26 abril 2012

Projecto de Lars von Trier, "The Nymphomaniac", poderá ter duas partes; colaboração com Scorcese ainda é uma possibilidade

Foram divulgados novos pormenores sobre o próximo projecto de Lars von Trier, o provavelmente chocante "The Nymphomaniac". Soube-se, no ano passado, que o projecto ia centrar-se na vida sexual de uma mulher, desde o seu nascimento até aos cinquenta anos, e que vai ter duas versões, uma mais leve e outra sem cortes e com muito sexo. Foi divulgado ainda que Charlotte Gainsbourg e Stellan Skarsgård irão protagonizar a longa metragem.

As notícias mais recentes foram divulgadas aquando de uma entrevista do produtor Peter Aalbæk Jensen ao Screen Daily, que mencionou que «estão a ser feitos dois filmes. É uma operação em grande. Eu, pessoalmente, espero que estejam prontos para Cannes, no próximo ano. Vamos filmá-los aos dois e editá-los - e queremos finalizá-los ao mesmo tempo.» O produtor mencionou ainda que a primeira parte irá focar-se na infância e adolescência da personagem principal do filme, enquanto a segunda irá focar-se na idade adulta da mesma.

Jensen confirmou ainda que estão a ser feitas duas versões de ambos os filmes: «Vamos, provavelmente, turvar as partes centrais do corpo humano para o lançamento mundial do filme e devemos fazer uma versão não editada para passar talvez em Cannes

De acordo com o cronograma do projecto, o filme será filmado na Alemanha neste verão e continuado, numa fase posterior, em 2013, no sul de França. Relativamente à aceitação do filme em Cannes onde, recorde-se, o cineasta foi declarado persona non grata no ano passado, devido às suas infelizes declarações, Jenson mencionou que acredita que o filme será recebido no festival: «temos alguns grandes nomes neste filme, o que prova que, apesar das suas estranhas declarações em Cannes no ano passado, o seu valor para os actores que trabalham com ele está melhor do que nunca».

Por fim, Jenson referiu que a parceria entre Martin Scorsese e Lars von Trier que fora anunciada no ano passado poderá mesmo acontecer. Antes de mais, no entanto, um contexto: em 2003, Lars von Trier elaborou um documentário intitulado "De fem benspænd" (em inglês "The Five Obstructions"), no qual desafiou Jørgen Leth, um dos seus realizadores favoritos de sempre, a fazer cinco remakes de "Det perfekte menneske", filme realizado pelo último em 1967, em que cada versão seria orientada por uma condição (ou obstrução) diferente. No ano passado, foi mencionado que o mesmo iria suceder-se, desta vez com Martin Scorcese, relativamente a um dos seus filmes mais antigos.

Aparentemente, de acordo com Jensen, «eles estão os dois a falar um com o outro, o Lars e o Scorsese», pelo que este projecto poderá perfeitamente ser concretizado.

Sem comentários: