29 abril 2012

Sobre: "Outras Cartas ou o Amor Inventado" de Leonor Noivo

Um dos filmes portugueses que promete chamar à atenção no nona edição do Festival IndieLisboa 2012 é "Outras Cartas ou o Amor Inventado", realizado por Leonor Noivo ("Salitre"), através do argumento da própria.

O documentário "Outras Cartas ou o Amor Inventado" parte da obra literária "Novas Cartas Portuguesas", escrita em conjunto pelas Três Marias nos anos 70, como pretexto para um pequeno inventário cinematográfico, um documentário que cruza esse legado literário com diferentes situações, contextos e interlocutores; ligando material de arquivo do processo de tribunal (a que as autoras foram sujeitas quando o livro foi publicado) a uma procura muito pessoal e labiríntica sobre o amor.

Na programação do IndieLisboa, Leonor Noivo explica resumidamente que a pesquisa para o documentário nasceu "de uma circunstância ou curiosidade (...). Um processo ou um estudo, para encontrar a intangibilidade de um objecto que está sempre em movimento, que nunca se detém, em nenhuma vida, em nenhuma época. Não podemos falar sobre ele, apenas sobre o que ele faz. Sobre os seus efeitos. Já que este não tem absoluto alcance e as suas partes continuam espalhadas por aí, sem possibilidade de encaixe, sendo contudo comum a urgente necessidade de o compreender.

Para quem não conhece, Leonor Noivo conta já com alguns trabalhos cinematográficos, entre os quais "Graffitis" (1998), "Lucidez de Lúcia" (1998), "Macau Aparte" (2001), "Salitre" (2005), entre outros que merecem toda a nossa atenção. "Outras Cartas ou o Amor Inventado" é o seu mais recente projecto, que promete cativar o público nacional. 

"Outras Cartas ou o Amor Inventado" será exibido em três sessões no IndieLisboa 2012. A primeira sessão será já no próximo dia 30 de Abril de 2012, pelas 16h45, no Cinema Londres 1. A segunda sessão será no dia 1 de Maio, pelas 18h no Grande Auditório da Culturgest. A terceira e última sessão será no cinema Londres 2, no dia 2 de Maio, às 18h45.

Sem comentários: