprecia as várias expressões artísticas e que as quer captar através da câmara. A escrita dele também é muito poética o que me cativou imenso logo no inicio quando li o guião. E claro que espero muito voltar a colaborar com ele e a sua recente criada produtora Fury n’ Dust.

Rick´s Cinema: “Além de Ti” é um exemplo de empreendedorismo e vontade. Sem apoios financeiros, João Marco conseguiu reunir toda uma equipa em volta de um projecto promissor. Como foi para si participar neste projecto? Foi uma boa experiência a juntar à sua carreira?

Sofia Reis: Para mim participar neste projeto foi primeiro que tudo um sonho realizado. Eu sempre quis participar como atriz numa longa-metragem com um papel mais relevante e em que pudesse finalmente pôr em prática tudo o que aprendi nos cursos de formação. As personagens que tinha feito até ao momento não me permitiram trabalhar tão profundamente e como eu queria, e o “Além de Ti” permitiu-me trabalhar uma personagem de forma completa. Para o João foi a sua primeira longa-metragem e para os restantes membros da equipa também foi de certeza um projeto que nunca mais esquecerão e que marcará as suas carreiras para sempre.

Rick´s Cinema: Como se sente por ver o filme a estrear no FESTin? Será o primeiro de muitos festivais por onde “Além de Ti” será exibido?

Sofia Reis: Para mim foi uma alegria imensa saber que o nosso filme tinha sido selecionado para um Festival de Cinema Nacional importante como é o FESTin. Apesar de saber que merecíamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho que foi muito grande e com muitos poucos apoios, o início desse reconhecimento para mim foi com esta selecção. O objetivo do João é concorrer a vários Festivais de Cinema Nacionais e Internacionais para mostrar o nosso trabalho ao mundo.

Rick´s Cinema: Ao ver a carreira da Sofia não deixei de reparar que conta com um vasto conjunto de curtas-metragens, longas-metragens e séries televisivas. Sempre sonhou ser actriz? O que a motiva nesta profissão?

Sofia Reis: Eu tenho perseguido este sonho desde pequena. Nem sempre fiz papeis com muita relevância, mas fui aprendendo com todas a experiências, mesmo com aquelas em que era apenas uma mera figurante.

Rick´s Cinema: Já conta com projectos para o futuro? Pode falar-nos um pouco sobre estes?

Sofia Reis: Eu tenho vários projetos, mas prefiro não falar sobre eles enquanto não se concretizarem mais e não estiverem numa fase de pré-produção mais avançada. Alguns deles ainda têm o guião a ser escrito. Estes serão para já curtas-metragens e longas-metragens. Tenho é pena de não fazer mais teatro, mas pode ser que um dia surja alguma oportunidade nessa área.

Rick´s Cinema: Sofia Reis, muito obrigado pela disponibilidade demonstrada para responder a estas perguntas. Foi um prazer poder entrevista-la. Votos de grande sucesso. 

Marquem nas vossas agendas, "Além de Ti" é exibido no dia 13 de Maio de 2012, às 16h00, no Cinema São Jorge, na Sala Manoel de Oliveira.

Sem comentários: