30 abril 2012

Sobre: "Raul Brandão era um grande escritor..." de João Canijo

Temos andado entretidos a escrever alguns posts sobre o Indie Lisboa, que se encontra neste momento a decorrer até 6 de Maio, e, como tal, achámos por bem mencionar algumas das curtas e longas metragens que irão passar no festival e que merecem alguma atenção. Este pequeno texto refere-se ao documentário de 33 minutos escrito e realizado por João Canijo ("Sangue do Meu Sangue") de seu nome "Raul Brandão era um grande escritor...".

Como o nome o indica, a película centra-se no escritor Raul Brandão, e foi produzida no âmbito do projecto de Capital Europeia da Cultura - Guimarães -, que tem como objectivo a elaboração de 10 filmes que abordem um ou outro pormenor desta histórica cidade.

Remoto o leitor, sem mais demoras, para o texto escrito por João Canijo sobre este seu pequeno e simpático documentário:

«Este filme é uma pesquisa sobre a falta de visão da realidade portuguesa e consequente confusão da memória. O exemplo de Raul Brandão servirá de paradigma ao que se consegue inscrever no branco confuso, psíquico e histórico, que os portugueses constroem e onde na generalidade nada deixa marcas.
Em Nespereira, Guimarães, onde Raul Brandão viveu, sobrevivem dois níveis de memória do escritor: a veneração da memória do génio esquecido, pelos seus descendentes, que não ultrapassa o âmbito do privado e do familiar; o desinteresse da população em geral, que confunde a importância de um grande escritor com a lembrança da senhora da casa rica onde se pedia esmola…
Raul Brandão só deixou uma marca confusa na população da Nespereira, mas neste caso nem a própria terra tinha uma memória para deixar. A freguesia da Nespereira não tem uma memória que a organize porque não existia enquanto aldeia, e continua a não existir enquanto povoação estruturada

Para mais informações sobre este influente artista, recomendamos a visita à página que a Infopédia lhe dedicou.

O filme irá passar na Culturgest no dia 1 de Maio, às 18h. Para verem o trailer da obra, bem como dois excertos da mesma, basta carregarem em mais informações



Trailer



Excertos



Sem comentários: